TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Técnico de segurança do trabalho dentro de uma organização é imensurável

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Wellington Galoni Medeiros

Polo: Itaperuna

A importância do Técnico de segurança do trabalho (TST) dentro de uma organização (Empresa) é imensurável. O TST tange não só a saúde e segurança dos trabalhadores como o rendimento e a produção da empresa. O TST é de suma importância para o bem estar físico e psicológico dos trabalhadores, pois, através de sua observação e análises se torna possível prever situações e fatores que poderão acarretar em algum tipo de riscos (Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos ou acidentes) coletivo ou individual, e assim, através desse mapeamento cria-se então as ações (normas e regras) de prevenção que deveram ser seguidas por todos visando sempre à prevenção de acidentes e a segurança em geral.

O TST é o profissional que tem como principal função garantir a segurança do trabalho através da adoção de ações com o objetivo de minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade física e psíquica dos trabalhadores durante toda a atividade laboral. O TST deverá sempre buscar a conscientização dos trabalhadores envolvidos nas atividades laborais da empresa, através de palestras, treinamentos, avisos, cartazes e sinalizando áreas de perigo, deverá ter foco e atenção ao combate a acidentes pessoais, ocasionados pela falta ou mau uso dos equipamentos de proteção individual e coletivos.

O TST teve possuir um perfil profissional que englobe principalmente as competências comunicativas e linguísticas, pois, a comunicação é peça chave no diálogo dentro da empresa, assim, através da competência linguística conseguirá interpretar termos técnicos que aparecerão ao longo de seu dia a dia. Já a competência comunicativa é de extrema importância, pois o TST deverá ser capaz de se comunicar bem diante de cenários diversos dentro da empresa. Em certo momento será necessário dialogar, negociar ou propor alguma ação de prevenção aos diretores/presidente e em outro momento será necessário ser capaz de comunicar-se de maneira simples, educada e clara aos trabalhadores em geral, para que possam assimilar de maneira clara suas ações de prevenção. Tendo conhecimento dessas competências o TST conseguirá manter um relacionamento harmonizado com um todo (diretores//trabalhadores).

Referencias Bibliográficas

GODINHO, ELAINE GUIMARAES. - Linguagem, Texto e Hipertexto – Apostila de português Instrumental, IFF/Ead

RITTI, HAROLDO FREITAS & PINTO, VIVIAN GEMILIANO. - Introdução à Higiene e Segurança do Trabalho. Rio de Janeiro, Fundação Cecierj / Consórcio Cederj, 2009.

Portal conceito zen < http://www.conceitozen.com.br/a-importancia-da-seguranca-no-trabalho.html > acessado dia 05/07/2017 às 15h30minhs.

Portal Prominp < http://www.prominp.com.br/prominp/pt_br/categorias-profissionais-para-industria-p-g/om-tecnico-de-seguranca-do-trabalho-6.htm acessado dia 05/07/2017 às 15h45minhs.

Portal Administrador < http://www.administradores.com.br/artigos/academico/acessado dia 05/07/2017 às 20hs.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com