TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Clássica

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

Teoria Geral da Administração

Cuiabá, MT

2014[pic 3]

Teoria Geral da Administração

      Trabalho realizado ao programa de graduação em Administração da universidade ................................- artigo desenvolvido durante uma pesquisa. Como parte da avaliação referente ao 2°semestre.

       Prof:

Cuiabá, MT

2014[pic 4][pic 5]

Sumário[pic 6]

Introdução        

Evolução da escola clássica        

Estrutura das grandes Organizações        

Planejamento Estratégico e estrutura        

Descentralização        

Alfred Sloa        

Princípios de Organização        

Implantação da estrutura        

Políticas de Produtos        

Teoria e Prática da Estrutura Organizacional        

Mooney e Relley        

Gulick e Urwick        

Graicunas        

Estruturas Organizacionais no terceiro Milênio        

Enxugamento        

Redes        

Estruturas Matriciais        

Bibliografia        

Introdução

Evolução da escola clássica

Este trabalho temos como objetivo passar o estudo teórico, ou seja o pouco que podemos aprender sobre os conceitos visto.Analisando a influencia dos grandes criadores e incentivadores,com intuito de alcançar e manter os objetivos previstos.Estarão sendo apresentados as considerações dos personagens mais importantes seguida dos estudo e suas origens e fundamentos.Será abordada:

  • Grandes estruturas: Daniel McCallum, Harrington Emerson, Pierre du Pont.
  • Planejamento estrategico, descentralização – Alfred Sloan.
  • Principios de organização, implantação da estrutura, politica de produtos,Reformulação.
  • Teoria e Prática da estrutura organizacional – Mooney e Reiley, Gulick e Urwick, Graicunas.
  • Estruturas organizacionais no terceiro milênio, enxugamento,Redes.
  • Estruturas matriciais, Empresas orientadas para projetos.

Estrutura das grandes Organizações

A medida que o século XX foi avançando as grandes empresas começaram a se destacar ficando evidente a necessidade de um sistema de conhecimentos e técnicas para administrar.As grandes organizações no século XX se destacaram na eficiência,nos recursos,matéria-prima e também em grandes  estruturas,que foram desenvolvidas por incentivadores e criadores.Dentre os incentivadores e criadores estão:Daniel McCallum,Harrington Emerson,Pierre Du Ponte e Alfred Sloan.

McCallum - (1815-1878),era escocês,emigrou para os Estados Unidos onde tornou-se diretor geral de uma ferrovia.Em meados do século XX desenhou o primeiro organograma onde o critério usado foi o de departamentalização."Que atribui a cada chefe de território a responsabilidade,autoridade sobre determinado num. de empregados,e cada chefe fazia a cada semana relatórios sobre o desempenho dos funcionários e repassava a alta administração que por sua vez definia o que deveria se feito.

[pic 7]

Neste Gráfico damos exemplo do organograma usado no Quartel,Onde o General comanda os coronéis,os Coronéis comanda os Capitão,os Capitão comanda os sargentos e os Sargentos Comanda os Soldados.

Harrington Emerson.- (1873-1931),foi um dos responsável pela transição da Administração Cientifica para administração Geral.

Em sua carreira profissional,fundou a primeira empresa de consultoria em administração,que prestava serviço de eficiência ao seus clientes. Emerson acreditava que as vantagens da abundancia de recursos naturais eram perdidas por causa da ineficiência e do desperdício.Por meio das maquinas, materiais, e esforços humanos poderiam ser direcionados para aumentar a eficiência e reduzir o desperdício.Emerson foi admirador dos esforços organizacionais do general Von Moltke que tinha desenvolvido o conceito de estado maior que transformou o exército prussiano em uma grande maquina de guerra,para ele cada empreendimentos militares deveria ser estudado minuciosamente por um especialista que formavam uma grande assessoria.Segundo Emerson,cada empresa deveria ter um chefe de assessoria comandando 4 grupos:

  • 1º Pessoal (recursos humanos)
  • 2º Estruturas(maquinas e etc.)
  • 3º Materiais ( suprimentos e etc.)
  • 4º Métodos ( documentação e contabilidade.)

Pierre Du Ponte - criou técnicas de Administração no ramo de finanças e operações em duas grandes Organizações:Du Ponte e General Motors Du Ponte era uma empresa fabricante de pólvoras que teve um regime de administração familiar Pierre foi um dos 3 primos que compraram a empresa,em 1902 ocupou o cargo de tesoureiro ate 1915,dai então tornou-se presidente da empresa,e com sua boa administração a empresa Du Pont comprou muitas outras fabricas do mesmo ramo e expandiu seus negócios para química. conduzia a ampliação,modernização e diversificação da companhia.Pierre criou uma estrutura organizacional hierárquica e centralizada,desenvolveu técnicas de contabilidade e previsão de mercado,e adotou estratégicas de diversificação e investiu em pesquisas e desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (76.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com