TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia De Suprimentos

Trabalho Universitário: Cadeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 2

Cadeia de Suprimentos

No período da década de 90 ouve grandes transformações no conceito gerencial, dentre eles temos o gerenciamento da cadeia de suprimentos, conhecido com supply chain management –SCM, que tem por objetivo controlar o produto desde a matéria prima até o cliente final controlando os bens, serviços, finanças e informações integrando da melhor forma os transportes, estoques e custos padronizando e otimizando a produção de forma a entregar o produto de qualidade no menor tempo possível com o melhor preço.

No Brasil o gerenciamento da cadeia de suprimentos teve seu inicio no final da década de 90, induzido devido ao movimento da logística integrada que esta se afixando rapidamente no país, prova disso é o movimento ECR Brasil, que teve seu inicio por volta de 1997, consolidando resultados em 1998 mostrando grande potencial de redução de custos.

A cadeia de suprimentos é difícil de ser gerenciada, ainda mais se a organização não tiver controle de sua cadeia, ou uma boa parcela de sua produção estiver terceirizado, além da demanda produtiva ser variável de mês a mês e devido a evolução de mercado, os produtos também evoluem e é ai que se deve ter o máximo controle de custos de fornecimento e estoque.

De forma a melhorar a cadeia de suprimento, se faz necessário que toda e qualquer informação irrelevante esteja sempre com a organização, informações como localização de fornecedores e de matérias prima, fabricação do produto, armazenagem, entregas.

Ainda em evolução, com a utilização restringida por empresas consideradas mais avançadas, as organizações que controlam a sua cadeia de suprimentos mostram-se com uma vantagem impar, como exemplo , a Miliken, maior produtora de tecidos dos EUA e uma das primeiras a adotar o método de SCM, conseguindo resultados expressivos no projeto com a Seminal, fabricante de confecções, e a Wall-Mart, maior varejista americana. No plano piloto, em seis meses do inicio de colaboração, a base de troca de informações de estoque e vendas entre os membros envolvidos, a Miliken aumentou a suas vendas em 31% e aumentando o seu giro de estoque em 30% dos produtos comercializados entre as organizações envolvidas. Com a troca de informações foi possível eliminar os excessos de estoque, as previsões de longo prazo e o cancelamento de pedidos.

Outra empresa que é destaque em gerenciamento de cadeia de suprimentos é a Dell Computers, com a formação de sua cadeia de suprimentos, responde quase que imediatamente aos clientes com seus pedidos customizados. Como resultado tem crescimento e lucratividade extraordinários. Em doze anos a Dell Computers passou de fundo de quintal para uma organização de doze bilhões de dólares de faturamento.

Com os enormes benefícios que o SCM pode oferecer para as organizações com o seu uso correto, é surpreendente que tão poucas empresas o tenham implantados, presume-se que seria por ainda estar em formação e pouco difundido entre os profissionais ou por sua complexidade e dificuldade de implementação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com