TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMATICA APLICADA

Por:   •  19/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

MATEMÁTICA APLICADA

A matemática é de suma importância para o gerenciamento correto das empresas, visto que é uma ferramenta muito influente de comunicação em razão de que pode fornecer informações diretas e dinâmicas através de várias fórmulas. Sem o uso da matemática, torna- se praticamente impossível realizar o gerenciamento do fluxo de caixa, controlar a folha de pagamento, ou mesmo o fluxo de mercadorias. Pois todas as empresas giram em torno de números e valores, dos quais elas precisam para continuar crescendo no mercado, uma vez que são os números e valores que mostram os ganhos ou perdas acumuladas. Com isso o empresário deve estar atento ao que está acontecendo para que não ocorra prejuízos.

É com esses números que o contador consegue fazer o levantamento dos investimentos e das despesas da empresa. Consegue saber se a empresa está lucrando através dos rendimentos, avalia o grau de satisfação no mercado de trabalho, compara metas e faz ações visando o lucro para projetar previsões quanto ao crescimento da empresa e faz uso de cálculos de porcentagem para saber os índices de aumento nas aplicações financeiras.

A matemática pode ser aplicada em qualquer sistema, seja ele de produção, controle de qualidade, projetos, ou outros. Ela possui metodologias que podem ser aplicadas em diversas áreas da empresa, como: Preço-oferta, preço-demanda, efeito do preço na oferta, taxa de variação e função lucro. Decisões que são tomadas através de resultados quantitativos bem resolvidos, levam a empresa a ter acertos mais rápidos e mais precisos. Como disse o físico Galileu Galilei (1564-1642) “As leis da natureza estão escritas na linguagem da matemática”, ela sempre será a melhor forma de entender como o mundo funciona.

Os pontos mais importantes da matemática aplicada que o empresário precisa saber são os seguintes:

  1. Proporções, razões, regra de três e porcentagem;
  2. Tabelas, gráficos, médias, variância e desvio padrão;
  3. Cálculos de função gasto, receita e lucro e suas taxas de variação;
  4. Cálculo de do ponto de equilíbrio em quantidades e em valores;
  5. Conceitos e cálculos básicos da matemática financeira (Juros simples e compostos, descontos e taxas);
  6. Saber ler e interpretar gráficos para as tomadas de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (286.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com