TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundamentação Teórica

Por:   •  2/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentação teórica

Grua

As primeiras gruas (guindastes) foram inventadas na Idade Antiga pelos gregos e eram movidos por homens e/ou animais de carga e eram usados para construção de carros e prédios.  Hoje são os principais equipamentos para elevar e movimentar cargas e materiais pesados nos eixos horizontal e vertical. Muito utilizado em construção civil, indústrias, terminais portuários e aeroportuários.

Atualmente no mercado existem vários tipos de grua para cada aplicação, ou seja, costumam ser versáteis de acordo com a necessidade. Dentre todas, podemos citar 4 tipos como sendo as principais: Torre fixa com lança móvel, torre móvel , torre fixa com lança fixa e ascensional.

Normalmente são utilizadas em canteiros de obras, devido a grande necessidade de movimentação e manuseio das cargas, pois facilita o transporte de tijolos, cimentos, blocos, ferramentas e etc. Além disso, é utilizado também para descarregar e carregar contêineres, material pesado em grandes depósitos, entre outras aplicações.

Em nosso protótipo, iremos adotar a torre móvel, onde a manobra de movimentação ocorrerá no próprio eixo da base da grua. Para isso iremos adotar a utilização de dois motores acoplados a base da grua, um para içar a carga e outro para a manobra.

Motor CC

O motor CC trata-se de uma peça simples que efetua movimentos circulares nos sentidos horário e anti-horário. Atualmente existem diversos tipos e modelos, cada um empregado com base na necessidade de aplicação.

Esse tipo de motor é utilizado em incontáveis aplicações, como carrinhos e helicópteros de brinquedo, esteiras industriais e etc. Alguns modelos possuem redução mecânica e outros não. Os motores com redução mecânica têm como característica principal a força, ou no caso o torque.  Essa diferença é considerável e inversamente proporcional com a velocidade, pois quanto maior o torque menor a velocidade.

Outra característica importante é que ao polarizarmos um motor CC nas tensões corretas, ele ira girar para um determinado sentido, e ao invertemos esta alimentação, o motor gira no sentido contrário.

[pic 1]

Baterias e pilhas.

O nome "pilha" vem do primeiro dispositivo desse tipo que foi inventado por Alessandro Volta em 1800. Com a evolução da tecnologia as pilhas e bateria passaram a serem utilizadas em uma infinidade de aparelhos elétricos e eletrônicos e consistem numa importante forma de fonte de energia.

Esses itens possuem dois polos (positivo e negativo) e são responsáveis por realizar a conversão de energia química em energia elétrica, através de sua estrutura interna com zinco e carbono. Suas características como voltagem e corrente são importantes e devemos nos atentar, uma pilha ou bateria mal dimensionada prejudica o aparelho e dura menos.

Dentre os milhares de equipamentos que utilizam as baterias e pilhas, podemos citar: Celulares, controles remoto, brinquedos e etc.

. [pic 2]

Polias e correias

As polias e as correias são responsáveis por realizar a transmissão de energia mecânica, cujo sua principal função é transferir o movimento e força de um lado a outro da máquina ou equipamento, configurando um sistema de transferência de força e movimento altamente confiável.

As polias podem ser confeccionadas de diversos materiais, como o ferro fundido, ligas leves, materiais sintéticos e ligas de aço. Já as correias são feitas, predominantemente, a partir de cordonéis vulcanizados revestidos por borrachas e lonas. Elas podem ser lisas ou dentadas e cada tipo é indicado para cargas de diferentes naturezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com