TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos controles financeiros para aumentar a rentabilidade da indústria de laminados Mirassol

Artigo: A importância dos controles financeiros para aumentar a rentabilidade da indústria de laminados Mirassol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

Em tempos de competitividade e ociosidade do cenário econômico, as empresas que desejam se manter estáveis no mercado, devem garantir um forte controle financeiro para alavancar sua lucratividade.

É o caso da Indústria de Laminados Mirassol, uma empresa atuante no mercado de laminados há vários anos, que tem como principal matéria prima o aço, transformando-o em laminados e distribuindo para todo o país, que nos últimos anos vem encontrando dificuldades financeiras, já que com a desestabilização da economia no país, teve sua liquidez comprometida, não conseguindo obter os devidos débitos com os seus credores e atrasando entregas a seus clientes.

No balanço patrimonial da empresa apresentado no último trimestre, o ativo circulante encontra-se praticamente com valores focados em estoques e duplicatas a receber, pois a empresa comprou e vendeu muito a prazo.

Já no passivo circulante, as contas fornecedores ou duplicatas a pagar encontram-se com um alto volume monetário, resultado das expressivas compras a prazo em que a empresa efetua as suas aquisições de matéria prima.

Além disso, a constante troca de duplicatas em bancos e factors tem deixado nas mãos destes, uma fatia de seu lucro. Assim, a empresa não desfruta a sua lucratividade para transformá-la em novos investimentos.

Para estabilizar esta situação uma nova estratégia foi tomada pela diretoria da Mirassol: uma nova empresa deverá ser gerada, e os recursos financeiros desta nova empresa deverão dar suporte ao caixa da Indústria de Laminados Mirassol.

No entanto, para que esta estratégia tenha sucesso, é necessário um acompanhamento financeiro eficaz desta nova empresa, estruturando assim liberações e suportes para a Indústria de Laminados Mirassol Ltda.

Em uma assembleia, em decisão unânime, ficou estabelecido que a nova empresa continuasse com a atividade de troca de duplicatas, porém foi determinado um parâmetro percentual desta troca, e durante o prazo de um ano esta atividade não deverá mais acontecer, com o acompanhamento trimestral.

4

Após três meses de atividade, foi solicitado um levantamento da nova empresa para medir a sua performance. Com isso, foram recolhidos os 32 (trinta e dois) fatos contábeis da empresa, os quais são descritos a seguir:

1) Integralização do capital no valor de 900.000,00 sendo 50% em dinheiro e 50% em banco.

2) Compra de mercadoria a prazo para o estoque no valor de 300.000,00.

3) Compra com pagamento em dinheiro de material de escritório para o departamento de administração no valor de 9.000,00.

4) Aquisição de uma máquina a prazo no valor de 32.000,00.

5) Compra de computador no valor de 3.000,00, sendo 20% a prazo e o restante pago em dinheiro.

6) Venda de mercadorias a prazo no valor de 285.000,00.

7) Venda de mercadorias a vista no valor de 300.000,00.

8) Baixa de 80% do estoque.

9) Apropriação de salários sobre a folha do departamento de vendas no valor de 20.000,00.

10) Depósito em banco com recursos do caixa no valor de 40.000,00.

11) Pagamento de propaganda e publicidade em banco no valor de 10.000,00.

12) Venda a vista de mercadorias no valor de 40.000,00 - depósito em banco.

13) Compra a prazo de mercadorias no valor de R$ 150.000,00.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com