TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Gerencial

Por:   •  1/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

O Sistema de Informação Gerencial tem como princípio fornecer informações que ajudem no gerenciamento da empresa, devendo ser estruturados de modo que forneça benefícios correspondentes a seus custos.

A estruturação do SIG necessita de um processamento onde são analisados aspectos internos da empresa, devendo ser bem definido, flexível, autêntico, aceitável e produtivo, resultando em processos e informações concretas e rentáveis a organização.

Outros aspectos também devem ser analisados, com o objetivo de evitar o uso incorreto desta ferramenta, como: desconsiderar o aspecto de custo x benefício, não considerar possíveis falhas em sua implantação, ressaltar os processos de prevenções do que de correções, evitar mudanças frequentes no processo, entre outros, que poderão ser observados no decorrer do estudo.

Introdução

Este trabalho visa detalhar os principais fatores que influenciam na estruturação do Sistema de Informações Gerenciais, exemplificando-os de modo que seja acessível e adequado para cada tipo cultural, de gerenciamento e operacional da organização. Para que, não haja divergências que influenciem diretamente no fracasso do sistema. A funcionalidade da informação precisa ser de alta qualidade para que sane as necessidades da empresa.

Estruturação dos Sistemas de Informações Gerenciais

O SIG tem por finalidade trabalhar em todos os departamentos da empresa, por isso sua estruturação muitas vezes é problemática, devido à resistência às mudanças por parte dos funcionários.

A estruturação do SIG deve estar condicionada a alguns fatores, sendo eles:

• Simplicidade (precisa ser bem definido): um sistema assim é mais fácil de ser seguido;

• Flexível: para assim adaptar-se a mudanças;

• Econômico: tendo em vista a relação custo x benefício;

• Confiável: possuir a segurança de que se transformem entradas em saídas adequadamente;

• Aceitação: para que não sejam feitas modificações por parte de quem usa o sistema, evitando assim sua ineficiência;

• Produtividade: analisar os resultados apresentados pelo sistema e os recursos disponíveis para seu desenvolvimento.

Essa estruturação visa disponibilizar base aos relatórios gerenciais, que são os resumos e concretizações das informações necessárias no processo decisório, e essas informações devem estar num nível de qualidade ótimo para atender as necessidades dos gestores. Existem, porém, alguns aspectos que dentro da estruturação do SIG que podem fazer com que o mesmo não se desenvolva da maneira correta. São eles:

• Metas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com