TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  11/6/2019  •  Monografia  •  7.138 Palavras (29 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 29

COLEGIO PADRE CARMELO PERRONE - EFMP

        

FRANCIELLY OLIBONI DO NASCIMENTO

FRANCISMARA OLIBONI

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Cascavel – PR

2018

FRANCIELLY OLIBONI DO NASCIMETO

FRANCISMARA OLIBONI

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Trabalho de fundamentação teórica,  como parte dos requisitos necessários à obtenção da nota do segundo semestre na disciplina de Projeto e análise .

Disciplina: Projeto e análise

Professor: Anísio Bello

Cascavel - Pr

2018

2.1 ADMINISTRAÇÃO

Compreendemos administração como o meio pelo qual a organização se desenvolve, ela utiliza diversos princípios para obter os resultados desejados.

Waldo apud Cury (1994, p. 23) “administração é um tipo de esforço humano cooperativo que possui um alto grau de racionalidade”.

Maximiano (2010, p.12) diz que: “Administração significa em primeiro lugar ação. A administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança (e outros processos da gestão de pessoas), execução e controle”.

Na visão de Chiavenato (2001, p. 9) “A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa a realização de uma função abaixo do comando de outrem, isto é, a prestação de um serviço a alguém”.

2.2. ANÁLISE DE MERCADO

A análise de mercado fornece uma visão detalhada do ambiente que a empresa atuará, simplificando a visão de seus clientes, concorrentes e fornecedores, para que seu desempenho seja destaque no ramo em que atua.

 Para Clemente (1998, p. 69) “Estudo de mercado é o conjunto de atividades orientadas para antever as vendas e os preços de certo produto com a finalidade de estimar as receitas futuras”.

Kotler apud Cobra (2009, p.122) “No passado o mercado era constituído de um espaço físico no qual os compradores e vendedores se reuniram para trocar mercadorias por dinheiro. Atualmente, os economistas descrevem um mercado como um conjunto de compradores e vendedores que negociam determinado, pela televisão interativa…’’.

Na visão de Chiavenato (2012, p. 87) “A palavra mercado pode ainda ser utilizada para definir um tipo específico de consumidor ou de fornecedor, independentemente de local físico [...]”.

2.2.1 Clientes

Clientes vem do latim cliens, o termo cliente permite fazer alusão à pessoa que tem acesso a um produto ou serviço mediante pagamento. Dependendo do contexto, a palavra cliente pode ser usada como sinônimo de comprador (a pessoa que compra o produto), utilizador (a pessoa que utiliza o serviço) ou consumidor (quem consome um produto ou serviço).

Citando o artigo 2° do Código de Defesa do Consumidor “consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”.

De acordo Cobra (2009, p. 23) “É importante descobrir o que cada cliente busca em um produto ou serviço, ou seja, o que tem valor para o cliente. A necessidade do cliente deve ser vista do ponto de vista do cliente e não da óptica do fornecedor”.

Para Chiavenato (2012, p. 233) “A principal razão de ser de qualquer empreendimento empresarial é o cliente. É ele quem define se o negócio será bem-sucedido ou não e também determina o grau de sucesso de qualquer negócio”.

Na visão de Kotler (2003, p. 25)

“vivemos hoje na era da economia do cliente, em que o cliente é o rei […]. As empresas precisam evoluir do foco na fabricação de produtos para o foco na conquista e retenção de clientes. Em outras palavras as empresas devem acordar para o fato de que têm um novo chefe – o cliente”.

 

2.2.2 Concorrentes

Os concorrentes são organizações que atuam oferecendo os produtos ou serviços iguais ou semelhantes.

Segundo Cobra (2009, p. 124) “como a segmentação de mercado faz parte de uma estratégia competitiva é de vital importância realizar uma análise da recorrência com a finalidade de identificar onde é possível incrementar a participação de mercado, reduzir custos, melhorar o desempenho de estoques de cada linha de produtos, objetivando ampliar vantagens em cada segmento’’.

De acordo com Kotler e Keller (2006, p. 340) “Pela abordagem de mercado, concorrentes são empresas que atendem às mesmas necessidades dos clientes. […] O conceito de competição no mercado abre um amplo leque de concorrentes reais e potenciais’’.

“A concorrência é um importante fator a considerar. Além da concorrência de produtos, existe a concorrência à nível de empresa. A abertura de muitos concorrentes pode determinar a retirada de algum varejista menos preparado em determinada área de atuação’’. (LAS CASAS, 2009, p. 22)

2.2.3 Fornecedores

É a partir da relação com fornecedores que a empresa realiza a compra de novas mercadorias a serem vendidas, e/ou de materiais para os serviços serem executados.

Segundo Cobra (2013, p. 71) fornecedores “São fontes importantes de informações sobre o mercado de empresa em geral e sobretudo sobre sua concorrência”.

Na visão de Kotler (2003, p. 81)

“Os profissionais de marketing deve interessar-se pelos fornecedores em vez de apenas pelos distribuidores e revendedores. Um dos motivos é certificar-se de que o pessoal de compras da empresa adquire suprimentos de qualidade, a fim de oferecer o nível de qualidade prometido aos clientes-alvo”.

“Para cada segmento de mercado devem ser estabelecidas metas de vendas de produtos e de serviços, […]. Para tanto, o fornecimento deve ser contínuo para que as vendas não sejam perdidas”. (COBRA, 2009, p. 125)

2.3. PLANO DE MARKETING

Um plano de marketing é um documento que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos da empresa. É o plano de marketing que ajudará os profissionais a decidirem o que a empresa poderá fazer no futuro.

Para cobra (2009, p. 44). “Toda estratégia de marketing precisa apresentar programas detalhados de ação, recursos a serem alocados por área de atividade e região, e deve conter indicadores de desempenho a serem alcançados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.8 Kb)   pdf (220.1 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com