TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística e Comercio Eletrônico

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância - 01

Unidade de Aprendizagem: 4191 – LOGÍSTICA 2018-B

Curso: Administração

Professor: Jose Roberto Sampaio

Nome do aluno:

Data: 08/08/2018

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Logística e Comercio Eletrônico

“... dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) por meio da pesquisa “Logística no E-commerce 2017”, concluem que “a expansão (do e-commerce) esconde uma dificuldade vivida pelo setor como um todo: os gargalos logísticos.

De acordo com os respondentes do estudo, que visa compreender detalhes de alguns aspectos do setor, o transporte de mercadorias (frete) responde por 58% dos gastos, seguidos pela armazenagem (21,5%) e manuseio (20,5%). Mais importante: em um momento no qual os consumidores têm pressa para a entrega de produtos, paradoxalmente, o tempo de entrega aumentou.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/interferencia-logistica-no-e-commerce/

...........

O desafio da logística

Quem compra online sabe bem: logo que se efetua o pagamento, a expectativa é clara – receber o produto o quanto antes e de acordo com o anunciado. E por mais que as etapas compreendidas entre o momento da compra e a entrega ao consumidor final sejam imperceptíveis ao comprador, elas representam o principal desafio para os donos das lojas virtuais: qualquer erro nesse percurso pode resultar em atraso na entrega ou até mesmo falha na remessa, impactando negativamente na avaliação do cliente. De acordo com o especialista da SHL Logística, Roberto Hoffmann, esse é um dos maiores desafios do e-commerce brasileiro: “Dados do setor demonstram que o maior problema enfrentado pelas lojas virtuais brasileiras é justamente o atraso na entrega: essa é a realidade de mais de 60% delas.

Fonte: http://www.redepress.com.br/noticias/2016/06/08/otimizacao-da-logistica-e-um-fator-de-sucesso-para-o-comercio-eletronico/

Com objetivo de avaliar os aspectos e a importância das logística no comércio eletrônico, faça a seguinte pesquisa, respondendo às suas questões-chave:

1. Escolha uma linha de produtos e identifique duas empresas: uma ofereça estes produtos pelo comércio eletrônico e outra empresa que ofereça os mesmos pelo comercio tradicional (loja física), destacando as seguintes informações: (3,0 pontos)

1.1. Linha de Produtos escolhida

Resposta: Pneus Automotivos

1.2. Nome das empresas / Segmento que atua (listar as duas)

Resposta: PneuFree (comércio eletrônico) e Pneusola ( loja física)

1.3. Área de operação (lojas físicas)

Resposta: Esta empresa física PneuSola atua na capital mineira Belo Horizonte- MG e também nas cidades que constituem a grande Belo Horizonte, com total de 32 lojas.

1.3. Diferenciais anunciados: Preço, prazos, assistência técnica e política de devoluções

Resposta: As condições de preço são melhores na loja PneuFree(comercio eletrônico), porem há de se pensar que este preço é melhor em alguns estados por causa do custo do frete agregado a mercadoria;

Na questão de prazo para moradores da grande Belo Horizonte loja física Pneusola o prazo é o melhor, pois há estoque a pronta entrega.

Assistência técnica e politica de devoluções se torna mais fácil utilizando a loja física Pneusola, pelo fato de não ter que encaminhar o pneu para averiguações, visto que basta somente ir até a loja física e mostrar o problema, caso seja verificado o problema a troca é imediata; o mesmo não ocorre com a loja PneuFree o qual a sistemática de devolução e assistência técnica ainda é bastante complicada e demanda algum tempo.

2. Com base nas informações pesquisadas na Questão 01, elabore um quadro comparativo dos serviços logísticos oferecidos, constando:

2.1. Prazo de entrega prometido (por região) para a linha de produtos escolhida

2.2. Garantias ou compensações em caso de atrasos, trocas de produto ou avarias

2.3. Diferenças relevantes de prazos de entregas entre lojas virtuais e físicas

(3,0 pontos)

Prazo de Entrega prometido Garantia,Atrasos, Troca ou Avarias Diferenças relevantes prazos de entregas

PneuFree

(Comercio eletrônico) MG SP,RJ:

( 7 a 11 úteis)

Nordeste:

( 12 a 15 dias úteis)

PR,SC,RS :

( 4 a 7 dias úteis)

DF ,GO, MS, MT:

(10 a 13 dias úteis)

Norte:

( 18 a 21 dias úteis)

Todos a contar a partir da confirmação do pagamento. - 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação contados a partir da data da emissão da Nota Fiscal de venda para o cliente.

- Caso um dos pneus apresente defeito de fabricação, o cliente deverá seguir o procedimento abaixo:

- Contatar imediatamente pelo email sac@pneufree.com.br apresentando o máximo possível de informações quanto ao ocorrido e ao estado do pneu;

- após este primeiro contato, o setor responsável poderá entrar em contato com o cliente solicitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com