TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DO MERCOSUL, COMPRAS E VENDAS REALIZADAS PELO BRASIL EM 2016.

Por:   •  2/5/2018  •  Artigo  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 10

FRANCISCO HELIO SANTANA LIMA

A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DO MERCOSUL, COMPRAS E VENDAS REALIZADAS PELO BRASIL EM 2016.

BOA VISTA-RR

2018.1

RESUMO

O Brasil cresceu seu mercado com a criação do Mercosul, em todas as áreas seja exportando ou importando abrindo novos caminhos para as empresas se manter no mercado competitivo com o surgimento de novas ferramentas tecnológicas que venha possibilitar essa alavancagem Por todas essas razões, a integração regional não pode ser senão um complemento limitado à área de bens no quadro de uma inserção brasileira mais ampla no cenário mundial. De qualquer modo, a integração regional não deve se circunscrever ao Mercosul, mas incluir todos os nossos vizinhos da América do Sul. como previsto na iniciativa brasileira de constituição de uma Área de Livre Comércio Sul Americana — ALCSA. O Mercosul, como uma zona de livre comércio em seu estágio final de conformação, pode ser visto como fator mais significativo na notável expansão das exportações brasileiras para seus parceiros. Contudo, a conversão do Mercosul em união aduaneira deverá ser conduzida com cuidado, a fim de evitar que sua tarifa externa comum se transforme em restrição indevida da capacidade do Brasil de formular e executar políticas comerciais e industriais requeridas por seus objetivos de desenvolvimento. O Brasil tem interesses muito diversificados e natural preferência por um sistema multilateral de comércio. O interesse do Brasil em uma inserção na economia mundial vai além do comércio de mercadorias; diz respeito, principalmente, a acesso aos recursos financeiros e à tecnologia, normalmente só são encontrados em países desenvolvidos. Esse trabalho foi fundamental para o meu aprendizagem como acadêmica possibilitou um amplo conhecimento sobre esse assunto um universo de descobertas pelo Brasil.

PALAVRA CHAVE: Mercosul, Brasil, Investimentos, Compras e Vendas

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado para mostrar um pouco da importância da criação do Mercosul, compras e vendas realizadas pelo brasil no ano de 2016, onde vem possibilitando aos países integrantes deste bloco a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes. Mas também o estímulo ao intercâmbio com outros parceiros comerciais.

Houve a criação, em 2005, do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul, por meio do qual são financiados projetos de convergência estrutural e coesão social, contribuindo para a mitigação das assimetrias entre os Estados Partes. Em operação desde 2007, o FOCEM conta hoje com uma carteira de projetos de mais de US$ 1,5 bilhão, com particular benefício para as economias menores do bloco (Paraguai e Uruguai). O fundo tem contribuído para a melhoria em setores como habitação, transportes, incentivos à microempresa, biossegurança, capacitação tecnológica e aspectos sanitários.

Em 2010, aprovou-se o Estatuto da Cidadania do Mercosul, que visa a garantir uma série de direitos comuns aos nacionais dos Estados Partes e estabelecer um espaço de livre circulação de pessoas na região. Desde então, avançou-se na aplicação de acordos e normas vigentes sobre residência, documentos de viagem, previdência social, reconhecimento de diplomas de nível primário, médio e cooperação consular.

Uma das principais prioridades atuais da agenda cidadã é a implementação do Sistema Integrado de Mobilidade Acadêmica do Mercosul (SIMERCOSUL), programa que tem o objetivo de impulsionar a circulação de estudantes e docentes na região. Os Direitos Humanos são considerados um dos pilares do Mercosul. Em 2009, foi criado o Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Mercosul, com sede em Buenos Aires. Os objetivos do IPPDH são elaborar políticas públicas e assistir os Estados Partes no processo de harmonização de suas obrigações internacionais na matéria de direitos humanos.

O Brasil é um dos sócios com um comércio significativo e de qualidade, composto por produtos de elevado valor agregado, o que contribui para o desenvolvimento tecnológico e geração de empregos qualificados no Brasil. O bloco é fundamental para a atividade industrial dos Estados Partes. Em 2016, cerca de 84% das exportações brasileiras para o Mercosul foram de bens industrializados. Em comparação, nossas exportações de bens industrializados ao mundo todo representaram 56% do total.

Com a elaboração desse trabalho que possibilitou ampliar os conhecimento e aprendizagem sobre o Brasil no Mercosul. “A problemática envolvida neste estudo propõe-se responder a seguinte questão: De que forma a criação do Mercosul contribui para o crescimento do Brasil?”, tendo como objetivo geral analisar a importância da criação do Mercosul, compras e vendas realizadas pelo brasil no ano de 2016. Como forma de alcançar o objetivo geral se faz necessária à realização dos seguintes objetivos específicos: Identificar quais os produtos mais vendidos e comercializados no ano de 2016; aplicação em investimentos em produtos de alto valor no mercado com um nível de rentabilidade financeira, tanto para as empresas quanto para o país.

DESENVOLVIMENTO

A pesquisa foi destinada a responder a problemática de que forma a criação do Mercosul contribuiu para o crescimento do Brasil, de acordo com as informações adquiridas no decorrer do trabalho, apesar da crise econômica e política que o Brasil está vivendo hoje, no ano de 2016 houve um crescimento no aumento das compras e vendas realizadas pelo brasil.

Com o avanço tecnológico teve e continua tendo um papel fundamental quando o assunto é comércio eletrônico, pois, com a tecnologia a seu favor, abriram-se várias possibilidades que agregados a outros fatores que contribuem para que essa atividade conquiste cada vez mais confiabilidade e credibilidade. Dentro desse crescimento, a ferramenta internet nos últimos anos foi primordial - que tem grande importância, é indispensável - para a expansão do comércio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com