TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM CONTINUA NO MUNDO CORPORATIVO

Por:   •  21/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.404 Palavras (14 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM CONTÍNUA NO MUNDO CORPORATIVO

Diogo Régis Berndt Ribeiro1 

Rubia Regina Morari Falinski Ribeiro²

 

 

 

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o plano de carreira no mundo corporativo, perceber as diversas mudanças que ocorreram ao longo dos anos, alterando também as organizações em sua essência. Observar a importância de capacitar os colaboradores para o crescimento e o bom desempenho da empresa, visando também o crescimento pessoal do mesmo. Pensar nas organizações como espaços para trocas de experiências e aprendizagem efetiva por meio delas. Nesse artigo também serão abordados os aspectos de plano de carreira pessoal e plano de carreira profissional, ambos de grande relevância no que se refere ao crescimento dentro das instituições. De encontro com essa realidade vem a educação corporativa, que visa instruir e treinar os colaboradores de acordo com os procedimentos operacionais padrão de cada empresa. Dessa forma é possível desenvolver pessoas e criar profissionais produtivos e engajados com a missão, visão e valor da instituição. Produzindo assim profissionais altamente capacitados e motivados para o atendimento de clientes e produção de bens e serviços. A educação corporativa agrega aos colaboradores a possibilidade de participar das resoluções de problemas e criação de novas ideias para a empresa, tirando assim o foco no controle e aprimorando a gestão participativa, onde o colaborador realmente deixa de ser expectador e passa a desenvolver métodos de resposta de forma satisfatória e assertiva. Competitividade, perpetuidade, conectividade, disponibilidade, cidadania, parceria e sustentabilidade, são os sete princípios trazidos por Eboli(1999), em sua obra “Educação Corporativa”, a autora trouxe ponderações proeminentes,  que foram um marco para a educação corporativa praticada aqui no Brasil.

Palavras chave: Capacitação, Plano de Carreira, Educação Corporativa.

 

1. Introdução

 

Muito se discute sobre a importância de profissionais bem treinados no mercado de trabalho, pois o mesmo vive em constante evolução, exigindo dos colaboradores cada vez mais além de experiência, vontade de crescer e evoluir junto com a empresa, nesse sentido foi verificado a necessidade de abordar, como se dá o processo de construção do conhecimento dentro da organização.

As mudanças organizacionais vêm acompanhando o desenvolvimento tecnológico, dessa forma na gestão contemporânea de pessoas, o treinamento, então, é um dos meios para atingir o desenvolvimento e este, visa a um objetivo maior que é a realização pessoal e o sucesso empresarial.

As organizações necessitam treinar e desenvolver constantemente seus funcionários para que estes consigam ajudar a mesma a atingir seus objetivos estratégicos, lembrando que treinamento é voltado para as tarefas e atividades atuais do funcionário, e desenvolvimento se preocupa com as habilidades e capacidades que serão exigidas dos funcionários futuramente.  Analisando os autores citados – Eboli (1999) e Mundim (2002), é necessário pensar que a educação continuada e a educação corporativa estão unidas intensamente. Segundo Eboli (1999, p. 75) “a educação continuada consiste em um processo de aperfeiçoamento e utilização de conhecimentos, visando melhorar a capacitação técnica e cultural do profissional, sendo, portanto, o principal objetivo da Educação Corporativa”. E para Mundim (2002, p. 63), é o “conjunto de práticas educacionais planejadas para promover oportunidades de desenvolvimento do funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente na sua vida institucional de forma constante”. Nas organizações que promovem a educação, as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar resultados, produzindo também novo conceito de liderança e comportamento inovadores que facilitam o trabalho em equipes.

Este artigo traz reflexões sobre o plano de carreira pessoal e profissional dentro da instituição onde o colaborador está inserido, a importância do treinamento e desenvolvimento para uma carreira de sucesso e ainda aborda a relevância da educação corporativa para o individuo e a empresa.

2. Treinamento Profissional

2.1 A importância do treinamento profissional

Sabe-se que em qualquer área de atuação é necessário buscar conhecimento e qualificação, é preciso estar disposto á aprender e colocar em prática tais ensinamentos, no mundo dos negócios não é diferente.  O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e para que o profissional se destaque é fundamental que ele esteja preparado para encarar os desafios do mundo corporativo. A globalização trouxe muitas mudanças e desenvolvimento no que se refere as organizações, dentre essas modificações é possível observar a valorização do conhecimento onde o saber por que fazer é tão importante quanto saber como fazer. Juntamente com o processo de transformação da visão organizacional, estão os desafios de formar profissionais e treiná-los para o mercado de trabalho.  De acordo com Chiavenato (1997) as organizações recrutam e selecionam seus recursos humanos para, com eles e por meio deles, alcançarem seus objetivos organizacionais (produção, rentabilidade, redução de custos, satisfação dos clientes, etc.).  Entretanto, os colaboradores assim que contratados, trazem consigo também metas pessoais, e por vezes usam a empresa para atingi-las.

Há muito tempo o treinamento ou formação profissional deixou de ser apenas uma opção, atualmente estar bem treinado é fundamental para obter sucesso, é o diferencial para o crescimento de empresas e consequentemente de seus colaboradores. Knapik apud Teixeira Filho (2000)

Afirma que o conhecimento, visto como vantagem competitiva leva as organizações a conhecerem mais a si própria, as pessoas, os processos (memória organizacional) e seu ambiente competitivo (inteligência competitiva). Também usam esse conhecimento para gerar resultados, sendo mais eficientes e eficazes que a concorrência.

Assim sendo os treinamentos tem como finalidade capacitar profissionais que almejam destacar-se no mercado de trabalho. Várias empresas lançam mão de planejamentos com foco em suas especificidades, buscando edificar equipes competentes. knapik apud Dutra(2004)

Acredita que as organizações e as pessoas representam uma troca de experiências: as organizações desenvolvem as pessoas, não apenas para a empresa, mas para a sociedade, e as pessoas desenvolvem suas capacidades, transferindo para a organização seu aprendizado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com