TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundamentação Teórica

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentação Teórica

  1. A Visão Organizacional

  1. Introdução

As ambições de uma organização, o que ela vislumbra e pretende dentro de um determinado período, é definido como Visão Organizacional. Pode-se dizer que esta vem no intuito de dar diretrizes comuns à todos os esforços.

1.2 A visão departamental: conceitos e problemas

        

Atualmente a maioria das empresas estão organizadas em departamentos, grupos verticais, agrupados por semelhanças nas atividades realizadas (ex. marketing, finanças). Diante desta subdivisão, é cada vez mais comum que a visão seja também designada dentro destes e estabelecida individualmente, esta definida como Visão Departamental. Nesse novo modelo, Integração Vertical, cada departamento passa a ter seu próprio gestor, metas e medidas. Como desvantagem em adotá-lo, podemos citar que este impossibilita uma comunicação efetiva entre as plataformas, e toda decisão que envolva mais de um departamento torna-se burocrática e demorada, o que aumenta a possibilidade de distorção da comunicação além de que, existe ao fato de cada departamento basear sua decisões/ações em que o mais favoreça, não considerando o suprimento das necessidades,  e tão pouco a satisfação  do cliente, maior objetivo de qualquer  Organização . Em um ambiente externo cada vez mais globalizado e competitivo, este modelo pode ser considerado inadequado.

  1. A Visão Organizacional sob a Ótica de Processos

2.1. Conceitos básicos da visão por processos

Em contrapartida a visão vertical, existe uma maneira diferente de gerenciar a organização, onde finalmente são considerados os clientes: A visão processual (horizontal).

        Sob essa nova perspectiva, a organização é considerada como o todo, permitindo uma maior inter-relação da cadeia por meio do conceito de processo.

  • O que é um processo

Segundo Harrington “processo é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo. Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos”. È deste autor também a subdivisão dos processos existentes dentro da organização em Processo Produtivo e Processo e Empresarial.

[pic 1]

Figura 01 – Sequência básica de um processo

O que é um processo produtivo e um processo empresarial

  • Processo Produtivo: Qualquer processo que entra em contato físico com o produto ou serviço que será oferecido ao cliente externo considerando até o processo de envase (Não inclui os processos de transporte e distribuição).

  • Processo Empresarial: Geram serviço e / ou dão apoio aos processos produtivos (por exemplo processos de atendimento de pedido, de folha de pagamento). Um processo empresarial consiste num grupo de tarefas interligadas que fazem uso de recursos da organização, para gerar resultados definidos, em apoio aos objetivos da organização.
  • Vantagens da visão por processos

Visualizar a organização como um conjunto de processos ameniza as consequências de um crescimento desenfreado e ordena as operações, permitindo um maior controle e a integração entre todas as plataformas o que origina vantagens competitivas entre as quais podemos citar: tempos menores de resposta, antecipação das solicitações / exigências do mercado, visão sistêmica da organização em suma, busca pela melhoria contínua.

  • Elementos de um processo e características de processos bem definidos

Entretanto, é importante destacar que para um bom funcionamento dos processos, alguns elementos são fundamentais e é de suma importância que este sejam claros e bem definidos. Podemos compreender que para isso o mesmo deve responder / ser baseado na a definição dos 5W e 1H :

• Why?: por que o processo é necessário e quais são seus objetivos?

• What?: o que deve ser feito?

• Who?: quem participa do processo e com que autoridade e/ou responsabilidade?

• Where?: onde o processo é realizado?

• When?: quando o processo ocorre?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com