TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.376 Palavras (14 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

O presente estudo refere-se à ferramenta de gestão Plano de Negócios. A importância de um plano de negócios para um empreendimento, demonstrando as vantagens em utilizá-lo como pilar para um novo negócio. A partir de estudos e pesquisas foi elaborado um plano de negócio para a implantação de uma sala de cinema na cidade de Camaquã, visto que a cidade possui certa deficiência em apresentar opções de entretenimento para a população no geral. A sétima arte, mesmo sendo prejudicada pela pirataria ainda atrai milhares de pessoas em salas de cinema ao redor do mundo pelo fato de ainda ser uma ótima opção de entretenimento.

Palavras-chave: Planejamento; Empreendimento; Entretenimento.

1 INTRODUÇÃO

 Este trabalho tem o intuito de apresentar um plano de negócios para a implementação de uma sala de cinema na cidade de Camaquã no Rio Grande do Sul, tendo em vista que esta é a ferramenta mais adequada para definir a viabilidade ou não de um empreendimento, analisando e descrevendo o mesmo.

O plano de negócios esmiúça com detalhes o empreendimento que está sendo iniciado. Serve também com uma ferramenta de marketing e gestão, mostrando como deve ser o empreendimento se forem seguidas as estratégias propostas pelos estudos da administração. O documento servirá para lidar com as mudanças nos ambientes externos e internos e contribuir com o sucesso, minimizando assim os problemas e riscos.

O ramo do entretenimento foi o escolhido para a realização deste estudo, mais especificamente o ramo cinematográfico. O estudo será voltado para o planejamento de uma sala de projeção de filmes, com comércio de bilhetes para filmes, bebidas, pipocas, balas, entre outras coisas vendidas em setores de conveniência. O estudo buscou descrever a organização em todos os seus detalhes, da composição da empresa ao lucro esperado em determinado espaço de tempo.

Na sequência o relatório apresentará a metodologia que será utilizada, explicitando o planejamento que será utilizado para a implantação do negócio, tendo em vista as oportunidades que o mercado oferece. Posteriormente o relatório apresentará o desenvolvimento do estudo aplicado ao plano de negócios, mostrará a estrutura do negócio e a origem dos recursos para a viabilidade do empreendimento.

2 PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios, também conhecido como plano empresarial especifica um negócio que se pretende criar, ou que já tenha iniciado. No sentido econômico, é um plano de investimento que demonstra as aplicações e os recursos necessários para um empreendimento, a fim de retorno financeiro. “O plano de negócios é o ato de planejar uma sequencia de tarefas a uma situação concreta, em busca de um fim prático” (HOLANDA, 1975 Apud RODRIGUES, 2012)

O plano de negócios implica em um prazo determinado, e uma data estipulada para conclusão e um resultado satisfatório. Ainda em sentido econômico, correspondem ao conjunto de informações ordenadas, que permite estimar os custos e benefícios de um determinado investimento e nos indica a melhor maneira de transformar essas ações em resultados. (RODRIGUES, 2012)

  1. 2.1 A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

Toda a empresa deve passar por um planejamento. O Plano de negócios é um documento importante, pois nele deverá ser descrito o planejamento das ações, assim como o calculo de riscos do negócio, prevendo assim os seus resultados futuros. É uma ferramenta importante no processo inicial de um empreendimento e durante toda a vida de uma empresa, auxiliando o empreendimento a percorrer um caminho com menos riscos.

Dornelas apud Rodrigues (2008, p. 19) contribui com a ideia de que “um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso do que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.” O autor ainda acrescenta que “essa ferramenta de gestão pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador”.

Dornelas apud Rodrigues (2012, p. 19) descreve:

  1. Através do plano de negócios é possível:

  • Entender e estabelecer diretrizes para seu negócio;
  • Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas;
  • Monitorar o dia-dia da empresa e tomar ações corretivas quando necessário;
  • Conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, governo, Sebrae, investidores e capitalistas de risco, etc;
  • Identificar oportunidades e transforma-las em diferencial competitivo para a empresa;
  • Estabelecer (fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, associações, etc.)

  1. Alguns objetivos básicos do plano de negócios:
  • Testar a viabilidade de um conceito de negócios;
  • Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia;
  • Atrair recursos financeiros;
  • Transmitir credibilidade;
  • Desenvolver a equipe de gestão.

A ferramenta de gestão Plano de Negócios é utilizada pelas mais diversas pessoas no mundo dos negócios, cada um com suas intenções e características próprias, mas o principal deles é o empreendedor. Esta ferramenta o auxiliará para a tomada de decisão, assim como, outros interessados no empreendimento, como sócios, bancos, investidores e fornecedores.

3 PLANO DE NEGÓCIOS: Estudo de caso

Nesta seção será apresentado o desenvolvimento do estudo, com o intuito de mostrar a viabilidade ou não do empreendimento baseado em estudos e pesquisas de mercado.

4 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 PLANO DE NEGÓCIOS        2

2.1 A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS        2

3 PLANO DE NEGÓCIOS: Estudo de caso        3

5 SUMÁRIO EXECUTIVO        5

6 DESCRIÇÃO DA EMPRESA        5

7 SERVIÇOS        6

7.1 LOCALIZAÇÃO        6

7.2 REFORMA E INSTALAÇÕES        6

8 MERCADOS E COMPETIDORES        9

8.1 PÚBLICO ALVO        9

8.2 PERFIL DO CLIENTE        9

8.3 FORNECEDORES        10

8.4 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA        10

9 MARKETING E VENDAS        10

10 ANÁLISE E ESTRATÉGIA        13

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (672.6 Kb)   docx (503.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com