TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  25/11/2019  •  Artigo  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 5

Planejamento Estratégico

 Francisco Adriel Rodrigues¹

José Ignácio Albuquerque²

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Planejar significa prever ou antecipar algo que ainda não aconteceu, ou seja, antecipar objetivos que se quer alcançar. Pode-se dizer que o planejamento requer uma resposta para alguns questionamentos como: “Onde estamos agora? Para onde queremos ir?”.  Dentro desta ampla área do planejamento organizacional temos o chamado planejamento estratégico. Este por sua vez, pode mostrar um caminho para que a empresa tenha a ganhar o seu  tão esperado sucesso desejado em seus planos. O planejamento  existe inúmeros fatores a serem observados, mas alguns devem ter uma observação maior como por exemplo a otimização do tempo, pois ele é o mais importante . Segundo MICHAEL PORTER: “Sem um planejamento estratégico competente, ninguém sobreviverá nesses tempos globalizados”.

Um dos propósitos do planejamento é  adquirir medidas de ajustes das atitudes em relação ao seu plano, aumentando a probabilidade de que a empresa esteja preparada   no momento oportuno. KOTLER (1993, p168) fala que o planejamento estratégico encoraja a empresa a pensar sistematicamente no futuro e a melhorar as interações entre os executivos da empresa, fazendo com que eles tenham  uma obrigação de definir seus melhores objetivos e politica, proporcionando uma melhor coordenação dos esforços da empresa  e proporcionar padrões de desempenho mais fáceis de controlar. Ainda segundo Kotler (1998, p. 62), o planejamento estratégico é um processo de gerenciamento que procura desenvolver e manter uma direção estratégica, alinhando as metas e os recursos da organização e, assim, preparando-a para as mais diversas oportunidades de mercado.

Nas palavras de Oliveira, temos a seguir que

              O planejamento estratégico em sua elaboração possui três dimensões operacionais: o delineamento, a elaboração e a implementação. O delineamento compreende a estrutura metodológica do processo,  bem como o profissional que ira auxiliar na elaboração, podendo ser um consultor ou executivo da empresa. A elaboração fica com a obrigação de identificar as oportunidades e as ameaças do ambiente, avaliar os pontos fortes e fracos e sua capacidade de retirar vantagens das oportunidades, explicitar os objetivos e as metas a serem alcançadas e também desenvolver maneiras para a retaliação das estratégias. Enquanto que a implementação envolverá os assuntos organizacionais, o sistema de informação, orçamentário, sistemas de incentivos, o treinamento e liderança necessária para desenvolver o processo e colocá-lo em prática. (OLIVEIRA; 2009; p. 39)

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Um dos métodos que podem  ser  utilizados  no planejamento de uma empresa é  um método chamado  de análise de Swot. Ela por sua vez foi creditada por Albert Humphrey que foi o líder de pesquisa na universidade de Stanford na década de 1960 e 1970. O termo SWOT e uma sigla inglesa e é um acrônimo de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. E por esse motivo é também conhecida no Brasil por FOFA. A ferramenta, pode ser aplicada por empresas de pequeno, médio  e grande porte devido a facilidade e praticidade de aplicação. Ela também é  uma metodologia que pode ser usada no processo de tomada de decisão.

[pic 1]

http://www.blog.sigecloud.com.br\analise-swot-em-4-passos\matriz-swot\

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A analise Swot pode ser aplicada para a tomada de decisões dentro de uma empresa ao nível de poder, maximizando as oportunidades do ambiente em torno  dos pontos fortes e fracos. Além disso ela se complementa como um quadro onde ajuda a identificar qual impacto que os fatores podem ter nos negócios, seja ele elevado, médio e fraco e também identificar a que tendência futura estes fatores tem em relação ao negocio, seja para melhorar, manter ou piorar.

Ela foi criada em formato de matriz para que seja elaborada e lida de forma mais intuitiva e para que siga certas regras de fáceis aplicações como: ambiente interno e externo.

O ambiente interno é dado pela as forças e fraquezas. Ele pode ser controlado  pelos dirigentes da empresa  da empresa que não e muito fácil de ser entendida, desde que seu resultado estratégico seja definido pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, se for reconhecido um ponto forte, o mesmo deve ser destacado ao máximo e quando for encontrado um ponto fraco, a organização deve agir para controlar seu efeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com