TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Internacional

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Jorge Amado

Avaliação 2 – Trabalho da Disciplina [2]

Salvador - BA
2018


Centro Universitário Jorge Amado

Discente: Higor dos Santos Araujo    Matrícula: 173003407

Docente: Vivian Manuela Conceição

Disciplina: Logística Internacional

Turma: 030006 – Curso Superior de Tecnologia em Logística - Virtual

Avaliação 2 – Trabalho da Disciplina [2]

Trabalho elaborado pelo aluno Higor Araujo da turma 030006 do Curso Superior de Tecnologia em Logística - Virtual, para a disciplina de Logística Internacional, ministrada pela professora Vivian Manuela Conceição e avaliada para o semestre da unidade.

Salvador – BA

2018

Sumário

Introdução__________________________________________________03

Procedimento de importação___________________________________03

Custos e Riscos____________________________________________03 / 04

Modais utilizados___________________________________________04

País de Origem e Destino (Importação) __________________________05

Enquadrando o Regime Aduaneiro Especial______________________06

Conclusão________________________________________________06

Referências_______________________________________________06

03

Introdução

Na logística internacional nos deparamos sempre com regimes aduaneiros, e pode ser considerada aquela que fica mais próximo e em contato com as mercadorias. A parte da distribuição (modal) recolhe o produto do local onde ele se encontra, faz a roteirização através de um sistema, até a entrega no destino final do mesmo. Sendo assim, é necessário seguir todo conjunto de atividades, com compras, normas, procedimentos para uma boa execução. O objetivo do presente trabalho é mostrar todo um roteiro de produtos e peças automobilísticas, por meio do modal rodoviário e aquaviário, e desenvolver estratégias, observando sempre os custos, analisando e tendo em vista todos os processos alfandegários a serem seguidos.

Procedimentos de importação Auto/Peças

A importador deve estar de comum acordo com a empresa que irá disponibilizar a mercadoria, sendo necessário otimizar os processos para que as operações sejam diretas e rápidas. Para isso é necessário estudar rotas, valor do frete, a distância a ser percorrida onde na importação de Auto/Peças se faz necessário um amplo planejamento.

Custos e Riscos da Importação

Primeiramente para não correr nenhum risco ao importar produtos de segmentos Auto/Peças o indivíduo deve fazer uma análise da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). 

A NCM é um código para o tipo de produto que quer importar, é uma norma do Mercosul identifica a natureza das mercadorias. O objetivo do NCM é classificar os itens conforme a regulamentação do Mercosul. Ele facilita também estáticas do comercio exterior. Depois, é necessário saber se os produtos têm alguma licença específica de importação. A Licença de Importação é como se fosse uma autorização para importar determinados tipos de mercadorias.

04

Entre os impostos na importação formal estão: O Imposto de importação (II), alíquota de 0% a 35%; Impostos de Produto Industrializado (IPI), alíquota entre 5 e 20%; Programa da Integração Social (PIS); Contribuição para Fins Sociais (Confins) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS),a alíquota varia de acordo com o Estado. Já na importação simplificada, existem apenas dois impostos: O Imposto de Importação (II), alíquota de 60% e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), alíquota, em média, de 18%.

Modais utilizados

1º Rodoviário – Recolhendo o produto no local de origem e o transportando para o ponto de embarque na zona alfandegária do país em questão. No local de destino exerce a função de retirar o produto da zona alfandegária do país e o transportar até o consumidor.

2º Marítimo – Embarcando e desembarcando todos os produtos em containers de forma distribuída e organizada de um país ao outro.

[pic 1][pic 2]

05

Um dos principais países importadores de Auto/Peças para o Brasil é o Japão no qual seu procedimento é bastante burocrático e se dão desta forma.[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (367.4 Kb)   docx (331.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com