TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Governança Corporativa para a Sociedade

Por:   •  8/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

MARILIA MATHEUS MELO PROFESSOR GERENTE 

A importância da Governança Corporativa para a sociedade


Olá!

A Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

Fonte: http://www.ibgc.org.br/index.php/governanca/governanca-corporativa

PEDE-SE:

 Acessar o link do vídeo, para fundamentar o seu entendimento sobre o tema:

 https://www.youtube.com/watch?v=5Ig9vJTxrBU&t=787s.

 Após assistir ao vídeo você terá de:

1. Avaliar a importância desse tema, conforme link do vídeo. Mencione os pontos que você achou importantes na entrevista.

2. Pesquise pelo menos (UMA) empresa que a sua estrutura está inserida nos moldes de governança corporativa. Acrescente informações importantes sobre o seu objeto de estudo.

[pic 1]

RE: A importância da Governança Corporativa para a sociedade

1. A governança corporativa pode ser definida como um sistema ou um conjunto de práticas que se propõe a melhorar a qualidade da gestão empresarial. O propósito é atender aos anseios dos envolvidos com a empresa, preservando seu valor institucional no longo prazo.

Para tanto, a governança corporativa pressupõe a criação de mecanismos de controle internos e externos das atividades do negócio, bem como de instrumentos de divulgação de informações do empreendimento.

Pontos importantes apontados pelo Profº Eduardo Joakinson no vídeo:

  • Agigantamento das Empresas – empresas cada vez com maior representatividade e poderio econômico no mercado ( Google, Facebook, Walmart, Coca-Cola );
  • Objetivo Social – Importância dessas empresas na sociedade;
  • Poderia Financeiro – seja ele através de financiamentos privados ( recursos de terceiros ) ou recursos próprios ( capital social e acionistas );
  • Teoria dos Stoakeholders – todas as partes envolvidas ( acionistas, governo, sindicatos, Ongs, sociedade, etc );
  • Teoria da Agência – participação indireta na administração da empresa por parte dos acionistas;
  • Estrutura de Governança Corporativa – estrutura funcional;

2. Empresa escolhida: BRADESCO

O Bradesco vem aperfeiçoando, a cada dia, seu sistema de gestão, com o objetivo de estar sempre em linha com as mais eficientes e melhores práticas de governança corporativa, agindo com transparência e respeito para com seus acionistas e demais partes interessadas, levando a efeito a prestação de contas e a responsabilidade corporativa.

O uso da governança corporativa trouxe ao Banco Bradesco grande vantagens e eficácia organizacional, ele está sintonizado as melhores práticas de governança do mercado e vem aperfeiçoando, a cada dia, seu sistema de gestão, procurando integrar os aspectos econômico-financeiros, sociais e ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com