TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA REVERSA NAS TRANSPORTADORAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  31/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.275 Palavras (26 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 26

A LOGÍSTICA REVERSA NAS TRANSPORTADORAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1

Resumo:

A Logística Reversa é uma ferramenta que começa a ser descoberta pelas empresas no sentido de agregar valor nos seus canais reversos. Para falar sobre o tema foi realizada uma revisão bibliográfica e histórica da Logística Reversa de maneira globalizada, no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa elaborada e aplicada revela o quanto às empresas conhece do conceito e o quanto está inserido no contexto organizacional e ainda às dificuldades de realizá-la na prática de suas operações logísticas comuns. Os resultados demonstram informações relevantes quanto ao retorno da Logística Reversa .

Palavras-chave: Logística Reversa. Aplicabilidade. Retorno.

Abstract

The Reverse Logistics is a tool that is being discovered by companies in a sense of aggregating values in its reverse channels. To talk about the theme a bibliographic and historical review of the Reverse Logistics was made in a globalized way, in Brazil and in the state of Rio Grande do Sul. An elaborated and applied research reveals how much the companies know about the concept and how much it is inserted in their organizational context and still have difficulties to accomplish it in the practice of its common logistics operations. The results show relevant information related to the return of the Reverse logistics.

Keywords:  Reverse Logistics. Applicability. Return  

1. Introdução

O presente artigo é uma pesquisa sobre a Logística reversa no universo das empresas transportadoras e operadores logísticos do estado do Rio Grande do Sul. Foi percebida a possibilidade de abordar o assunto de maneira específica neste ramo em todas as regiões do estado para verificar como estão os conceitos, a utilização, a eficiência, às preocupações referente Logística Reversa. Segundo Stock (1998:20) encontra-se a definição: “ Logística reversa: em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura...”

O conceito reflete na prática a necessidade de pesquisar o que está sendo percebido em termos de conceitos do assunto e suas aplicações no universo empresarial.

 O trabalho é um ensaio para outras buscas no assunto abordando novas áreas da Logística Reversa oportunamente. Pode-se dizer que o presente artigo é sedimentado na necessidade acadêmica percebida pela pesquisadora e também uma busca por respostas que poderão estar sendo utilizadas não somente no universo acadêmico mas que poderão servir como informação às empresas do ramo e consequentemente por outras que desejam saber mais sobre o assunto.

Nas operações logísticas de transporte existem alguns fatores que podem servir como restrição ao negócio, porém, alguns elementos por vezes não percebidos poderão implementar de maneira eficaz o ramo. Estamos falando da Logística Reversa ou Gestão do Retorno inserido nas operações logísticas que, ainda na prática, está oculto em muitos negócios no Brasil por falta de conhecimento prático ou teórico.

A metodologia proposta foi o levantamento de dados através de questionários totalizando 10 questões fechadas e abertas a serem respondidas pelas empresas de todas as regiões do estado. Foram lançados por e-mail mais de 150 questionários para as transportadoras e seus clientes. Após 90 dias circulando por todo o estado, foram recebidos 73 questionários, porém, após triagem, foram mensurados e analisados 50 questionários, levando em consideração pelo menos uma amostra por região do estado.

A pesquisa tem como justificativa abordar este tema para fornecer suporte teórico aos pesquisadores no meio acadêmico, da área de logística das empresas, administração, engenharia da produção e outros, que buscam aprender sobre a logística reversa, os elementos que a compõem, identificar as principais características dos produtos que retornam ao ciclo de negócio, compreender as razões que justificam as devoluções dos bens de pós-venda, bem como conceitos e técnicas de análise que possam ser úteis no projeto e administração do mesmo. Busca-se também identificar a forma como as empresas adotam ou empregam o conceito de logística reversa.

 É relevante esclarecer o conceito de logística reversa: em uma perspectiva de logística de negócio, o termo Logística Reversa refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura.

O objetivo da pesquisa é mapear questões citadas na justificativa acima, contudo, não se esgota questões que ainda podem ser abordadas e que ainda não estão contempladas no presente artigo.

O artigo está dividido em partes para melhor compreensão que, passa por uma revisão conceitual da Logística Reversa e suas origens e se encaminha para um referencial da Logística Reversa no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de situar historicamente a mesma no contexto e traçar um cenário de entendimento do conceito e das questões que foram propostas as empresas transportadoras, segmento público-alvo da pesquisa. Com isso, chega-se no ponto crucial que é a pesquisa aplicada e os seus resultados analisados através de tabelas, gráficos e considerações sobre os mesmos.

1.1 – Uma perspectiva histórica dos conceitos de Logística Reversa

As diversas definições e citações de logística reversa até o momento revelam que o conceito ainda está em evolução, em face das novas possibilidades de negócios relacionados com o crescente interesse empresarial.

Segundo o CLM – Council of Logistics Management (1993:323): “ Logística reversa é um amplo termo relacionado às habilidades e atividades envolvidas no gerenciamento de redução, movimentação e disposição de resíduos de produtos e embalagens...”

Segundo Leite (2003:16-17), a logística reversa como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo , por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.

Portanto, a logística reversa, por meio de sistemas operacionais diferentes em cada categoria de fluxos reversos, objetivando tornar possível o retorno dos bens ou de seus materiais constituintes ao ciclo produtivo ou de negócios. Agrega valor econômico, ecológico, legal e de localização ao planejar as redes reversas e as respectivas informações e ao operacionalizar o fluxo desde a coleta dos bens de pós-consumo ou de pós-venda, por meio dos processamentos logísticos de consolidação, separação e seleção, até a reintegração ao ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (373.1 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com