TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indústria de Laminados Mirassol Ltda passa por uma instabilidade financeira e busca soluções para se manter no mercado

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.332 Palavras (10 Páginas)  •  1.645 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Norteadoras:

Tutor EAD: Marcos Antônio

PROF:

PROF:

.

Tangará da Serra – MT, de MAIO de 2015.


[pic 3][pic 4]

Nome: Ana Brigeda Vieira da Silva – RA: 8751125802

Nome: Angélica Matias Santos de Mello - RA: 9119201022

Nome: Claudinice Azonazokero – RA: 9846196496

Nome: Lucas Oliveira Borges - RA: 8754158729

Nome: Lucineia Soares da Silva Arruda - RA: 8526971622

Nome: Rodrigo Massaroli – RA: 8964208046

DESAFIO PROFISSIONAL DA EMPRESA HOTEL BOA VIDA: EM BUSCA DA EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL

Trabalho Interdisciplinar apresentado como requisito parcial de avaliação das disciplinas Matemática Aplicada e Contabilidade Geral, do 3º período do Curso de Ciências Contábeis.

Tutor EAD: Marcos Antônio

Tangará da Serra – MT, de MAIO de 2015.


SUMÁRIO

-INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 4
-DESENVOLVIMENTO ................................................................................................ 5
-PASSO 1 ........................................................................................................................ 7
-PASSO 2 ........................................................................................................................ 9
-PASSO 3 ...................................................................................................................... 10 - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................... 13


INTRODUÇÃO

        Este trabalho aborda uma situação crítica do HOTEL BOA VIDA, que precisa de mudanças radicais através do novo administrador José Antônio da Silva, que tem se dedicado a aprimorar cada vez mais seus conhecimentos e tem certeza de que os profissionais que possuem competências e conhecimentos relacionados às novas tecnologias de gestão são os mais bem sucedidos no mercado.

        O Hotel Boa Vida, mesmo sendo o maior da região e possuindo infraestrutura excelente de lazer e para negócios, vem apresentando dificuldades administrativas, por estar perdendo gradativamente a sua quantidade de hóspedes. O movimento do empreendimento, tanto em hospedagem quanto em eventos para negócios não tem satisfeito os seus diretores.

        Na busca por ferramentas e técnicas administrativas que auxiliem no processo gerencial do Hotel Boa Vida, seu maior desafio é a necessidade de criação estratégica eficaz para manter a competitividade do hotel no mercado, partindo desde as necessidades mais básicas até mesmo as complicações com os colaboradores.

        Ao assumir suas funções, Jose Antônio achou importante solicitar uma pesquisa de clima organizacional para entender o ambiente interno, e recebeu um preocupante resultado – é extremamente elevado o índice de insatisfação dos colaboradores que atuam no hotel. Os resultados da pesquisa demonstravam que os funcionários estavam desmotivados e não se sentiam reconhecidos e realizados profissionalmente. A pesquisa também apontava problemas de comunicação e relacionamento entre a equipe e seus líderes. Os colaboradores relataram na pesquisa que não enxergavam oportunidades de aprendizagem e conhecimento na empresa. José Antônio percebeu que seu desafio profissional e propor a adoção de tecnologias de gestão para a melhoria organizacional do Hotel Boa Vida.


DESENVOLVIMENTO

        Este trabalho tem a finalidade de analisar os serviços hoteleiros com base em estratégias desenvolvidas para garantir a fidelidade do cliente em um mercado altamente competitivo. O consumidor adquiriu ampla liberdade de escolha, mostrando-se cada vez mais exigente quando o assunto é a prestação de serviço. Com as exigências cada vez maiores, a hospitalidade e qualidade no serviço prestado se tornaram o principal foco entre as empresas públicas e privadas.

        José Antônio antes de tomar uma ação para levantar um diagnóstico das informações que necessita, usará uma ferramenta muito simples e que facilita a visualização destas informações é Análise SWOT.

               Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do Hotel Boa Vida.

Foram levantadas as seguintes informações e a maneira para resolvê-las.

Forças (Strenghts)

Fraquezas (Weaknesses)

1. Clima favorável

1. Escassez de mão-de-obra qualificada

2. População acolhedora

2. Forte sazonalidade

3. Infraestrutura

3. Investimentos melhoria da hospedagem

                                        

                        

OPORTUNIDADES (OPPORTUNITIES)

AMEAÇAS (THREATS)

1. Turismo de negócios

1. Instalação de Funcionários

2. Realização de eventos

2. Falta de oportunidades de aprendizagem e conhecimentos na empresa

3. Segmento de turismo em crescimento

3. Comprometimento da imagem do hotel na mídia

        

        Com o passar do tempo, as empresas foram se desenvolvendo, mudando constantemente os procedimentos operacionais e se adaptando às novas tendências de mercado em busca da satisfação de seu cliente. Os resultados obtidos levantam a discussão de que para alcançar um serviço de qualidade se faz necessário motivar o funcionário, além de permitir que o hóspede faça uma avaliação de desempenho do atendimento através de questionários de satisfação e registrar as queixas dos hóspedes para saber o setor que precisa ser aprimorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (223.6 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com