TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundamentação Teórica

Por:   •  22/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO OU CIÊNCIAS CONTÁBEIS 

Um


2


3

Agradecimentos

Queremos agradecer primeiramente a Deus por ter nos dado capacidade suficiente para realização desse trabalho. Agradecemos também a Ele por sempre nos guiar em nossa jornada acadêmica.

         Também agradecemos a empresa RIACHUELLO por ter nos recebido tão bem e por se dispor a nos ajudar fornecendo seus dados e nos permitindo estar em sua rotina administrativa por algumas horas.

        Agradecemos ao professor Leandro Somma da Silva pela suas orientações ao trabalho e por sua paciência e disponibilidade de nos ajudar.

        Essa é uma obra coletiva que não só no futuro mas como no presente, já produz frutos de gratificante aprendizado.


4

Lista de gráficos e figuras


5

Sumário


6

Introdução


7

1 Fundamentação Teórica

  1. Organizando as organizações

A palavra “Organização” por si só auto se explica, porém pode ter vários significados. Segundo um dos dicionários mais conceituados da nossa língua, o Houaiss (2009), encontraremos pelo menos quatro sentidos para essa palavra, discorreremos sobre eles estudando e observando o conceito desse item.

Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

Por, todavia, é importante considerar também organização, como uma das funções administrativas, com o propósito de alcançar objetivos previamente definidos, com maior eficiência no trabalho e de forma ordenada. Em seus princípios gerais, tem as seguintes funções (PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Podemos entender melhor, se tomarmos como exemplo uma família: Ela e a organização, são pessoas que estão unidas, juntas e que lutam pela sobrevivência, mantendo o amor e o respeito entre eles. Na administração desta organização cabe a pessoa que defini os recursos que serão utilizados, para que eles obtenham uma melhor qualidade de vida.

1.1.2 Organização como empresa

Desde o século XX os princípios da administração foram enfocados em objetivos sociais, deixando de lado a engenharia ou lucro para se trabalhar mais com a necessidade do homem, seu espaço, seu emocional e sua satisfação pessoal ligada a profissional. Podemos ver a teoria administrativa em dois momentos: A administração neoclássica e a contemporânea.

A administração neoclássica e cientifica, surgida no século XX, tendo Henri Fayol (1841-1925) como fundador da Teoria Clássica e Frederick Winslow Taylor (1856-1915) como fundador da administração, tinha como base das suas pesquisas os operários, usando a racionalização do trabalho como ponto de partida dando ênfase ao bem-estar dos mesmos. Nos semestres a seguir veremos mais a fundo como Taylor e Fayol realizavam suas pesquisas.

8

A administração contemporânea baseia-se nos princípios da clássica, seja como ponto de partida ou como crítica para tentar uma posição diferente, temos como exemplo os princípios: Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar que Fayol baseava-se e que hoje são os elementos da administração que constitui o chamado processo administrativo.

Atualmente as funções universais da administração são:

Previsão – Envolve a avaliação do futuro e o aprovisionamento em função dele.

Organização – Proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.

Comando - Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o Máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais.

Coordenação - Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Ela sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins.

Controle - Consiste na verificação para certificar se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as franquezas e os erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência.

1.1.3 A necessidade da organização nas empresas

Observando esses dados podemos dizer que o mundo atual é formado de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção ou para a prestação de serviço são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não-humanos (recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.). A vida das pessoas depende das organizações e vice-versa. As organizações são extremamente heterogenias e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características e estruturas diferentes. À medida que uma organização cresce, ela tende a se diferenciar e a especializar cada vez mais as unidades que compõe a sua estrutura organizacional, realizando assim um tipo de divisão que podemos chamar de estrutura organizacional ou departamentalização. É um termo antigo, porém vem se especializando a cada dia com novas abordagens sobre como dividir e organizar as empresas.

Alguns tipos de departamentalização são deixados para trás por causa das novas exigências de organização das empresas, hora em setores ora em distribuições funcionais, métodos de atendimento a clientes, etc. E outros são incorporados para realizarem o trabalho com eficiência e eficácia. No nosso Seminário focalizaremos o uso da departamentalização, mostrando como esse método de organização evoluiu e quais suas etapas que foram deixadas para trás e as que atualmente são utilizadas nas médias e grandes corporações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (65.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com