TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES E SEU REFLEXO NA PRODUTIVIDADE

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Cada vez mais a administração, dentro das organizações, tem seu trabalho voltado ao patrimônio humano, isto é, ao comportamento do indivíduo no trabalho, tanto individual, quanto em equipe. Estão envolvidos em uma série de ocupações como um todo e não em setores fragmentados, desde o assessoramento e implantação da política de recursos humanos, como de cargos e salários, segurança de trabalho, recrutamento e seleção de pessoal, entrevista de desligamento, acompanhamento de pessoas e o clima organizacional.

As organizações são, afinal de conta, constituídas por pessoas. Elas somente podem funcionar quando as pessoas estão em seus postos de trabalho e são capazes de desempenhar adequadamente seus papeis para os quis foram selecionados, admitidos e preparados. (CHIAVENATO, 2010 pag. 168)

A expressão “relação interpessoal” por si só é muita ampla exige uma definição operacional para o desenvolvimento. A ocorrência de uma relação entre os indivíduos implica na necessariamente na existência de pelo menos duas pessoas que podem ser dois estranhos, dois colegas de estudo ou trabalho, chefe e subordinado, marido e mulher, pai e filho, etc.

As relações interpessoais se desenvolvem em decorrência dos processos de interação, que correspondem às situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais pessoas, as atividades coletivas e pré-determinadas a serem executadas, bem como a interação e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade, etc.

Em todo grupo humano constituído, existe a necessidade de conviver, melhor ainda, aprender a conviver. Temos uma necessidade de agrupar-nos, de estar com, de estar em relação com. (FRITZEN, 2008)

O processo das relações interpessoais é fundamental no desenvolvimento profissional, atualmente as empresas de recrutamento e seleção fazem testes específicos para determinar se o candidato tem capacidade de relacionar-se consigo mesmo através de um processo de autoconhecimento e de manter relações saudáveis com seus colegas de trabalho.

Partindo desse pressuposto vemos a total importância do relacionamento interpessoal nas organizações e seu peso significativo no que diz respeito à qualidade e produtividade no trabalho. Visto que tanto as pessoas quanto as empresas sofrem as consequências das relações interpessoais negativas que geram desmotivação na equipe, queda no rendimento e na produtividade.

Nunca se falou tanto em trabalho em equipe como agora. A procura por indivíduos que tenham habilidades para trabalhar em conjunto é cada vez maior, sendo apontada como uma competência essencial. Equipe não é somente o conjunto de pessoas que atuam juntas num determinado projeto, cada qual na sua função. O significado é mais profundo: a ideia é que cada integrante saiba qual é a sua parte no grupo, mas leve em consideração o todo, valorizando o processo inteiro e colaborando com ideias e sugestões.

As pessoas são o maior patrimônio de qualquer empresa, pois sem elas a mesma não existiria, pois de nada adiantaria ter recursos físicos, financeiros e materiais sem o recurso humano. Daí a necessidade que as organizações têm de investirem em seu pessoal, dando-lhes condições de aumentarem seus relacionamentos interpessoais, investindo em treinamento e incentivando seus colaboradores a buscarem sempre a praticarem a coletividade no ambiente de trabalho, e desta forma melhorar seu ambiente organizacional e consequentemente sua produtividade.

CAPÍTULO 1 – AS RELAÇÕES NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

  1. . Ambiente Organizacional

No ambiente de trabalho, onde passamos cerca de um terço de nossa vida é fundamental saber conviver com as pessoas e respeitá-las em suas individualidades, caso contrário, somente o fato de pensar em ir para o trabalho passa a ser insuportável e sofrível. A contribuição que é recebida das pessoas no trabalho equivale à forma com que elas são tratadas e respeitadas em suas diferenças e particularidades; com isso é possível receber como retorno o apoio e um bom trabalho dos profissionais.

As trocas constantes de informações e o diálogo são essenciais quando se busca a preservação dos relacionamentos e o trabalho em equipe, o que acaba sendo imprescindível para o bom andamento da produtividade. Neste sentido, o relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, abrir-se para o novo, buscar ser aceito e ser entendido e entender o outro.

 Segundo Chiavenato ( 2001, p. 142 ), “a pessoa humana é motivada pela necessidade de estar junto e ser reconhecida, de receber adequada comunicação. A organização eficiente por si só, não leva à maior produção, pois ela é incapaz de elevar a produtividade se as necessidades psicológicas do trabalhador não forem descobertas, localizadas e satisfeitas.” Desta forma nota-se o quanto as pessoas necessitam ser atendidas em suas necessidades, são somente na área financeira  mas também na emocional, necessitando serem reconhecidas em seus esforços, comprometimento e contribuição, visto que um trabalhador que não é reconhecido em suas atividades tende a ficar desmotivado, reduzindo seu nível de produção afetando não somente a si próprio mas a todo o ambiente organizacional.

De qualquer forma, não podemos perder de vista que uma organização sem pessoas não teria sentido. Uma fábrica sem pessoas para; um computador sem uma pessoa é inútil. “Em sua essência, as organizações têm sua origem nas pessoas, o trabalho é processado por pessoas e o produto de seu trabalho destina-se às pessoas.” (LUCENA, 1990, p. 52).

  1. . A Cultura Organizacional

O ambiente reflete no ser humano, mais não é só o tipo de ambiente que pode influenciar em nosso comportamento, e sim a forma em que o ambiente é moldado.

A cultura organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhadas por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da organização. As essências da cultura de uma organização proveem da maneira de como a organização faz negócios, a maneira como trata clientes e empregados e o grau de autonomia ou liberdade que existe nos departamentos ou escritórios, de lealdade expressada pelos empregados a respeito da organização. (CHIAVENATO, 2010 pag. 173)

A maneira como esse ambiente é moldado e estruturado influencia a qualidade de vida das pessoas, e influencia o próprio comportamento e os objetivos pessoais do ser humano. E tudo isso afeta, consequentemente, o próprio funcionamento da empresa.

A cultura organizacional também representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia. Alguns aspectos informais são: a percepção, sentimentos, atitude, valores, interações informais, normas grupais, etc. Esses aspectos ocultos da cultura organizacionais que são as relações interpessoais são as mais difíceis de compreender e de interpretar, como também de mudar ou sofrer alterações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com