TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA

DALCICLEIA SABINO RAMOS

cleiaramos0@gmail.com

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

RESUMO

O referido artigo apresenta uma síntese de vários significados e concepções sobre o termo liderança, tendo como objetivo a real importância do líder e da liderança para a organização. A metodologia utilizada foi bibliográfica, por meio de leituras de livros e principalmente pesquisa na internet de artigos e textos já realizados sobre o tema. Este artigo destaca alguns conceitos, abordagens, tipos e estilos de liderança, suas habilidades e modelos contemporâneos de liderança. Conclui-se que a liderança, consiste na capacidade de influenciar as pessoas em diferentes situações e contexto, pois o comportamento de um líder e as características dos liderados depende do grande contexto no qual a liderança está inserida.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Liderança; 2.;Líder 3. Organização.

  1. INTRODUÇÃO

O tema liderança é desafiador, pois engloba vários fatores como tipos de poder e autoridade, características pessoais dos líderes, poderes atribuídos aos cargos e um conjunto de competências desejadas e necessárias para o seu exercício. Líder é uma palavra que impõe respeito e encontra-se presente em todas as áreas, setores ou lugares da sociedade. O conceito de liderança varia entre alguns autores como afirma Bergamini (1994, p. 88) quando diz que “constata-se que maior parte dos autores conceitua liderança como processo de influência de um indivíduo sobre outro indivíduo ou grupo, com vistas à realização de objetivos em uma situação dada”. O autor comenta ainda que embora os conceitos de líder e liderança sejam muitos, existem dois elementos que parecem ser comuns a todas as definições. O primeiro diz respeito ao fato de a liderança estar ligada a um fenômeno grupal, ou seja, envolve duas ou mais pessoas; e a segunda está ligada a um processo de influencia exercido de maneira intencional, pelo líder sobre seus liderados. Do ponto de vista de Chiavenato (199, p. 558) “a liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. Define-se por liderança como uma influencia interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”. Ou seja, o líder não depende somente de suas características, mas também das características de seus subordinados.  Há muito tempo que se ter um líder na organização é muito importante, pois são eles que trazem resultados. O atual cenário mundial exige não só flexibilidade como também rápida adaptação das organizações e suas lideranças, para que assim se mantenham competitivas no mercado.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para um melhor entendimento sobre o que é liderança, foram utilizados diferentes autores teóricos, onde cada um define o termo liderança com conotações diferentes.

A despeito desse assunto Bowdith e Buono (2002, p.118), afirmam que “[...] a liderança pode ser considerada como um processo de influência, geralmente uma pessoa, através do qual um indivíduo ou grupo é orientado para o estabelecimento e atingimento de metas”. Partindo desse pressuposto, observa-se que liderança constitui-se de relações pessoais através de influência e poder de um individuo ou grupo, buscando alcançar os objetivos propostos.

Ao referir-se a tal assunto, (Chiavenatto, 2004, p.122) comenta que “Liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”.

O mesmo autor destaca que a liderança é um fenômeno social decorrente dos relacionamentos entre as pessoas em uma estrutura social, tendo a influencia como principal arma de transação interpessoal, pois ela envolve conceitos como poder e autoridade. A liderança existe da conjugação de características pessoais do líder, subordinados e das situações que os envolve, ou seja, é uma abordagem situacional, porém o líder é a pessoa que sabe ajustar todas essas características para uma melhor tomada de decisões.

Conclui-se que a liderança é necessária para todos os tipos de organizações, pois ela é essencial para uma boa administração. Certamente não existiriam líderes se não houvesse seguidores.

  1. Diferentes Abordagens da Liderança

Por possuir um processo bastante complexo o fenômeno da liderança tem sido analisado de diferentes ângulos. A seguir temos as três principais abordagens de acordo com Ivanildo et al (2007, p.113):

  • Abordagem das características ou traços (centrada na figura do líder) é considerada uma das primeiras abordagens da liderança e partia do princípio de que os líderes eram pessoas com traços específicos que os distinguiam das outras pessoas. Supunha-se que a influência que eles exerciam sobre as outras pessoas dependiam de características físicas (aparência, estatura, força física), intelectuais (inteligência, autoconfiança, conhecimentos) e sociais e profissionais (espírito de cooperação, competência etc.).

Com o passar do tempo essa abordagem foi mostrando-se equivocada, uma vez que muitas pessoas que não possuíam as características previstas acabaram tornando-se verdadeiros líderes.

  • Abordagem dos estilos de liderança (centrada nos líderes e nos liderados) surgiu do confronto entre a escola clássica e o movimento humanista na administração, onde a escola clássica era voltada para o desempenho das tarefas, enquanto o movimento humanista visava às relações interpessoais. Desse conflito surgiram dois estilos de liderança bastante conhecidos atualmente, o autocrático, que é voltado para a produção, e o democrático, onde se caracteriza pela preocupação com as relações humanas.

Portanto, enquanto o líder autocrático usa seu poder para tomar decisões, recompensar ou punir seus liderados como bem entender, o democrático discute as decisões sempre em conjunto com sua equipe. Esta abordagem traz ainda um terceiro tipo de líder, o liberal, que na visão de alguns autores, não chega a representar um estilo de liderança.

  • Abordagem situacional ou contingencial (centrada no líder, nos liderados e na situação) surgiu em torno de 1950, quando estudiosos do comportamento humano voltaram sua atenção para este campo da liderança. Neste tipo de liderança a autoridade formal ajuda, mas não é imperativa, pois se devem levar em consideração as expectativas dos liderados já que as características pessoais tanto podem facilitar como também dificultar conforme as situações impostas. Estudiosos da abordagem situacional ou contingencial não rogam por um melhor estilo de liderança, nem por um estilo permanente, mas sim um estilo mais eficaz para cada tipo de situação.

Já para Gil (2011, p. 226), a mais conhecida teoria situacional da liderança foi desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth H. Blanchard (1986), onde sustentam que a liderança mais eficaz varia de acordo com a maturidade dos subordinados, ou seja, com a capacidade e experiência em relação ao trabalho e disposição para aceitar responsabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (272.1 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com