TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança de Equipes

Por:   •  12/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

No mundo globalizado atual, a liderança tem exercido um papel fundamental para a construção e solidificação de diferenciais que agregam valor para a organização através de sua capacidade de mobilizar os individuos e, com eles, atingir resultados de forma consistente e coerente com a Cultura Organizacional da empresa.

Segundo Schein (2009), em uma era na qual a liderança é constantemente apontada como variável crítica para o sucesso de uma organização, se torna ainda mais importante considerar a forma como os líderes criam uma Cultura Organizacional e como a própria cultura define e cria, por sua vez, novos líderes. Reconhecendo a importância desse papel, a construtora DGS criou o Programa de Desenvolvimento de Lideres (PDL) com o intuito de transformar um grupo de funcionários em uma equipe de alta performance, através de um desenvolvimento conduzido pelos líderes das empresas.

O desenvolvimento de trabalhos de lideranças tem relação direta com os resultados obtidos pelas empresas, sendo por isso considerado papel estratégico das áreas de Recursos Humanos. Embora alguns estudos da consultoria Boston Consulting Group (Revista Exame, fevereiro de 2015) evidenciem a ligação umbilical entre a capacidade da área de Recursos Humanos e a performance da organização, sabe-se, entretanto, que discutir o papel estratégico de Recursos Humanos nas empresas significa assumir os desafios referentes aos fatores dos indivíduos, que conduzem a resultados diferenciados alinhados a estratégia definida. E se pensarmos no indivíduo enquanto lider, autores como Ulrich (2000), Andrade Pacheco et al (2013) e Whitmore (2006) indicam para a necessidade que os líderes têm em gerenciar e inspirar equipes com o compromisso de criar condições para transformar, rapidamente, estratégias em ações.

A partir desse entendimento, a construtora DGS buscou metodologias que pudessem suportar, a partir de conceitos e métodos, a superação dos desafios identificados. Iniciou-se um trabalho um trabalho de desenvolvimento de lideres para uma atuação enquanto time de trabalho.

Desenvolvimento

A comunicação bem-sucedida fortalece os relacionamentos necessários para se alcançar os resultados pretendidos pela empresa, devendo ela ser uma ação direta e com transparência por parte da organização. Neste plano trataremos a comunicação como um fator crítico de sucesso para a implantação e manutenção do Programa de Desenvolvimento de Lideres (PDL). A comunicação realizada pela empresa tendo o líder como o principal canal de comunicação deve assegurar a capacidade do profissional em ser transparente e assertivo em suas colocações para o time, garantindo que todas as informações necessárias sejam fornecidas a seus colaboradores, pares, superiores e demais partes interessadas. Esse processo necessita de total transparência nos contatos, praticando a ação de dar e receber insights, fortalecendo e solidificando as relações de respeito e confiança para ambos os lados. A comunicação corporativa deve fluir com facilidade entre os diferentes níveis, departamentos e áreas da organização, favorecendo a transparência do conteúdo das informações. As comunicações da organização deverão ser baseadas em esforços para evitar mal-entendidos e equívocos de comunicação, pela seleção cuidadosa de métodos, meios e mensagens.

A comunicação utilizada corretamente é capaz de impactar e influenciar as pessoas em busca de um objetivo comum. Caso existam ruídos nos canais de comunicação, eles deverão ser removidos para preservar a harmonia da organização.

Nas fontes de estudos tradicionais, elencam-se 3 estilos de liderança: Autocrática, Democrática e Liberal.

Nos dias de hoje, novos estilos aparecem em destaque: a liderança situacional e a liderança coaching.

Como cada um dos estilos possui suas respectivas peculiaridades, vantagens e desvantagens. Certamente, irão trazer resultados ou não em determinadas situações.

Autocrática

Neste modo de atuação, é adotada uma postura autoritária e centralizadora frente a equipe. O líder concentra as decisões importantes e estratégicas, com base em suas experiências, habilidades e conhecimento técnico.

Os colaboradores estão sujeitos a regras muito bem definidas. Há pouca ou nenhuma abertura para se posicionarem, questionarem ou contribuírem com ideias ou sugestões.

Hoje é considerada uma linha de liderança mais conservadora e frequentemente visto como ultrapassada, esse modelo de liderança como todos os outros possui suas vantagens e desvantagens conforme mostrado a seguir:

Vantagens:

• Agilidade nas decisões, que geralmente são concentradas no líder;

• Sob a presença e pressão do líder os membros do time tendem a ser mais produtivos;

• Maior controle dos processos e maior especialização por parte da equipe, que trabalha focada nas tarefas.

Desvantagens:

• A equipe pode encontrar na figura do líder alguém visto como um ditador, criando tensão, ruídos e consequentemente conflitos dentro da equipe;

• É possível que os liderados se sintam desvalorizados, pouco colaborativos e subutilizados, já que não pouco contribuem com as tomadas de decisões e novas ideias;

• O líder tende a ficar com sobrecarga devido a centralização das decisões;

• A produtividade tende a diminuir na ausência do líder devido ao relaxamento da equipe;

Democrática

Os líderes que trabalham com este estilo tender a ser abertos à interação, sugestões, participações e contribuições do time. Sendo essas, inclusive, posturas incentivadas.

Líderes que adotam esse estilo estão sempre em sintonia com o relacionamento, bem estar e motivação do time. Tendem a incentivar e estimular os bons relacionamentos, a comunicação direta e o desenvolvimento dos colaboradores.

Vantagens:

• Maior interação entre líder e time;

• Foco na satisfação e motivação das pessoas, que geralmente são mais confiantes tornando-se assim mais responsáveis e produtivos;

• Reconhecimento da contribuição dos indivíduos da equipe;

• Maior comprometimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com