TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA E ÉTICA QUESTOES E TEMAS PARA DISCUSSAO

Por:   •  16/10/2022  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

AD1 – FILOSOFIA E ÉTICA

QUESTOES E TEMAS PARA DISCUSSAO

1. Como podemos entender a rela9ao entre o pensamento de Platao e o de seu mestre Socrates?

Resp: O filósofo Platão retoma as idéias de Sócrates e em algumas se encontram em conflitos. Ele acredita que existiria outro mundo, para além do sensível, onde abrigaria as formas e essas seria a "origem" de todos os nossos conhecimentos verdadeiros. Teoria essa, completamente incompatível como Sócrates enxergava o conhecimento, que era algo construído pela superação da dúvida. A partir dos ensinamentos de Sócrates, Platão fez deles uma interpretação própria.

 3.        Como se pode interpretar o sentido e a importância da doutrina da reminiscência?

Resp: Para Platão, a reminiscência é a verdade vista pela alma no momento de sua morte, ou desencarnação, momento onde a alma toma esta.

5.        Qual o papel da teoria das ideias no pensamento de Platao?

Resp: Para Platão há uma realidade autônoma por trás do mundo dos sentidos. Esta realidade ele chamou de mundo das idéias.    Onde estão as “imagens padrão", estas são primordiais, eternas e imutáveis, que as encontramos na natureza. Nas teorias platônicas, a realidade se divide em duas  partes, onde a primeira é  o mundo dos sentidos, do qual não  podemos ter senão um  conhecimento aproximado ou imperfeito, já que para tanto fazem os uso de nossos cinco sentidos. Já na segunda parte encontramos o mundo das idéias, onde podemos chegar a ter um conhecimento seguro, pois se baseia no uso da razão. Este mundo das idéias não pode ser conhecido através dos sentidos. No entanto as idéias são eternas e imutáveis. A partir dos ensinamentos de Sócrates, Platão também queria encontrar algo de eterno e de imutável em meio a todas as mudanças, o que o levou a identificar às idéias perfeitas, que estão acima do mundo sensorial. 

 9.        Por que o prisioneiro deve voltar à caverna?

Resp: Pois tinha a vontade de passar a verdade sobre o mundo externo para seus amigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (144.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com