TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de caso do Marketing da Quilksilver em seus pontos de venda no Brasil

Por:   •  12/6/2018  •  Artigo  •  4.519 Palavras (19 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 19

O estudo de caso do Marketing da Quilksilver em seus pontos de venda no Brasil

Rodrigo César de Matos Costa – rbparaiba@gmail.com - Puplicidade e Propaganda

Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP Cabedelo, PB, 07 de junho de 2018

Resumo

Esse artigo visa estabelecer o histórico da marca Quilksilver, analisando suas estratégias nos pontos de venda, em um contexto contemporâneo onde às empresas tem buscado exponencialmente a mídia digital, mostrando que é possivel manter estrategias tradicionais no tempo atual. Materiais utilizados nos pontos de venda comprovam a eficiência dessa técnica e ferramenta a ser explorada não só por grandes, como também por pequenos varejistas. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliografica sobre marketing estratégico, comportamento do consumidor e ponto de venda. Este artigo tem como objetivo geral demonstrar que a marca desempenha papel fundamental no mercado. Observando que o merchandising no ponto de venda configura-se como mídia poderosa e decisiva na hora da compra, levando em consideração que o consumidor quer cada vez mais a praticidade emoções claras na escolha de uma marca e de seus consumos diários.

Palavras-chave: marketing; surfe; ponto de venda; vendas; mercado

  1. INTRODUÇÃO

        A Quilksilver foi criada no ano de 1969 e tem como foco o mercado surfwear, tem combinado funcionalidade, caimento, arte e moda para desenvolver bermudas e vestuário para os amantes das montanhas e dos oceanos por todo o mundo com pontos de vendas espalhados nos grandes centros de diversos paises. Fiel às suas raízes das montanhas e ondas, a empresa ficou conhecida como objeto de desejo dos lifestyle, pessoas que têm o espirito ligado as montanhas e as ondas, cultura jovem e esportes radicais. A marca possui uma linha em constante evolução de materiais, estampas e tecnologias, que possibilita produzir também roupas de mergulho e para baixas temperaturas, disponíveis no mundo todo.

        A empresa possui uma equipe de atletas que a promove como ícone mundial na missão de inspirar os jovens e progredir ao passo em que o mundo evolui.

        Recentemente, a organização comprou sua maior concorrente, a Billabong, se consolidando mais ainda como lider de mercado. A empresa que administra a marca possui outras marcas tais como a Roxy, que é desenvolvida exclusivamente para o mercado feminino, que esta tambem em franca expansão.

        Com essa estratégia de expansão, a marca estabeleceu no Brasil que vai abrir mais lojas exclusivas da marca, em especial no Nordeste: Recife, Fortaleza e Bahia. Essa estratégia enfatiza a necessidade de ter bem definido o ambiente do ponto de venda de forma a produzir uma identidade e conceito à marca, produtos ou serviços na busca de se manter na posição de liderança no mercado onde atua.

        Sendo assim o objetivo principal é analisar as estratégias de marketing no ponto de venda da Quilksilver em um momento onde ganha destaque e investimentos em mídias. Como objetivos especificos se propõe a delinear o histórico da marca possibilita e qual a influência que a marca tem perante os usuarios de seus produtos.

        A motivação para escrever sobre tal tema foi mostrar que mesmo que o digital se consilide cada vez mais, o marketing tradicional vai continuar existindo, sendo tão importante quando era no inicio de seu uso. Com isso, este artigo pretende contrubuir com um debate em que o marketing tradicional ainda desempenha uma das melhores estratégias para se manter próximo ao consumidor, permintindo assim coloborar e muito com as vendas nos pontos de venda, indo de encontro com o que se vem empregando nos dias atuais.

  1. MARKERTING

Em face ao processo de globalização o mundo vem se transformando rapidamente, consumidores e mercados se aproximam cada vez mais e novas oportunidades e ameaças surgem a todo o momento. Neste cenário, de um lado existe consumidores mais exigentes e seletivos, e de outro a concorrência acirrada, criando e reinventando formas de diferenciação na busca pelo sucesso. Conforme Blessa (2010, p. 130):

A guerra nas lojas está endurecendo cada vez mais. A fragmentação, a proliferação dos produtos, a consolidação do comercio, a sofisticação do varejo atuam com as continuas mudanças no comportamento, estilo de vida e crescimento demográfico dos consumidores, trazendo grandes modificações no modo como produtos e serviços são comercializados.

Dessa maneira essa intensa competitividade faz-se necessario desenvolver formas estrategicas para atrair o consumidor, sendo assim o marketing passa a ter uma importante função na definição de estratégias e planos, quando o ponto de venda tem se tornado campo de conquista junto a consumidores. Pois o marketing tem como função atender e satisfazer por meio de produtos ou serviços as necessidades e desejos do mercado-alvo. Para Kotler (1998, p. 27) “Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm o que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.”

Já para Peter Drucker (apud Kotler, 1998, p. 36) a meta do marketing é “conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só”.

Dessa forma, o processo de marketing engloba a elaboração e desenvolvimento de produtos ou serviços, a definição de preços, distribuição, comunicação e promoção, com o intuito de informar, motivar e atender aos seus mercados, isso resulta no mix de marketing ou composto de marketing, o qual segundo Kotler (2000, p. 37), “...é um conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir os objetivos do seu planejamento estratégico, dentro de um mercado-alvo estabelecido”. Essas ferramentas estão classificadas em quatro grupos amplos: produto, preço, praça e promoção, os chamados 4 Ps.

O produto deve seduzir seu público seja pela qualidade, design, características, marca, embalagem e tamanho, e deve estar disponível nos locais onde o seu público-alvo normalmente freqüenta, ou pretende encontrá-lo. Segundo Kotler (1998, p. 416), "Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo". O ponto está relacionado com a escolha do canal de distribuição seja atacado ou varejo. O preço deve ser adequado ao custo do produto e ao mercado. Conforme Kotler (1998, p. 543)“...promoção é a relação dos instrumentos que estão à disposição do emitente, cujo papel principal é o da comunicação persuasiva”. Assim, a empresa deve comunicar seu produto fazendo com que ele atraia seu público-alvo utilizando um conjunto de ferramentas como promoção de vendas,publicidade, relações públicas, marketing direto ou merchandising.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (564.1 Kb)   docx (639.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com