TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA GERENCIAL NAS TOMADAS DE DECISÕES

Por:   •  8/5/2015  •  Artigo  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA GERENCIAL NAS TOMADAS DE DECISÕES

Michele Moreno Savaris e Wenda Moreira

Vitor Righi

RESUMO

O presente trabalho irá mostrar a importância do Sistema de Informação Gerencial (SIG) na gestão empresarial para a tomada de decisões. Com base nos estudos realizados buscamos compreender quais são os fatores em que o sistema auxilia na resolução de problemas, levando em consideração que vivemos na era da informação, onde a tecnologia apresenta grande avanço evolutivo. Auxiliando na praticidade e rapidez da informação o Sistema Gerencial proporciona ao administrador eficácia e segurança quanto à emissão de seus relatórios, precisos e úteis.

Palavras-chave: Tecnologia de Informação -Tomada de Decisões - Sistema de Informação.  

1 INTRODUÇÃO

Atualmente vivemos em pleno desenvolvimento tecnológico, tanto na esfera pessoal quando na profissional, o que exige nos manter em constante aprendizado. A corrida dos tempos faz com que administradores desenvolvam uma gestão estratégica e eficiente, a qual utiliza de recursos inteligentes como degrau para alcançar o sucesso rápido e eficaz.

As ferramentas oferecidas através da tecnologia de informação utilizam recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações, mesmo com toda a tecnologia, esses sistemas se tornam cada dia mais sofisticados propondo mudanças nos processos, estruturas e estratégias de negócios.

Mesmo diante do alto custo para a implantação do sistema no mercado de trabalho gestores buscam essa medida com o intuito de proporcionar aperfeiçoamento contínuo para suas empresas agregando valor adicional às tomadas de decisões. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo avaliar a importância do sistema de informação gerencial nas tomadas de decisões empresariais.

1.1 Problemática do Estudo

    Qual é a Importância do Sistema Gerencial nas tomadas de decisões.

1.2 Objetivo Geral

Determinar quais são as facilidades e a importância do sistema gerencial em uma organização quando se trata de tomada de decisões.

1.3 Objetivos específicos

  • Identificar a importância do sistema em uma organização;
  • Identificar a facilidade na tomada de desições;

1.4 Justificativa

   

O tema atrai olhares de toda a sociedade, tanto de administradores que buscam através da tecnologia obter resultados em sua produção quando para os próprios funcionários que enxergam nas empresas com sistema modernizado a oportunidade de crescer profissionalmente. Essa busca faz com que o funcionário se sinta responsável e integrado sobre o assunto, para que assim, promova o desenvolvimento eficiente, ágil e preciso de suas ações.

Durante a realização deste trabalho irei buscar entender os benefícios que o sistema da informação trás para a empresa que utiliza desse recurso, resultando então, na melhor maneira de liderar uma empresa usando o método abordado.
              Além desta visão administrativa, o tema escolhido é de suma importância para que um futuro administrador tenha conhecimento deste novo método de liderança, onde a tecnologia se torna a chave principal.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Tecnologia de Informação      


             A tecnologia presente em nosso cotidiano com o passar dos anos vem se tornando o assunto preferido e mais comentado na atualidade, onde se manter atualizado e “antenado” sobre o assunto se torna requisito obrigatório. Sistemas cada vez mais complexos e eficiente atrai os olhares de administradores que buscam atender a necessidade de sua empresa em uma escala ainda mais moderna, muitas vezes, substituindo a mão de obra humana pela mecânica.

Podemos afirmar que o ambiente profissional está mudando continuamente, se tornando mais exigente e cada vez mais dependente de sistemas que analisam enormes quantidades de dados em questão de minutos.

“A tecnologia da informação surgiu da necessidade de se estabelecer estratégias e instrumentos de captação, organização, interpretação e uso das informações”. PEREIRA E FONSECA (1997, p. 239).

O que atrai facilmente os gestores é a sua capacidade e a qualidade em tratar dos dados em um tempo inexplicavelmente hábil, que transforma a decisão perante as informações mais rápidas e precisas.   Podemos afirmar que a tecnologia da informação é um conjunto de idéias que mecanizadas que garante a qualidade e a pontualidade dos dados dentro de uma organização.

Segundo BATISTA (2004, p. 59), a “Tecnologia de Informação é todo e qualquer dispositivo que tenha a capacidade para tratar dados e/ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, independentemente da maneira como é aplicada”.

2.2 Benefícios do Uso da Tecnologia da Informação

   A administração se baseia em quatro pontos fundamentais para o seu bom desempenho, sendo eles, a confiabilidade, versatilidade, eficiência e eficácia, diante disso gestores buscam na tecnologia melhorar o seu desempenho organizacional, organizando de maneira ágil seus processos.

Com o uso da tecnologia os empresários buscam diminuir custos, melhorar a qualidade de atendimento e prestação de serviços a terceiros, além de criar uma nova visão sobre as ações e coleta de dados de sua organização empresarial, permitindo a expansão mesmo enfrentando a principal barreira de instalação, o alto custo da implantação do sistema.  

2.4 Sistemas

  Os sistemas podem ser classificados de diversas formas, porém para efeito desse trabalho, classificam-se os sistemas de duas maneiras principais: Sistemas Abertos e Sistemas Fechados

Os sistemas Abertos buscam a interação da empresa com a sociedade e com o ambiente, ou seja, nada mais é do que uma relação de troca natural no desenvolvimento da atividade.  A empresa busca no fornecedor a matéria-prima, e precisa estar preparada internamente com recursos humanos e tecnológicos, para transformar essa matéria-prima e devolver à sociedade em forma de produto acabado.

Já o sistema fechado não depende do ambiente para o desenvolvimento de suas atividades, ou seja, o seu mecanismo não precisa d interferência do ambiente externo para desenvolver a suas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com