TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Brássicas São Originária da Costa Ocidental da Região Europeia

Por:   •  9/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

 As brássicas são originária da costa ocidental da região europeia. É uma planta cuja descrição se torna difícil, já que as diversas variedades são bastante diferentes em termos morfológicos. É uma planta cuja descrição se torna difícil, já que as diversas variedades são bastante diferentes em termos morfológicos.

 Os aspectos botânicos dessas plantas são por exemplo o caule ereto, podendo ser curto, como no repolho, ou longo, como na couve-galega, as folhas da base podem diferir das folhas terminais: as basilares podem ser liradopenatipartidas, as folhas superiores podem ser oblongas, onduladas, denteadas, formando, ou não, uma "cabeça" de folhas apertadas, antes da floração. As folhas são geralmente verdes, grossas, não chegando a ser carnudas. Ao longo do caule (também chamado de talo) podem formar-se pequenos ramos ou gemas, como na couve-galega, ou na couve-de-bruxelas

 As hortaliças brássicas, apesar do nome não tradicional, estão mais presentes no nosso dia a dia do que imaginamos. Couve-flor, repolho, brócolis, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, mostarda, nabo, rabanete, rúcula, colza, canola. São as mais conhecidas e que mais se vê nas mesas dos brasileiros.

 Esses vegetais são celebrados na culinária moderna e são compostos por espécies de Brassica. Eles se originaram na costa do Mediterrâneo, onde foram cultivados e selecionados artificialmente há séculos. Durante o processo de migração dos europeus, eles se tornaram internacionalistas, o que teve importante significado econômico em diferentes continentes. Embora geralmente apareçam na mesa brasileira, principalmente no verão, os desafios e oportunidades que o mercado de latão enfrenta são enormes.

 Obviamente, a Brassica vem de regiões de clima temperado e é uma cultura sensível a altas temperaturas e chuvas, que podem causar problemas de quarentena e distúrbios fisiológicos. O desempenho produtivo desta espécie, principalmente em temperaturas acima de 25ºC e alta umidade, pode ser afetado por doenças, pragas e defeitos fisiológicos. Com isso, na área de produção, a planta nesse período apresentava preços elevados e oscilações nas vendas. Na geladeira ou em temperatura ambiente, os consumidores se deparam com produtos menores em tamanho, mais leves em peso, mais claros na cor, botões de flores maiores, folhas soltas ou abertas e menos armazenamento.

 Diversos estudos na área de biotecnologia, como a aplicação de melhoramento genético, têm sido utilizados para desenvolver variedades adaptadas às condições de crescimento tropical e principalmente aos níveis de enzimas antioxidantes, atingindo 2 a 3 vezes o teor das variedades disponíveis no mercado. As técnicas de manejo necessárias para lidar com essas adversidades são complementares aos esforços de melhoramento genético que visam melhorar a produtividade, a qualidade e o lucro das safras.

 A utilização de insumos e estruturas que auxiliem na melhoria ou adaptação ao meio ambiente deixou de ser uma tendência e evidencia mudanças no nível das técnicas de cultivo de hortaliças, refletindo a demanda do mercado e as recentes mudanças climáticas locais. O plantio de conservação é talvez a tecnologia mais promissora neste campo. Com o aumento da área protegida, as brássicas certamente passarão a fazer parte das espécies produzidas neste ambiente, mesmo que ocupem uma área em todas as plantas importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (23.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com