TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA DAS TELECOMUNICAÇÕES

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.387 Palavras (14 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FRASCE - Faculdade de Reabilitação da ASCE

Alfredo Pregioni

Elizangela Succini

Tânia de Souza Araújo

Vinicius Binhote Nyaradi

HISTORIA DAS TELECOMUNICAÇÕES

Rio de Janeiro

2017

Sumario

Introdução...........................................................................................00


INTRODUÇÃO

 Neste trabalho abordaremos a história da telecomunicação e seu desenvolvimento ao passar do tempo. Telecomunicação significa, basicamente, comunicação à distância.

 Desde o século XIX já eram conhecidas as leis da eletricidade e do eletromagnetismo, e, com o auxílio de algumas figuras como Samuel Morse (telégrafo, em 1840), Alexander Graham Bell (telefone, em 1876) e Heinrich Hertz (ondas eletromagnéticas, em 1890), teve início a era das telecomunicações. Modernamente podemos dizer que telecomunicação significa a transmissão telefônica de informações, seja de voz ou de sinais eletrônicos.

Através das telecomunicações é possível a transmissão da informação – som, imagem e dado a distancia, em tempo real, de uma extremidade a outra do planeta, o que é fundamental para as atividades econômicas, financeiras, administrativas e culturais.

As telecomunicações fazem com que a sociedade esteja ligada, mas não só, esta detém de serviços rápidos e seguros que garantem a máxima qualidade de serviço prestado, a isto deve-se a magníficos meios que conseguem “reduzir” distancias entre pontos longínquos, são exemplo disso (a radio, a televisão, a internet, o telefax, o telemóvel, etc).

Os sistemas de telecomunicações estão presentes em varias ações do nosso cotidiano. Por exemplo, quando mantemos uma conversa telefônica, quando assistimos a um filme na televisão, quando ouvimos uma musica no radio, quando enviamos um e-mail para alguém ou quando tiramos um extrato em um terminal de automação bancaria estamos utilizado um sistema de telecomunicações.

Historia das Telecomunicações no mundo

A história das Telecomunicações remonta ao final do século XVIII, quando os principais sistemas foram empregados para a transmissão a distância. Entretanto, sua implantação definitiva ocorreu na segunda metade do século XX, como conseqüência do avanço acelerado da eletrônica e das ciências associadas à automatização.

Do Século XIX ao século XXI as telecomunicações vêm revolucionando a vida das pessoas, colocando-as cada vez mais perto uma das outras. Se no princípio foi de forma tímida, agora as mudanças são profundas e rápidas impulsionando a economia do Planeta e influenciando no modo de vida das pessoas.

Três invenções foram o marco da impressionante evolução das telecomunicações até os dias de hoje. Em 1844, Samuel Morse inventou o telégrafo. Dali a 32 anos, em 1876, Graham Bell inventou o telefone; em 1895 Marconi, o rádio. Mas é Graham Bell que se destaca como a grande figura mundial das telecomunicações. Professor e cientista, Bell criou o primeiro protótipo do telefone, aos 29 anos.

Telecomunicações - a base de nossa civilização atual

É difícil hoje em dia imaginarmos nosso mundo sem utilizarmos as facilidades providas pelas Telecomunicações. Se não é possível imaginar como viveríamos hoje sem nos comunicar através do sistema de telefonia desenvolvido por Alexandre Bell, imagine nossa civilização desprovida de ferramentas como a rádio difusão, as comunicações por satélite, ou sem as transmissões de dados providas pelas fibras ópticas que hoje conectam os cinco continentes.

História do Telégrafo

Quando voltava de navio para os Estados Unidos de uma temporada de estudos de arte na Euroupa, Samuel F.B Morse participou de uma conversa sobre Eletromagneto. Assim surgiu a idéia do Telégrafo.

Cinco anos depois, em 1837, ele demonstrou o invento, enviado sinais através de 500 metros de fio. Em 1844, quando transmitiu em código Morse de Whashington para Baltimore a famosa frase bíblica, não havia mais dúvidas de Morse, influente pintor e editor, além de inventor, tinha criado um meio revolucionário de comunicação. O telégrafo de Morse, revelado em 1838, não foi o primeiro desses mecanismos.

Os ingleses William Cooke e Charles Wheatstone tinham apresentado no ano anterior um modelo que usava agulhas para soletrar palavras. O invento de Morse era, de longe, o mais prático. O remetente apenas pressionava uma tecla na linguagem de pontos, e traços eram automaticamente marcados sobre o papel do outro lado da linha.

O telégrafo teve uma expansão muito grande com o advento das ondas de rádio no final do século 19. Nas primeiras experiências com ondas de rádio efetuadas por Marconi, era comum usar o código Morse para envio de sinais, (o sinal transmitido era interrompido e liberado na cadência do código) visto que nessa época não havia sido inventado o sistema de modulação pela voz.

Em 1910, Parias torna-se o centro do mundo na divulgação do tempo, inaugurando um transmissor da torre Eifel para divulgar periodicamente a hora. A divulgação da hora era feita por intermédio de sinais Telegráficos para os poucos rádios de galena existentes.

Telégrafo no Brasil

O telégrafo foi iniciado oficialmente no Brasil no dia 11 de maio de 1852, com o objetivo de modernizar o Pais e facilitar a comunicação do Palácio Imperial, e o Quartel do Campo, no Rio de Janeiro. As primeiras linhas telegráficas instaladas no Brasil relacionaram-se com necessidades políticas.

Em 1854 ocorreu a primeira ligação telegráfica entre o Palácio de Sâo Cristóvão e o Ministério da Guerra. Em fins do século XIX, registrou-se uma ampliação do serviço telegráfico, passando a incluir outras províncias, como Paraiba, Pernambuco e o atual estado do Ceará, estas instalações foram realizadas por Rondon, Major responsável por grande parte destes serviços telegráficos no Brasil. No dia 11 de maio de 1852 foi, afinal, inaugurada a primeira linha telegráfica brasileira, que era subterrânea e tinha 4.300m de extensão, entre o Palácio da Quinta da Boa Bista e o Quartel General do Exército no Campo de Santana, no Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com