TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância De Ter Um Plano De Negócio

Por:   •  12/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 5

O IMPACTO DOS CUSTOS PARA AS EMPRESAS

 A IMPORTÂNCIA DE TER UM PLANO DE NEGÓCIO

Andréia Menegaz¹

Dani¹

Julia¹

Leandro Oliveira²

  • INTRODUÇÃO

          O plano de negócio também pode ser chamando plano empresarial nele pode ser traçado um relato dos acontecimentos do mercado, dos produtos e das ideias que podem surgir para a construção de um novo empreendimento.

          Nesse plano pode-se detalhar toda as informações do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorentes, fornecedores e assim vai poder ser visualizado também os pontos que favorecem ou não, para que com isso podemos identificar os riscos futuros na elaboração do plano empresarial.

            Esse documento contém as informações e ideias básicas de todas as considerações sobre o inicio de um novo negócio, diminuindo os riscos e incertezas, permitindo que o foco principal seja demonstrar a estrutura de como não poder ter duvidas do controle de todo o processo financeiro e administrativo.

            Toda empresa deve elaborar um plano de negócio completo, que deve conter a descrição do setor, a natureza jurídica, a estrutura organizacional da empresa, relatórios financeiro simulados, um plano estratégico e um plano operacional, é uma maneira de apresentar a empresa para o mercado.

O orçamento é formado de planos específicos em datas e unidades monetárias que visam atingir objetivos planejados, podendo assim compreender o que pode acontecer com os recursos e resultados da empresa em períodos futuros.

  • FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

         O Plano de negócio é buscar de meios financeiros para tornar viável o projeto proposto que a empresa projeta, é visto como instrumento de apoio para as empresas e seus gestores, minimizando riscos nas decisões, visando aumento de ganhos e diminuição de gastos, fazendo uma projeção de fluxo de caixa para o planejamento estratégico e considerar as receitas, despesas e metas ao longo do período.  

       

             Gonçalves (2021, p.31) “Empreender e inovar envolve lidar com todos os riscos sobre a ideia, sendo que a inovação se baseia na capacidade que a invenção tem de gerar receita”.

[pic 1]

           Fonte:https://www.heflo.com/pt-br/empreendedorismo/como-elaborar-um-plano-de-negocio/ Heflo Acesso em: 14 de abril 2022.

             Um plano de negócios é essencial para todas as empresas em fase de crescimento, é um dos principais documentos que um investidor usar para avaliar o potencial da empresa. É um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos.

Segundo Lopes e Freitas (2014), tal feito deve ser orquestrado de forma detalhada, pois é nesse plano que podemos analisar, de acordo com o panorama, se a ideia de um empreendimento é viável, observando pontos fortes e fracos. Para a elaboração desse documento, é necessário buscar informações sobre qual mercado pretende investir.

                  Para Zavadil (2013, p. 29)”A razão para não termos uma estrutura especifica está na diferença entre cada empreendimento. Cada empresa é única e, por ser assim, tem de expressar essa unicidade no plano q será desenvolvido.

                O empreendedor sabe que passará por diferentes momentos durante a caminhada, nos quais poderá:

  • Decidir se realmente deseja empreender e o precisa fazer para estar apto a tal ação;
  • Buscar ideias, oportunidades ou sonhos que possa ser o alvo adequado da empreitada;
  • Avaliar as ideias e as oportunidades, de modo que possa determinar quais são as melhores, as mais adequadas e o potencial para dar rumo à caminhada empreendedora;
  • Montar um plano de negócio e buscar meios financeiros para torna-lo viável;
  • Executar o plano, ou seja, empresariar a ideia, tornando-a real, eficaz e interessante, tanto para si quanto para seus colaboradores e para o mercado. Schnaider (2012, citado por Gonsalves, 2021. p. 18).

[pic 2][pic 3]

 

Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/plano-de-negocios. Resultados Digitais  Acesso em: 20 de abril 2022.

O plano de negócio nada mais é que um projeto onde contém o escopo, um prazo a ser cumprido, o orçamento para a execução das atividades e os recursos materiais que serão usados em prol das ações previstas.

            Seguindo todas as etapas acima a empresa terá mais assertividade na execução e acompanhamento do projeto, com isso terá um papel muito importante para o sucesso da confecção e da introdução do plano de negócio, pois ele trará uma melhor visão sobre os recursos financeiros da empresa.

3. METODOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (173.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com