TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXOS DE UM PPRA NA ESTATÍSTICA DE ACIDENTES DO TRABALHO E NA PRODUTIVIDADE DE UMA INDÚSTRIA.

Por:   •  28/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

HIGIENE OCUPACIONAL

REFLEXOS DE UM PPRA NA ESTATÍSTICA DE ACIDENTES DO TRABALHO E NA PRODUTIVIDADE DE UMA INDÚSTRIA.

[pic 1]

        Numa empresa é comum que os funcionários estejam expostos a vários tipos de riscos, que levam grande perigo a integridade do trabalhador. Esses riscos não são apenas físicos, mas também psicossociais. É no ambiente em que o trabalhador executa suas funções é onde se encontra a grande maioria dos riscos. Em uma empresa é de grande importância que os riscos sejam reduzidos ao máximo, pois com um menor número de riscos, é evidente que os acidentes de trabalho ocorridos também irão ser drasticamente reduzidos.

        Para a proteção da integridade dos trabalhadores e diminuição dos acidentes de trabalho é necessário que as empresas elaborem e apliquem programas de redução de riscos. Um dos principais programas que devem ser elaborados e aplicados em uma empresa é o PPRA (Programa de prevenção de riscos ambientais) que visa preservar a integridade e a saúde dos trabalhadores por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de possíveis riscos ambientais. A elaboração do PPRA por si só já traz grandes benefícios para a empresa e para seus funcionários, mas ele não é o único programa e pode trazer benefícios a empresa e funcionários, outro programa muito importante para uma empresa é o PCMSO (Programa de controle médico da saúde ocupacional) tem como objetivo prevenir e detectar antecipadamente riscos que podem causar dano à saúde do trabalhador. Esses programas quando aplicados em conjunto levam grandes vantagens à empresa e aos funcionários, pois com um melhor ambiente de trabalho, os funcionários iram poder trabalhar com mais calma e eficiência, melhorando os resultados na função que executa, e consequentemente melhorando a produtividade da empresa.  

        Uma peça de grande importância em uma empresa e na elaboração implementação e aplicação desses programas é o TST (Técnico em segurança de trabalho). Que na empresa tem com principais funções a informar ao empregador e empregado sobre possíveis no ambiente de trabalho, desenvolver métodos para extinguir esses riscos e aplica-los no ambiente de trabalho. O PPRA em si não pode ser assinado pelo TST mas ele pode contribuir bastante com o parecer técnico e métodos de redução de riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com