TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Suprimentos e Estoques

Por:   •  17/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

  Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Disciplina:  Gestão de Suprimentos e Estoques

Avaliação:  Trabalho INDUVIDUAL

Professor: Rodrigo Cezar Mantovanelli             

Curso: MBA em Gestão Estratégica de Vendas

Estudante: Pablo Ramos Aguiar Gomes Cruz        

RA: 586108

Nota:

[pic 2]

ESTUDO DE CASO DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: O SETOR TÊXTIL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

O Polo Têxtil do Agreste Pernambucano é forte gerador de empregos, sendo um dos maiores produtores têxteis do Brasil. Em seus processos produtivos, este Polo agrega dez municípios da Região setentrional do Agreste Pernambucano (Figura 1), concentra mais de 100 mil pessoas nos processos produtivos do setor confeccionista de peças de vestuário e entre 2000 e 2009, acresceu 56% do seu valor ou R$ 3,9 bilhões, equivalendo-se a 5% do PIB de Pernambuco (SEBRAE/FADE, 2009).

Figura 1 - Polo de Confecções de Pernambuco

[pic 3]

Fonte: SEBRAE/ FADE (2009)

Essas informações tornam o Polo de Confecções como um cenário de negócios dinâmico, imprevisível e competitivo, mas favorável a ações estratégicas de ação profissional nas etapas do processo produtivo confeccionista. Porém a grande maioria das empresas deste Polo apresentam características de gestão familiar, visto que seus fundadores ainda estão presentes ativamente na tomada de decisão e no direcionamento estratégico de suas empresas.

O Polo de Confecções Agreste de Pernambuco reúne seis macroestruturas de negócios confeccionistas: O Moda Center, o Polo Comercial em Caruaru, o Parque das Feiras em Toritama e três Feiras da Sulanca nas três cidades destaques deste Polo, a saber, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama, sendo detentoras da maior produção de confecções. Essas seis estruturas estão consolidadas no cenário de mutação em que se processam os negócios na Cadeia de Suprimentos em questão.

O Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe, visto como o maior Centro de Compras da América Latina, enquanto shopping atacadista de confecções, é estruturado por 707 lojas e seis módulos com 9.624 boxes compreendidos em uma área de 32 hectares, com 120.000 m² de cobertura efetiva; estimando um fluxo, junto com Toritama e Caruaru, de aproximadamente 100 mil clientes de múltiplas regiões, com preponderância do Norte e Nordeste do Brasil, compareçam nesse local (SEBRAE/FADE, 2009).

A figura 2, abaixo, apresenta a Cadeia de Suprimentos da grande maioria das empresas do Polo em análise, incluindo as etapas do processo produtivo de confecção de peças de vestuário.

Figura 2 - Estrutura da cadeia de suprimentos confeccionista

[pic 4]

O sistema de distribuição das mercadorias ocorre mediante relatório de pedido emitido por lojas em ação independente loja a loja, cujo estoque da fábrica é permanentemente alimentado, sem gestão de demanda, pela sua diversidade de peças de vestuário masculino para atender aos pedidos recebidos, com uso de dois transportes de modal rodoviário próprios.

A figura 3 apresenta a Cadeia de Suprimentos evidenciando o processo logístico de compras em conexão com o subprocesso de pedidos para atender o macroprocesso de manufatura.

Figura 3 – Processos de compras e lead time geral.

[pic 5]

Conforme a estrutura da Cadeia de Suprimentos apresentada, a figura 2 acima apresenta duas etapas produtivas. Na etapa um, as empresas deste Polo, realizam compras na modalidade Spot, onde a compra é realizada em fornecedores diversos a cada compra. As empresas não possuem uma fidelização com seus fornecedores chaves, além de apresentarem a ausência de um sistema de gestão de estoques com os mesmos. Com isso, o estoque das fábricas é permanentemente alimentado, sem gestão de demanda e com significativas diversidades de peças de vestuário masculino para atender aos pedidos recebidos.

A etapa dois, determina o processo de confecção referente a uma peça de vestuário. Por fim, o lead time estimado, com sistema tradicional de gestão de compras e uso do modal rodoviário para todos os fornecedores, a reposição de matéria prima nas empresas, gira em torno de 20 dias.

Desenvolvimento e Considerações individuais:

Você foi contratado como consultor pela Associação dos Produtores Têxteis do Agreste Pernambucano para identificar oportunidades de melhorias nesta cadeia de suprimentos. Suas considerações deverão ser realizadas em forma de um “Relatório de Avaliação da Situação Atual” e “Propostas de Melhorias” que serão posteriormente analisadas por todas as empresas deste Polo apresentado e servirão de base para melhorias nos processos de cadeia de suprimentos de todos os envolvidos. Utilize-se de todas as ferramentas e informações apresentadas em sala de aula para embasar seu relatório final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (319.4 Kb)   docx (163 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com