TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA & CONSTRUÇÃO DE EQUIPES

Por:   •  4/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.909 Palavras (24 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 24

BBA322 LIDERANÇA & CONSTRUÇÃO DE EQUIPES

Tarefa 2

Incluir todos os detalhes da tarefa, inclusive:

- Avaliação de perguntas abertas com base no caso da MediSys Corp:

1. Analisar a cultura da organização e como ela foi transformada.

R= cultura empreendedora e inovadora.

2. Identificar e explicar as questões de gestão, com base no conhecimento adquirido ao longo do curso de Liderança & Team Building.

3. Identificar e explicar as questões de liderança, com base no conhecimento adquirido ao longo do curso de Liderança & Team Building.

4. Qual é o desempenho da equipe? Dê uma explicação detalhada.

5. Essencialmente, qual foi o núcleo do conflito da equipe? Qual componente da dinâmica do trabalho em equipe não estava funcionando corretamente?

6. Com base no conhecimento e experiência adquiridos ao longo do curso de liderança e construção de equipe, desenhar e explicar um plano de ação para resolver o conflito assumindo o papel de Jack Fogel.

- informações contextuais: Avaliação de questões abertas com base no caso MediSys Corp. O caso é baseado em um conflito entre equipes funcionais, para que os alunos possam analisar a situação e colocar em prática os conceitos abordados no curso de Liderança e Team Building.

Formalidades:

- Contagem de palavras: Entre 2000-2500 palavras

- Capa, Índice, Referências e Anexo estão excluídos da contagem total de palavras.

- Fonte: Arial 12,5 pts.

- Alinhamento do texto: Justificado.

- As Referências em texto e a Bibliografia têm que estar no estilo de citação de Harvard.

Ela avalia os seguintes resultados de aprendizagem:

- Resultado 1: Identificar as principais características das equipes de alto desempenho

- Resultado 2: Compreender criticamente a importância da relação entre liderança eficaz e equipes de sucesso

MediSys Corp:

A Equipe de Desenvolvimento de Produtos IntensCare

Faltavam apenas seis meses para o lançamento do IntensCare, o novo sistema de monitoramento remoto para uso nas unidades de terapia intensiva dos hospitais, previsto para agosto de 2009 pela MediSys. A empresa estava investindo US$ 20,5 milhões no novo sistema, que representou o projeto mais ambicioso dos 10 anos de história da empresa.

Valerie Merz, gerente de marketing da IntensCare, estava sentindo uma enorme pressão ao rever a agenda para a próxima reunião da equipe de desenvolvimento de produtos. Mais uma vez, não havia tempo programado para resolver o debate sobre o projeto modular que ela sabia ser crítico para o sucesso na adoção e o sucesso a longo prazo no mercado. Sem esta modularidade, ela estava certa de que o sistema perderia participação no mercado para os próximos produtos da concorrência, ambos programados para lançamento dentro do ano. E não era apenas o seu P&L que iria levar o sucesso; a equipe, e toda a empresa, pareceriam de segunda categoria.

"Por que o Jack não está se aprofundando nesta questão e resolvendo-a?" Merz se perguntava. Jack Fogel, gerente sênior de produção, foi o líder do projeto da IntensCare, mas na opinião da Merz, ele estava muito concentrado nos detalhes do produto e muito pouco preocupado com as questões comerciais e com o lançamento iminente. Talvez fosse a hora de ela denunciar e envolver os chefes. De que outra forma ela poderia conseguir que seus colegas fizessem a coisa certa para a empresa e não apenas para seus próprios departamentos?

MediSys: Antecedentes e Organização

MediSys Corp., um fabricante privado de dispositivos médicos baseado nos Estados Unidos, foi fundado em 2002. Sua receita anual em 2008 foi de US$ 400 milhões, e a empresa empregava 1.750 pessoas. 1 A empresa desenvolveu, fabricou e vendeu sistemas de monitoramento médico para o segmento hospitalar. Os dois primeiros produtos da MediSys foram sistemas de monitoramento de especialidades pulmonares e renais de grande sucesso. Embora ainda relativamente pequena, a empresa era muito lucrativa. Sua cultura empresarial havia fomentado o pensamento inovador em toda a empresa e, como resultado, inúmeras iniciativas promissoras estavam em vários estágios de desenvolvimento - desde o redesenho até o desenvolvimento de novos sistemas.

No entanto, a diretoria da MediSys viu cedo sinais de que o crescimento estava desacelerando. Dois conhecidos concorrentes públicos, com bolsos profundos e forte reputação no setor, haviam anunciado que estavam entrando nos principais mercados da MediSys com produtos projetados para competir com a IntensCare. Uma resposta competitiva semelhante parecia provável, já que a MediSys também lançou produtos futuros.

Em parte para combater esta ameaça, um novo presidente agressivo, Art Beaumont, foi contratado em janeiro de 2008 para aguçar o foco estratégico, preservando a cultura inovadora e estimulando o crescimento rápido. Em poucas semanas, Beaumont introduziu uma série de mudanças. Como mostrado no organograma da MediSys (ver Anexo 1), a empresa continuou a ser organizada funcionalmente; entretanto, Beaumont criou um Comitê Executivo composto por seus cinco relatórios diretos: os vice-presidentes de vendas e marketing, pesquisa e desenvolvimento, design e engenharia, produção e administração. Sua intenção era desenvolvê-los em uma equipe executiva que, em conjunto, criasse e implementasse uma estratégia para o rápido crescimento da empresa. Seus primeiros meses de trabalho o convenceram de que, apesar da cultura empreendedora, alguns desses gerentes haviam se enraizado em suas funções funcionais e que o progresso poderia levar algum tempo. Enquanto ele trabalhava na formação de sua equipe administrativa, Beaumont também formalizou um processo para o desenvolvimento de produtos. Ele acreditava que a MediSys poderia superar seus concorrentes maiores e mais ricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com