TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

REFLETIR SOBRE A IMPORTANCIA DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Conforme proposto para a atividade de portfólio, e após assistir a palestra de Dan Ariely, O que nos faz sentir bem em nosso trabalho? passo a relatar o que mais me chamou a atenção.

1 - A escalada em uma montanha: Conforme relatou Dan, a escalada não é uma coisa muito fácil, o alpinista enfrenta muitas dificuldades que as vezes quase o faz desistir de chegar ao topo. O mesmo acontece conosco, muitas vezes passamos por muitas dificuldades, ficamos decepcionados, desanimamos com nossas escolhas ou aquilo que escolhemos realiar, porém quando alcançamos o topo o êxito daquilo que propomos e verificamos que apesar dos percalços conseguimos um resultado satisfatório, então criamos uma expectativa uma motivação para realizarmos novamente todas as etapas por mais difícil que tenha sido somente pelo prazer da realização.

2 - Sobre a pesquisa quando coloca a informação dos que adoram lego e os que não gostam: Segundo o resultado da pesquisa fica muito claro que, quando as pessoas são condenadas a realizar um trabalho mecanicamente como se fosse um robô, ou o seu trabalho não é valorizado ou reconhecido, não sentem prazer em realizá-lo. Por mais que amem o que fazem, irão com certeza se sentirem desmotivados.

3 - Pesquisa com a folha de papel: Conforme verifiquei com esta apresentação, é que por menor que seja a atenção que a pessoa tenha recebido pelo trabalho realizado, serviu como motivação para continuar realizando o trabalho. Ela sentiu-se motivada.

4 - IKEA - móveis prontos para montar: Esta experiência me mostrou que muitas vezes temos dificuldades para entender o manual, temos dificuldades em processar as informações e entender certas regras e formas de aplicá-las, por este motivo as vezes erramos e temos que desconstruir e começar tudo novamente ou recomeçar, porem quando entendemos e concluímos o feito, mesmo que o projeto não seja nosso e por maior que tenha sido a dificuldade ficamos orgulhosos de ter concluído tal projeto, olhamos como uma obra de arte e nos sentimos realizados.

Conclusão

No meu entendimento, todas as colocações citadas o resultado é levar as pessoas a entender a questão da motivação, e estes conhecimentos podem ser utilizados pelas empresas para investir em seus colaboradores, seja em treinamentos, capacitações, conhecimentos da empresa, da rotina do seu trabalho, fazer com que o colaborador preste mais atenção ao resultado do seu trabalho, passem a pensar realmente no que estão fazendo.

Como diz Dan; é muito fácil motivar as pessoas, porem é muito mais fácil desmotivá-las; quando ignoramos o desempenho das pessoas elas ficam desmotivadas e perdem o interesse.

Portanto valorizar o tempo, energia e esforços utilizados na realização de tarefas, seja através de observação, elogios, bônus financeiro, etc, é algo que motiva e trás satisfação as pessoas.

Referências Bibliográficas:

ARIELY. D. O que nos faz sentir bem em nosso trabalho? TEDxRio de La Prata, 2012. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/dan_ariely_what_makes_us_feel_good_about_our_work?language=pt-br#t-717431> Acesso em: 30.03.2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com