TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TBA QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

Dissertações: TBA QUESTÕES PARA DISCUSSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES DE DISCUSSÃO DE TBA PARA DISCUSSÃO

1- Pode-se definir organização como a função da administração que distribui tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde se devem tomar decisões. Em outras palavras, a organização é a etapa do processo de administração que agrupa e estrutura os recursos organizacionais e estabelece os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros de forma a permitir que se alcancem os objetivos estabelecidos de modo eficiente.

A estrutura organizacional é o resultado final do processo de organização. Refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos. Essa estrutura especifica os papéis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros.

As estruturas organizacionais basicamente tentam minimizar ou controlar a influência das variações individuais sobre a organização, bem como minimizar as consequências indesejáveis da divisão do trabalho – pressuposto inerente à existência das organizações.

Representação gráfica da estrutura de uma organização, o organograma mostra as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando também como eles se relacionam. Cada retângulo de um organograma representa a forma de dividir o trabalho e os critérios de departamentalização usados pela organização. Esses retângulos são dispostos em níveis que representam a hierarquia da organização. As linhas que ligam os retângulos referem-se à distribuição de autoridade ou à cadeia de comando, indicando quem está subordinado a quem.

5- A centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões. Centralização significa que a autoridade, para tomar decisões, está centrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando. Por outro lado a descentralização significa que a autoridade, para tomar decisões, é distribuída pelos níveis inferiores da organização. Nenhuma organização funcionaria com eficácia se todas as decisões fossem centralizadas em poucas pessoas, da mesma forma que não funcionaria se todas decisões fossem tomadas pelos níveis hierárquicos que executam essas decisões.

Tamanho: Pesquisas que relacionam o tamanho da organização e o grau de centralização são contraditórias. De forma geral, à medida que a organização aumenta seu tamanho, crescem seus problemas de supervisão, aumentam os níveis hierárquicos, bem como o número e a complexidade das decisões. Entretanto, o tamanho exerce pressão conflitante, porque à medida que o tamanho aumenta a importância das decisões gerenciais – o que desestimula sua delegação -, aumentam as responsabilidades dos administradores, exercendo pressão para que algumas delas sejam delegadas. Outras pesquisas têm demonstrado que o aumento do uso das normas. Isso leva à descentralização da tomada de decisões, mas não à perda do controle pela organização.

Ambiente externo: A influência do ambiente no grau de centralização também não é linear. Um ambiente externo caracterizado por alto grau de estabilidade pode levar à centralização por ser compatível com o caráter rotineiro das tarefas de dada organização. O maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com