TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização e Pobreza

Por:   •  13/12/2017  •  Dissertação  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

                                                 GLOBALIZAÇÃO E POBREZA

A globalização tem sido um dos assuntos mais relevantes que tem sido discutido nos grandes fóruns econômicos mundiais, haja vista sua iminente importância para o mundo atual e as características da economia contemporânea.

A globalização trouxe muitos avanços para a economia mundial agrupando mercados que ate então eras distantes não somente pelas fronteiras, mas pela distancia tecnológica que separa os países desenvolvidos dos países subdesenvolvidos.

Tratar do assunto globalização significa envolver além de recursos financeiros recursos humanos, materiais informações tendo como objetivo final proporcionar uma pratica comercial sustentável em longo prazo promovendo igualdade social e desenvolvimento comercial entre os países envolvidos de forma sustentável em larga escala.

Por outro lado devemos destacar que a globalização promoveu um estreitamento entre os países desenvolvidos em detrimento dos menos desenvolvidos criou-se uma espécie de barreira mercantil protecionista haja vista que esses primeiros são dotados de capacidade tecnológica mais favorecida em relação ao segundo.

As praticas do livre mercado promovidas pela globalização desencadeou por outro lado um aumento da pobreza pelo fato de que os países industrializados buscaram redução de custos através de Mao de obra barata descuidando dos direitos sociais dos trabalhadores e aumento de produção visando baratear seus produtos para conseqüentemente tornarem-se mais competitivos.

Nesse contexto os elementos que se destacam diante do tema globalização e que foram desencadeados por ele podem ser inter relacionados como; aumento da pobreza, crescimento da mão de obra precária, mercados agindo de forma desleal perante a economia mundial.

Assim sendo e preciso diante de tantos fatos reconhecermos que para que tal cenário econômico seja modificado e preciso que o trabalho humano seja mais valorizado diante dessas situações não sendo admissível uma exploração desumana do capital humano em detrimento de abertura de um livre comercio que existe apenas para grupos empresariais.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com