TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  4/5/2019  •  Bibliografia  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 HISTORICO

A conformação dos metais é uma das mais antigas.Os primeiros apontamentos registrados descrevem o simples forjamento de ouro e cobre, em variadas regiões do Oriente médio por volta de 8000 Ac.

Após o aparecimento do cobre que foi por volta de 4000 aC, surgiu a purificação dos metais através de produtos químicos. Na idade do cobre constatou-se que ao martrlar o material a ser produzido aumentava sua resistência oque conhecemos hoje como encruamento.

A procura por resistência mecânica estimulou pesquisas pra ligas mais resistentes até alcançar a idade do ferro que pode ser dada em 1200 aC seguida pelo bronze em 1300 aC por falta de métodos de elevar as temperatura necesserias para derreter e para refinar o minério do ferro neste período todo o trabalho era feito a mão.

Há substituição do trabalho braçal aconteceu no começo da revolução Industrial.Já nos dias atuais tem todo o processo de forjamento atualizado e peças fabricadas através de maquinarios especificas para o processo de forjamento que tem a capacidade de produzir peças variadas.

4.2 FORJAMENTO

Forjamento é um processo de conformação no qual modificam-se a geometria, as dimensões e as propriedades mecânicas de um corpo metálico pela ação de tensões compressivas diretas.

A ação das matrizes se dá mediante a aplicação de golpes rápidos e repetidos (martelos de queda livre ou acionados) ou pela aplicação lenta de intenso esforço compressivo (prensas hidráulicas, excêntricas e de parafuso). (Machado, 2009 p 41.)

Tem-se por principais características nas matrizes:

FORJAMENTO LIVRE (MATRIZ ABERTA)

• Formas simples e regulares.

• Baixa produtividade

• Peças de grandes dimensões

• Normalmente realizados com martelos ,apesar de operações de desgastes de lingotes devam ser feitas em presas hidráulicas

FORJAMENTO EM MATRIZ FECHADA

• Peças de geometria mais complexas.

• Auta produtividade.

• Melhor qualidade dimensional.

• Maior homogionidade estrutural

• Processo realizado em prensas mecânicas, apesar das mais simples possam ser forjadas a martelo.

segundo a DIN 8583 Forjamento livre ou matriz aberta é conformar por pressão com ferramentas que se movimentam umas contra as outras e que não contêm a forma da peça ou somente a contêm em parte.

A moldagem livre é apropriada para a confecção de peças de tamanhos diversos,que devem receber formas simples e lisas com superfícies planas ou uniformemente redondas. Para o forjamento de peças pesadas de um tamanho da ordem de 100 toneladas a moldagem livre é a única possibilidade de fabricação. O forjamento livre pode ser realizado com o auxílio da força muscular, quando então é denominado forjamento livre manual, ou com o auxílio,das prensas ou máquinas deforjar, neste caso recebe a denominação de forjamento livre a máquina. Tanto numa situação quanto outra, o formato da peça, assim como suas dimensões são obtidas pela habilidade do forjador em manipular as máquinas e as ferramentas, sendo portanto uma operação a ser realizada por profissional especializado.

No forjamento em matriz fechada, o material é deformado entre duas metades de matrizes que fornecem a forma desejada a peça. A deformação ocorre sob alta pressão em uma cavidade fechada e assim, pode-se obter peças forjadas com tolerâncias dimensionais mais estreitas. Para o emprego deste tipo de forjamento, exige-se que se tenha uma alta produção para justificar o custo elevado. É importante utilizar material suficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com