TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Juventude Preta nas Instituições de Ensino Superior

Por:   •  24/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Juventude Preta nas Instituições de Ensino Superior –

Por Thársyla Barreto Rodrigues.

Essa pesquisa tem como objetivo específico, compreender a importância da população preta dentro das Instituições de Ensino Superior. O contexto histórico traz evidencias que esse grupo social sempre sofreu diferentes tipos de opressões, e uma das desigualdades presentes em nossa sociedade, é a desigualdade escolar. Atualmente a quantidade de pessoas pretas em nosso país é proporcionalmente muito maior do que o número de pessoas que tem acesso direto ao meio acadêmico, ou seja, por mais que haja um número relevante de jovens com característica popular, ainda não é o suficiente se comparado ao número de cidadãos brasileiros. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 54% da população brasileira é composta por pessoas pretas[1], porém apenas 12,8% dos jovens negros entre 18 e 24 anos, em 2015, cursavam o ensino superior. O que esses dados do IBGE apontam é que apenas 34% da população preta está nas universidades[2](BARRETO, 2020, p.10). A Política de Cotas Raciais surgiram com objetivo de reparação social, tendo em vista que esse grupo por muito tempo (e ainda hoje) foi/ é marginalizado, e é um dos fatores que será trazido na pesquisa, como fundamento para o acesso e para o reparo educacional.

Gostaria da sua contribuição para que possamos traçar uma perspectiva de suma importância para nossa sociedade. Caso seja possível, responda as perguntas, se houver algum tipo de desconforto, fique a vontade para não responder. Agradeço pela disponibilidade e a boa vontade em ajudar.

Nome: Lucas Alves de Souza Reis

Idade: 22 anos

Curso/ Instituição de Ensino: UERJ

Local que reside: Santa Cruz

  1. Você participou de algum cursinho pré- vestibular? Se sim, foi social/ comunitário ou particular?

Sim. Participei de um cursinho pré-vestibular social em Santa Cruz.

  1. Quantas pessoas da sua família (que residem com você) teve/ tem acesso ao nível superior?

Apenas uma, que sou eu.

  1. Na sua turma, você considera que há um número relevante de pessoas pretas?

Não. Pelo menos 70% são pessoas brancas.

  1. Para você, qual a importância da População Preta estar em um espaço de ensino superior?

Pessoas que atravessam a barreira do ensino médio e se dedicam a cursar um ensino superior, possuem muito mais oportunidades. A dedicação no ensino superior pode abrir muitas portas, fazendo com que a pessoa além de conquistar um bom emprego, consiga além disso crescer na carreira e futuramente estar em posição de liderança dentro de uma empresa. Quando o número de pessoas pretas dentro de uma universidade é pequeno, obviamente o número de oportunidades é menor e a chance de se ter uma pessoa preta em cargos de liderança, cai muito mais. Por isso é importante a Política de Cotas e o incentivo de pessoas pretas ao estudo, pois com um número maior de pessoas em universidades, maiores as chances de se ter pessoas pretas em posições e lugares considerados brancos e  menor o número de pretos encarcerados em um país cujo o total é majoritariamente preto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com