TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  23/11/2018  •  Artigo  •  3.112 Palavras (13 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 13

IMPORTÂNCIA TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

PAULA, Mariana Franco de, Batista, ( mariana.franco@yahoo.com.br )

RIBEIRO, Évora Mandim, Naves, ( evora_ribeiro@hotmail.com )

RESUMO: O presente artigo trata da importância de treinamento nas organizações, quando tem-se necessidade de contratação sabe-se que novo colaborador demandará tempo para integrar as normas da organização, entender a função a  qual irá exercer. Enfim, a organização necessita treinar o novo colaborador em sua função para que tenha resultado esperado.

Palavras-chave: Inspeções Planejadas de Segurança, Máquinas e Equipamentos, Manutenção Predial.

______________________________________________________________________

* Mariana Franco de Paula Batista, graduada em Administração de Empresas pela Universidade Presidente Antônio Carlos.

** Msc. Professora Évora Mandim Ribeiro Naves, docente no curso de xx


1- INTRODUÇÃO

Com a crescente demanda de trabalho nas organizações, vem provocando o uso excessivo de máquinas e equipamentos para atender as operações solicitadas pelos clientes. Desta forma as máquinas e os equipamentos estão sofrendo um elevado processo de desgaste das peças,  oferecendo em determinadas atividades, riscos a integridade física dos colaboradores por não ter segurança no seu manuseio, vindo a provocar alguns acidentes de trabalho.

A Inspeção Planejada de Segurança (IPS) será implantada em uma empresa de manutenção predial, que é prestadora de serviços para vários clientes em Uberlândia. Com a implantação das IPS nas máquinas e nos  equipamentos, serão evidenciadas as não conformidades nos itens de segurança que eventualmente passarão pelas correções necessárias, eliminado o risco de acidente aos colaboradores e a danificação de outras peças. As empresas têm deixado de ter como objetivo somente lucro e têm visto a IPS como uma ferramenta para ser utilizada a seu favor, pois quanto mais as empresas se voltam para as operações eficientes mais tem conseguido destaque no mercado.

Os objetivos deste artigo é implantar na área de manutenção predial de uma determinada empresa em Uberlândia, inspeções planejadas de segurança nas máquinas e equipamentos utilizados nas operações elétricas, hidráulicas, refrigeração e civil. Realizar o levantamento de máquinas e equipamentos que são utilizados nas dependências de uma determinada empresa de manutenção predial, elaborando as inspeções planejadas de segurança, adotando meios de eliminar os riscos de acidentes no manuseio das mesmas, tendo em vista a proteção da integridade física dos trabalhadores, buscando também  resultados satisfatórios nas operações, aumentando a  agilidade na substituição de peças danificadas.

Para desenvolvimento deste artigo foram realizadas pesquisas bibliográficas, como em livros, revistas, normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, internet e também foram realizadas inspeções planejadas de segurança em três equipamentos, martelete, furadeira elétrica e lixadeira vibratória.

1.1 – OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Implantar na área de manutenção predial de uma determinada empresa em Uberlândia, inspeções planejadas de segurança nas máquinas e equipamentos utilizados nas operações elétricas, hidráulicas, refrigeração e civil.

Objetivos Específicos:

Realizar o levantamento de máquinas e equipamentos que são utilizados nas dependências de uma determinada empresa de manutenção predial, elaborando as inspeções planejadas de segurança, adotando meios de eliminar os riscos de acidentes no manuseio das mesmas, tendo em vista a proteção da integridade física dos trabalhadores, buscando também  resultados satisfatórios nas operações, aumentando a  agilidade na substituição de peças danificadas.

1.2 - JUSTIFICATIVA

Com a crescente demanda de trabalho nas organizações, vem provocando o uso excessivo de máquinas e equipamentos para atender as operações solicitadas pelos clientes. Desta forma as máquinas e os equipamentos estão sofrendo um elevado processo de desgaste das peças,  oferecendo em determinadas atividades, riscos a integridade física dos colaboradores por não ter segurança no seu manuseio, vindo a provocar alguns acidentes de trabalho.

A Inspeção Planejada de Segurança (IPS) será implantada em uma empresa de manutenção predial, que é prestadora de serviços para vários clientes em Uberlândia. Com a implantação das IPS nas máquinas e nos  equipamentos, serão evidenciadas as não conformidades nos itens de segurança que eventualmente passarão pelas correções necessárias, eliminado o risco de acidente aos colaboradores e a danificação de outras peças.

2 - METODOLOGIA

2.1 - SEGURANÇA NO TRABALHO

            Desde o início da humanidade o homem passou a usar esforços físicos e intelectuais para satisfazer suas necessidades e para seu próprio sustento. Daí, várias formas de trabalho passaram a ser identificadas e desenvolvidas pelos próprios seres humanos.

O homem primitivo buscava constantemente alimentos e meios para sua própria subsistência; assim, seu trabalho era realizado sem qualquer intenção de recompensa ou lucratividade. E para facilitar essa tarefa, o homem, então, passou a criar e aperfeiçoar instrumentos retirados da natureza.

Com o passar dos anos e o crescimento da população, o homem passou a se interessar por outras formas de atividades, ainda envolvendo o trabalho, como as atividades industriais. Então, se lançou a novos inventos, o que resultou em novas forças mecânicas.

A partir de então, começaram a surgir às primeiras indústrias e aos poucos os trabalhadores foram se organizando. Assim surgiram as diferenças entre patrão/empregador e empregado dentro das organizações. O surgimento de novas formas e instrumentos de trabalho, além de máquinas e equipamentos até então pouco conhecidos, expôs o trabalhador a problemas envolvendo acidentes e doenças do trabalho nas organizações.

As máquinas existentes nos primórdios das civilizações eram muito rudimentares, e, como o homem sempre foi dotado de imperfeições, os riscos de acidentes eram constantes, até porque ainda não existiam as idéias de treinamento e aperfeiçoamento profissional. Com a evolução industrial houve o aparecimento de toda uma maquinaria não dotada dos métodos de segurança, por isso que eram perigosas e fáceis de provocar infortúnio aos trabalhadores (COSTA, 2003, p. 19).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (904 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com