TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do estudo da sustentabilidade nos cursos de graduação e pós-graduação de engenharia civil

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

SILVA D. C. C., SILVA J. D. J. C., RABANI E. R. K Importância do estudo da sustentabilidade nos cursos de graduação e pós-graduação de engenharia civil. Estudo de caso em IES de Pernambuco. Revista principia, Nº 34. 151 a 156 pag.

Resenha crítica:

SILVA D. C. C., SILVA J. D. J. C., RABANI E. R. K

Uma analise descritiva da IES de Pernambuco escolhida para o estudo foi recentemente nomeada como a sexta melhor do nordeste no curso de Engenharia Civil, de acordo com pesquisa da Folha de São Paulo. Para o estudo analisou-se a grade curricular dos cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia Civil sendo elaborados e aplicados questionários específicos, para os professores e os alunos com questões voltadas ao ensino, aprendizagem e prática de conceitos sustentáveis. Após a aplicação dos questionários, as respostas foram compiladas e analisadas de forma a verificar a aplicação dos conceitos de sustentabilidade na formação dos engenheiros, bem como mensurar a importância das dimensões ambiental, econômica e social sob a ótica dos docentes e discentes da IES. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos e professores valorizam e afirmam conhecer os conceitos relacionados a aplicação da sustentabilidade na Engenharia Civil, porém nem todos conseguem distinguir as ações da dimensão social aplicada a projetos de construção havendo uma maior valorização das dimensões ambiental e econômica da sustentabilidade.

Os cursos de graduação, seja engenharia civil ou qualquer outro, deve sim ter na sua grade curricular componentes que instrua os seus alunos a ter visão sustentável. Segunda Uliana (2008), as universidades as universidades vem sendo cada vez mais questionadas sobre seu papel no desenvolvimento de profissionais que trabalham para dar soluções relacionadas à questão da sustentabilidade. E não há duvida que a pesquisa e a educação desempenham papel importante para este desenvolvimento em longo prazo na sociedade.

As ementas levam a crer que as universidades estão dando cada vez mais ênfase ao tema desenvolvido, sendo cada vez mais produtivas as disciplinas colocadas em foco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com