TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança de Equipe

Por:   •  6/12/2019  •  Dissertação  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Líder, Liderar, Liderança… São muitas a variáveis que definem o Líder. São longas as discussões e teorias que trazem desde uma capacidade natural, que deve ser desenvolvida, até o professional que por ascenção acaba por se tornar um lider.

A Liderança podemos dizer que é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva comportamento. Esta definição cabe muito bem nos dias atuais, onde o Lider precisa contar com os liderados tomados pelo sentimento de confiança. Estilos antigos de lideranças, onde muito era imposto estão caindo por terra.

Este trabalho tem como objetivo elaborar um plano de liderança com recomendações para o desenvolvimento de uma equipe de 30 pessoas de uma empresa de Construção Civil que irá construir uma barragem. São profissionais das gerações X e Y, alguns contratados recentemente e a grande maioria destes engenheiros de diferentes áreas, arquitetos, ecologistas, especialistas em recursos hídrico, entre outros nunca trabalharam juntos.

Desenvolvimento

[Discuta a importância da comunicação corporativa para a implantação e manutenção de equipes produtivas. ]

Nos dias atuais, é cada vez maior a necessidade de disseminação da informação efetiva e ágil em todos os setores de qualquer empresa. Tratando de uma construção de uma barragem, alterações do direcionamento do projeto devem ser feito ainda mais efetivo. O ser humano se sente valorizado quando recebe uma informação direta do seu líder.

Vejamos a seguinte situação: 2 engenheiros (Civil e um geológico) que estão no mesmo nível hierárquico e estão desenvolvendo uma atividade em conjunto, por exemplo a definição do fornecedor do equipamento de perfuração da rocha da barragem. O líder da equipe convoca o Engenheiro Geológico e informa a ele que a empresa Perfura Fundações foi selecionada e pede que ele comunique ao Engenheiro Civil. São stakeholders que devem ser tratados com igualdade e que com um simples “recado” pode desencadear todo um processo de desmotivação.

A comunicação corporativa efetiva tem como objetivo melhorar a eficiência do grupo como um todo e deve ser planejada e bem estruturada. Como uma ação primordial, já que nem todos são funcionários antigos da empresa, é de suma importância que todos leiam, saibam e entendam a Missão, Visão e Valores da empresa, para que desde o início estejam todos com o mesmo objetivo, que neste caso é a construção de uma barragem.

Ainda, é necessário que a comunicação seja realizada de forma a evitar os dois problemas clássicos: Turbilhão e perda. Diante disso, é necessário que a comunicação tenha somento um responsável. Com isso, qualquer problema que seja identificado como advindo do emissor, as tratativas serão melhor direcionadas. Informativos via email, papéis impressos fixados em frente de serviços, alojamentos e refeitórios, são uma excelente forma de minimizar os efeitos da radio peão. Um exemplo bem-sucedido que presenciei, foi na construção da Usina de Belo Monte, onde chegamso a contar, à época, com aproximadamente 25.000 funcionários. Todos os informativos de Segurança, Meio ambiente, RH e Saúde, eram aprovados pela gerência do contrato, impressos e fixados logo no início da manhã, antes do início do turno as 7h00. As 7h00 eram enviados e-mails a todos os administrativos e com isso todas as pessoas envolvidas no processo sabiam da informação ao mesmo tempo, minizando assim a possibilidade de informações distorcidas serem interpretadas de formas diferentes.

[Descreva o perfil desejado do líder que conduzirá a equipe. ]

Uma equipe que em sua grande maioria trabalhará junta pela primeira vez requer um líder que tenha um ótimo relacionamento interpessoal, saiba escutar, interpretar e ter empatia. Desta forma, principalmente no iníco do projeto ele terá a possibilidade de tomar as melhores decisões, escutando as áreas e discutindo junto com a equipe as tomadas de decisões.

Como disse Stan Lee “Com grandes podeses vêm grandes responsabilidades”, esse líder tem grande poder, será responsável pela construção de uma barragem e terá muita responsabilidade com os outros e principalmente com ele mesmo. O líder deverá ser automotivador. A cada dificuldade que venha a encontrar, ele deverá buscar motivos para não baixar a guarda e levar isso a equipe, mantendo assim todos entuasiasmado com o projeto.

[Apresente o estilo de liderança apropriado para o desenvolvimento da equipe de alta performance. ]

Mais uma vez, a diversidade da equipe, desde a formação acadêmica, passando pelas gerações presentes e demais diferenças seja de onde vieram, do que gosta, etc, fará com que o líder adotará o estilo de liderança situacional. Por que situacional? A construção de uma barragem proporciona dezenas de desafios em diferentes etapas. Alguns profissionais deverão ser utilizados com maior intensidade em algumas etapas e outros em outras etapas, fazendo assim com que o Líder tenha que a cada etapa enfrentar um novo desafio e situação nova necessitando de uma flexibilidade para mudança, ouvir sugestões dos mais experientes, por exemplo, e sempre ajudando a equipe a executar a tarefa. Com isso, é necessário que este líder utilize haja conforme os autores Blanchard e Hersey indicaram: Dirigindo, Persuadindo ou treinando, compartilhndo ou apoiando e por fim delegando.

• Dirigindo – onde deverá definir claramente a necessidade do projeto e acompanhando profissionais ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com