TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTITUTO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES – IDEP SOCIAL

Por:   •  25/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.692 Palavras (15 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM – IDEP SOCIAL

DADOS DO CURSO

INSTITUIÇÃO: INSTITUTO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES – IDEP SOCIAL

CNPJ: 16.972.609/0001-62

NOME DO CURSO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

CARGA HORÁRIO: Prática:1000h / Teórica: 552hs TOTAL: 1.552h

DESCRIÇÃO DO CURSO

  1. JUSTIFICATIVA

O Programa Jovem Aprendiz do IDEP SOCIAL, realizar-se-á no município de Maracanaú- CE. Maracanaú situa-se na Região Metropolitana de Fortaleza – RMF e como as demais, não está isolada do contexto socioeconômico que permeia o Estado que, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego- MTE/Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, 2004 – 2008 apresenta os seguintes indicadores em relação ao emprego: há uma concentração da geração de empregos na Região Administrativa 1- RA 1, ou seja, na Região Metropolitana de Fortaleza – RMF. Do total de quase 177 mil empregos gerados no estado, em 2004-2008, nada menos do que 137 mil estão localizados na RMF, ou seja, 77,48% do saldo total, sendo sua participação no saldo estadual crescente, no triênio 2006-2008, passando de 65,46% (2006) para 89,91% (2008), um indicativo de que o quadro de centralização do emprego na RMF sofre uma progressão. Foram mais de 1 (um) milhão de trabalhadores admitidos e 910 mil desligados na RMF, com parcelas de 76% no resultado estadual de admissões e desligamentos. Conclui-se que 76% do mercado de trabalho celetista do Ceará está concentrado na RMF.

No entanto, no Ceará, também de acordo com a PNAD/07, foram estimados 139.970 desempregados jovens na faixa etária de 14 a 24 anos, para um total de 285.672 desempregados. Esse indicador revela que, o desemprego juvenil responde por metade do desemprego estadual, sendo a taxa de desemprego juvenil três vezes mais elevada. Na Região Administrativa I – RA I, que compõe a Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, essa taxa é de 79,69%.

É nesse contexto que está inserido Maracanaú, que tem uma população de 209.057 habitantes, sendo 64.171 jovens de 15 a 29 anos. O Produto Interno Bruto - PIB em 2009 foi de: R$ 17.524 per capita, de acordo com dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE/ Instituto de Pesquisa Estratégica do Ceará - IPECE. Sua maior concentração econômica está na indústria: 55,43%. Além disso, Maracanaú é considerado um grande polo de confecção e integra um dos distritos industriais mais antigos do Ceará, que abriga outras atividades significativas, como: Cosméticos; Calçados; Geração de Energia Elétrica Modulada; Beneficiamento da Castanha de Caju; Vergalhões, Barra de Aço etc. Sua segunda atividade forte é o setor de Serviços que participava, em 2009, com 44,47% da riqueza gerada no município.

  1. OBJETIVOS GERAIS

Capacitar jovens residentes do município de Maracanaú para atuar como jovens aprendizes na área administrativa, auxiliar de escritório, almoxarife, contínuo/Office-boy. Proporcionando ferramentas, técnicas e procedimentos específicos, assegurando-lhes uma formação compatível com as exigências do mercado. Promovendo a autonomia e fortalecer as potencialidades dos jovens para garantir o direito ao trabalho através de uma relação dialógica entre sociedade civil e organizações promovendo cidadania.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Desenvolver habilidades que possibilitem a execução de tarefas especifica na área administrativa;
  • Ampliar o universo cultural, político e critico dos participantes;
  • Promover a inclusão digital e desenvolver habilidades de informática;
  • Desenvolver a capacidade de comunicação, organização e sociabilização;
  • Despertar o senso de protagonismo juvenil e de agentes de transformação social (pessoal familiar e comunitário);
  • Contribuir na elaboração de um projeto de vida dos participantes como ferramenta que dará norte na sua trajetória de vida pessoal, acadêmica e profissional;
  • Encaminhar jovens e adolescentes para o mercado de trabalho, conforme Lei nº 10.097/2000.

  1. REQUISITOS DE ACESSO AO CURSO

Pré- requisitos:

  • Jovem estudante ou oriundo do ensino médio da rede pública estadual de ensino.
  • Faixa etária de 14 a 24 anos ou de acordo com os pré requisitos dos cursos.
  • Ser aprovado na 1° etapa de seleção: Prova de seleção
  • Ser aprovado na 2° etapa da seleção: seleção da empresa que o contratará como jovem aprendiz.

  1. PÚBLICO-ALVO

Adolescentes e Jovens de 14 a 24 anos de baixa renda, oriundos de comunidades periféricas de Maracanaú e adjacências que estejam cursando o ensino médio, preferencialmente, jovens negros(as), indígenas, quilombolas, mulheres, LGBT, pois entendemos que são maiores alvo da exclusão social.

 As habilidades exigidas são: Bom relacionamento interpessoal, domínio da linguagem, compreensão de fenômenos e argumentação, soluções de problemas, elaboração de propostas, capacidade de planejar ações e o próprio projeto de vida.

  1. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Estrutura Curricular

  • No IDEP SOCIAL os cursos de Aprendizagem estão elaborados conforme a portaria 723/2012 e adequações da portaria 634/2018 do ministério do trabalho e Emprego- TEM que estabelece a formatação dos cursos de acordo com o código da ocupação e ou arcos ocupacionais e os parâmetros descritos na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO e catalogo (CONAP) que institui a carga horária total do curso e ocupações de diferentes jornadas, onde o jovem cumpri 10% da sua carga horaria teórica antes de encaminhamento para a empresa.
  • O curso de Assistente Administrativo é composto por programa com carga horária total de 1.5122 horas distribuídas em 552h teóricas + 1000h práticas sendo de formatação em carga horária diária de 04h, 6h ou 8h diária impactando assim na quantidade de meses .
  • Transverso aos módulos (básico e especifico), o jovem vivencia as aulas nos Círculos Potencializadores - CP em oficinas que utilizam mecanismos de formação, de articulação, de mobilização e de inserção social e produtivos a fim de torná-los cidadãos e profissionais multiplicadores de transformações sócio – ambientais – culturais – educacional. A seguir os CP’s:

  • PROJETO DE VIDA  12 h / 1° módulo

Descrição: desenvolver competências voltadas para o Projeto de Vida por meio de oficinas que resgate a identidade, ressignificando suas trajetórias e Projeto de Vida Profissional.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS: Resiliência, flexibilidade.

  • DESENVOLVIMENTO PESSOAL E INTERPESSOAL 20h / 3 ° módulo

Descrição: desenvolvimento pessoal e interpessoal através de metodologias que trabalhem as potencialidades a partir do resgate de valores humanos e culturais.

COMPETÊNCIAS: Inteligência emocional, autodisciplina, autoconhecimento, relacionamento interpessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (270.2 Kb)   docx (102.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com