TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Por:   •  12/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Ludiele Centeno Ledebuh ¹

Gabriela Peccin Sartori²

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um diagnóstico empresarial de uma conveniência voltada ao comércio varejista de produtos alimentícios, inscrita no CNPJ n° 27.483.657/0001-03. A finalidade do presente paper é identificar os problemas e pontos positivos da referida empresa, bem como para os pontos fracos encontrar soluções para superá-los. O diagnóstico é de grande importância, pois através dele é possível conhecer todos os aspectos da empresa. Busca o presente trabalho analisar as ações e decisões que estão sendo tomadas. A metodologia empregada na presente pesquisa foi a bibliográfica e estudo de caso, aplicando questionário disponibizado para a entrevista na empresa.

Palavras-chave

Diagnóstico. Empresa. Resultado.

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal o diagnóstico empresarial como a base para o planejamento estratégico.

A proposta do presente paper é aplicar na prática todas as teorias estudadas até então, mais precisamente, sobre os seguintes temas: diagnóstico e planejamento empresarial.

A loja de conveniência acima especificada, objeto dessa pesquisa, atua no ramo de vendas de produtos alimentícios e bebidas. Situada no centro da cidade de Canguçu onde juntamente funciona um posto de combustível. Através da logística, Marketing o atendimento ao público a empresa busca se diferenciar das demais, e, consequentemente obter vantagem competitiva.

O diagnóstico empresarial busca identificar os pontos fracos e fortes da empresa, conhecendo as necessidades e melhorando no que ainda não está de acordo. Para obter um prognóstico é fundamental conhecer a empresa em sua essência, ou seja, identicar o que está bom, bem como os pontos que devem ser corrigidos. Diante disso, é necessário o administrador/gestor/proprietário se fazer o seguinte questionamento: de que forma o diagnóstico empresarial pode ajudar no planejamento estratégico da empresa que atuo/sou proprietário?

O objetivo geral do presente trabalho consiste em proceder com um diagnóstico empresarial de uma loja de conveniência que atua na área de vendas de produtos alimentícios e bebidas em gerais. Outrossim, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificação dos pontos fracos e fortes; quais são as medidas que podem ser adotadas para melhorar o funcionamento; analisar os procedimentos e ferramentas adotados no que refere-se a gestão da empresa.

Este trabalho irá demonstrar como o diagnóstico empresarial é importante, sendo possível através dele ajudar a empresa se conhecer para fins de buscar os aperfeiçoamentos e melhorias necessárias para obter vantagens frente a concorrência.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

      2 .1 Conceitos

Para Cavalcanti e Mello (1981), através do diagnóstico empresarial é possível realizar um levantamento das necessidades da empresa. Através de pesquisas são obtidas informações passadas e atuais, o que permite identificar o problema e recomendar uma intervenção. A partir da análise dessas informações, identifica-se os pontos fortes e fracos, bem como os problemas que a empresa pode estar enfrentando, visando identificar as suas causas e indicar ações de melhoria.

Bergamini (1980) afirma que o diagnóstico é o mais complexo e eficaz entre todos procedimentos administrativos, tendo em vista que é realizada uma análise detalhista, sendo possível detectar os sintomas. É um trabalho cauteloso para que haja coerência. Destaca ainda, que esta análise deve ser em todo o ambiente da organização, percebendo e conhecendo cuidadosamente todos os pontos. Ainda, Bergamini (1980, p.25) afirma que:

No momento do diagnóstico, todas as portas por onde podem entrar informações devem ficar bem abertas, em que pese à utilização de uma sistemática de levantamento de dados mais técnica e quantitativa. Não basta receber informações, é necessário interpretá-las e desvendar, com isso, o seu real significado. Não raro, quando as pessoas dentro das organizações percebem que se está fazendo um diagnóstico e se sentem crivadas de perguntas, colocam-se na defensiva, informando parte do problema e até distorcendo dados. Há que se ter habilidade especial de detetive, sem criar sensação de pânico ou levantar inseguranças desnecessárias.

O diagnóstico empresarial consiste na obtenção de diversas informações, tanto informações relacionadas ao ambiente interno como externo da organização, tendo como finalidade saber quais são relevantes para a execução do diagnóstico, apontando o real potencial da empresa, trata-se do marco inicial do planejamento estratégico, é uma ferramenta essencial utilizada por consultores (OLIVEIRA,1996).

Crocco e Guttmann (2011) afirmam que é necessário para realização do diagnóstico da empresa utilizar métodos de coleta de dados como por exemplo, entrevista com o gestor/gerente, o questionário com perguntas direcionada as áreas, a análise de documentos e a própria observação no empreendimento. Seguem ainda destacando que:

A entrevista pode ser individual ou em grupo, necessitando ter regras de condições claras, estabelecendo tempo de duração aproximado, formas de manifestação, maneiras de acumulação dos dados obtidos (anotações, gravação ou outras formas). (CROCCO; GUTTMANN, 2011, p. 101).

Para Buchele (1980) o administrador é responsável em realizar a análise da organização de maneira sistemática afim de conhecer suas forças e fraquesas tudo para fins de antecipar problemas que possam afetar a empresa.

Cavalcanti e Mello (1981) defendem ainda que pelo diagnóstico o empresário passa a conhecer a fundo sua empresa, podendo dessa forma, dimensionar seus investimentos e adotar as medidas que se fizerem necessário. Além disso, apontam diversas vantagens que proporciona o diagnóstico empresarial, dentre elas, a identificação de problemas (e respectivas soluções), conhecer as maiores dificuldades podendo a partir daí mensurar e fazer um controle do resultado, dentre outras vantagens que é possível obter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com