TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ergonomia e seus reflexos na qualidade de vida do trabalhador e na produtividade da empresa

Por:   •  20/4/2017  •  Dissertação  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

Curso Segurança do Trabalho

A ergonomia e seus reflexos na qualidade de vida do trabalhador e na produtividade da empresa.

        A ergonomia se encontra parametrizada na norma regulamentadora nº 17, nela existem métodos de promover o bem-estar do trabalhador, de como ele interage com seu ambiente de trabalho. Nele o que é analisado é o local de trabalho assegurando o máximo que o colaborador tenha conforto, contribuindo para eficiência do sistema produtivo da empresa. A falta de analise ergonômica, muitas vezes por negligência das empresas, os trabalhadores ficam expostos as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) ou DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho) gerando uma diminuição ou até mesmo paralisação do processo produtivo.

        A produtividade das empresas está relacionada com a qualidade de vida de seus colaboradores, o funcionário que durante seu dia de trabalho faz vários movimentos repetitivos ou fica em posturas incorretas como por exemplo sentados em cadeiras inapropriadas tendem a ficar fatigado com mais facilidade.  Um dos caminhos para melhorias do conforto dos trabalhadores é a ginástica laboral, com exercício de curta duração aplicados algumas vezes durante a semana possibilitaum aumento do rendimento dos colaboradores. Essa atividade está dividida em três tipos: a preparatória que é feita no início da jornada de trabalho, a de compensação realizada no meio do expediente proporcionando uma pausa do trabalho para descansar e pôr fim a de relaxamento feita no final da jornada de trabalho afim de recuperar o desgaste sofrido pelo trabalhador.Por isso é recomendado que as empresas invistamem medidas preventivaspara assimconseguir que seus funcionários fiquem mais dispostos e motivados durante o exercício das suas atividades, proporcionando assim um aumento na cadeia produtiva da instituição, como também a diminuição de gastos com despesas médicas, uma diminuição de funcionários afastados por doenças ocupacionais e redução da rotatividade no quadro de colaboradores.

        A ergonomia tem relação direta com os programas de prevenção, pois juntamente com o PPRA e o PCMSO o ambiente de trabalho estará revisado e adequado, visando a preservação da saúde e bem-esta do funcionário.

        A teoria antiga aplicada a produtividade, apenas visava o aumento de produtividade sem se importar com aquele que a estava exercendo, sem procurar analisar se o trabalhador está devidamente adaptado aquela função. Após estudo aprofundado ficou comprovado que o trabalhador que exerce uma atividade em um ambiente devidamente montado para ele tem seu bem-estar melhorado e sua satisfação aumenta durante suas atividades. Gerando assim colaboradores felizes e satisfeitos com seus empregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com