TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA DO IMAC

Por:   •  26/3/2018  •  Artigo  •  3.235 Palavras (13 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 13

1. BREVE HSTORIAL DO IMAC

O IMAC - Instituto Médio de Administração e Comércio, é uma instituição de ensino privado, com início das suas actividades desde 2013, centrado principalmente nos ramos de Administração e Comércio, oferecendo cursos Regulares (de 2 anos e 6 meses para os que ingressam com 10 classe concluído ou equivalente) e convencionais (1 ano e 6 meses para os que ingressam com 12 classe ou equivalente).

Portanto, estes cursos obedecem dois regimes de aulas: Presencial ou Laboral (das 13h:00 – 18h:05 e Pós-laboral das 18h:10-21h:35) e Semi-Presencial (Sábado das 08h: 00-16 horas).

Os cursos ministrados/leccionados na instituição, assentam-se em:

  1. Administração e Serviços Públicos;
  2. Contabilidade & Auditoria;
  3. Gestão de Recursos Humanos;
  4. Gestão de Empresas; e
  5. Hotelaria e Turismo.

1.1. Definição da Missão, Objectivos, Visão e Valores do IMAC

1.1.1. Objectivos

O IMAC tem como objectivo dotar os alunos de competências profissionais, conhecimentos e atitudes, através da leccionação de disciplinas técnicas.

  1. Assumir a formação integral e científica dos formandos, dotando-os de técnica através da educação presencial e semi-presencial, possibilitando aos jovens e adultos a escolarização de qualidade com um preço acessível;
  2. Capacitar cientificamente e tecnicamente, os jovens e adultos de modo a prepará-los para o exercício pleno de uma profissão de qualidade;
  3. Possibilitar ao discente uma formação profissional dotada de competências e habilidades que lhe permita o pleno cumprimento de sua responsabilidade perante a sociedade, por meio da compreensão, reflexão, interpretação e aplicação dos conhecimentos nas áreas leccionadas.

1.1.2. Missão

O IMAC tem por missão contribuir para uma formação científico - técnica através da educação presencial e semi-presencial, possibilitando aos jovens e adultos a escolarização de alta qualidade com um preço acessível, com vista a responder aos vários desafios que o país enfrenta, criando uma sociedade mais justa e igualitária.

Educar e formar o adolescente e jovem com conhecimentos e competências, capaz de responder os desafios do futuro, usando boas práticas.

1.1.3. Visão

A visão do IMAC é baseada e cresce no seu entendimento e compromisso com a sua missão de formação.

  • Os jovens e adultos devem ser proactivos, com habilidades.
  • Formação do homem novo com habilidades de trazer a luz às imagens do futuro comprometido pelo respeito a dignidade humana, valores éticos, morais e dotado de ciência.

É ainda visão do IMAC oferecer 4 cursos de saúde até o 1º semestre de 2017.

1.1.4. Valores

  • Respeito a diversidade de ideias, pessoas e acções;
  • Profissionalismo;
  • Solidariedade;
  • Humanismo;
  • Cultura empreendedora;
  • Inovação;
  • Cooperação;
  • Qualidade no atendimento e na prestação de serviços aos utentes.

2. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO

De acordo com Mfumuansuka (2012:107), a fase preliminar do diagnóstico da situação, que deve levar em conta quer as variáveis externas, quer as internas à empresa, permite avaliar as tendências de evolução do mercado e a posição actual e potencial da marca dentro desse contexto.

A análise da situação é composta pelo contexto no qual a empresa está inserida. No ambiente interno considera-se o histórico da empresa e deve incluir também entre outras coisas, o crescimento da mesma, as ofertas de produtos, o volume de vendas, os mercados e seu actual mix de marketing. Já a análise do ambiente externo engloba factores (macro ambiente, ou variáveis incontroláveis de marketing) que estão fora do controle da empresa mas que podem ter impacto em seus resultados. Esta análise deve considerar também as características e tendências do segmento e as actuações dos concorrentes.

Segundo Mfumuansuka (2012), o diagnóstico deve ser feito à três níveis: mercado, concorrência e empresa, descritos seguidamente:

2.1. Análise do Mercado

Uma boa análise do mercado é um passo essencial para que seja possível entendermos se existe na realidade uma oportunidade para lançar o serviço no mercado. Com base nas pesquisas feitas foi possível extrair alguns dados que nos ajudaram a compreender o mercado de ensino técnico-profissional ao nível da Província de Gaza, em particular nos Distritos de Chókwè, Bilene e Chibuto.

Pelo menos cerca de 40% da população ao nível da Província possui um nível de escolaridade, na sua maioria (básico e médio), o que nos possibilita afirmar que há necessidade de se implantar cada vez mais escolas ou instituições de ensino técnico-profissional, como forma de incutir aos formandos o espírito empreendedor “o saber fazer” para responder às diversas vicissitudes.

De realçar que o Instituto Médio de Administração e Comércio (IMAC) encontra-se inserido num segmento de mercado onde já operam diversas instituições do mesmo ramo, o que carece de antemão para a instituição, traçar melhores estratégias para fazer face a concorrência.

2.2. Análise da Concorrência

Em relação a concorrência, o IMAC opera no mesmo mercado com o Instituto Médio Comercial de Chókwè (IMCC) na cidade de Chókwè e Escola Técnica Básica Samora Machel em Messano (Macia) considerados como concorrente directo, não obstante as Escolas Secundárias que também são considerados como concorrentes indirectos, a partir do momento que os alunos optam no ensino geral em detrimento do ensino técnico-profissional.

Nessa óptica, para se garantir o posicionamento no mercado assim como a conquista da quota de participação, é imprescindível a adopção das seguintes estratégias:

  1. Penetração: Conquistar a quota de mercado à concorrência, operando com custos relativamente reduzidos;
  2. Diversificação: Procurar albergar todos segmentos apostando em novos cursos que atendam as necessidades que o mercado actual exige, assim como cursos que ensinam o aluno a saber fazer (empreendedorismo).
  3. Expansão: Procurar abrir mais sucursais em Chibuto, Magude e Mabalane, devido a falta de instituições que prestem este tipo de serviço, assim como forma de fazer chegar o ensino técnico-profissional às zonas recônditas.

3. ANÁLISE DO MEIO ENVOLVENTE

3.1. Clientes (Alunos)

Os nossos clientes-alvo encontram-se essencialmente numa faixa etária entre os 16 – 55 anos. Estes por sua vez são essencialmente compostos por alunos que terminaram 10ª classe e 12ª classe do ensino geral ou equivalente, assim como trabalhadores que necessitam de aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades técnicas.

Como forma de assegurar a fiabilidade dos alunos, o IMAC pretende adoptar a estratégia de penetração assim como a de diferenciação, com vista a incrementar cada vez mais a procura dos serviços, o que posteriormente pode vir a criar novos segmentos de serviços como forma de satisfazer as necessidades dos alunos, visto que as empresas concorrentes operam com preços elevados em comparação com os do IMAC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com