TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da governança corporativa para o desenvolvimento da sociedade

Artigo: A importância da governança corporativa para o desenvolvimento da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

GOVERNANÇA

• O que é ?

“Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.”

https://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17

A preocupação da Governança Corporativa é criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

A boa Governança proporciona aos proprietários (acionistas ou cotistas) a gestão estratégica de sua empresa e a monitoração da direção executiva. As principais ferramentas que asseguram o controle da propriedade sobre a gestão são o conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal.

A empresa que opta pelas boas práticas de Governança Corporativa adota como linhas mestras a transparência, a prestação de contas, a equidade e a responsabilidade corporativa.

A ausência de conselheiros qualificados e de bons sistemas de Governança Corporativa tem levado empresas a fracassos decorrentes de:

- Abusos de poder (do acionista controlador sobre minoritários, da diretoria sobre o acionista e dos administradores sobre terceiros);

- Erros estratégicos (resultado de muito poder concentrado no executivo principal);

- Fraudes (uso de informação privilegiada em benefício próprio, atuação em conflito de interesses).

• A importancia da Governança para o desenvolvimento da Sociedade

O objetivo fundamental na adoção de práticas de boa governança é o de melhorar a performance da companhia e fazer com que esses ganhos sejam usufruídos por todos os grupos envolvidos.

Numa visão atual de governança corporativa, a responsabilidade social consiste em um de seus pilares fundamentais. A integração de responsabilidades social nos valores da empresa é essencial para considerá-la uma entidade ética e bem governada.

• Conclusão

O comportamento socialmente responsável associado às boas práticas de governança corporativa são fundamentais para que a empresa gere riqueza e valor para todos os públicos de interesse e garanta sua perenidade, em uma base sustentável.

http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso/anais/1CCF/20090728135505.pdf

Imagens

Mãos unidas:

http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/wpcontent/uploads/2013/05/governanca_corporativa.jpg

mundo

http://www.portaldodesenvolvimento.com.br/wp-content/uploads/2013/03/puzzle_world.jpg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com