TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MICROECONOMIA APLICADA AOS NEGÓCIOS

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                                MICROECONOMIA APLICADA AOS NEGÓCIOS

Atividade – Semana 13/04 a 17/04

Teoria da Firma – Produção (Longo Prazo)

Vitória Reis

Leia, com atenção, ao material proposto no Moodle (referência bibliográfica, slides e exercícios resolvidos) e responda as questões seguintes.  

  1. O que é curva de isoquanta?  

É uma curva que representa a mesma quantidade de unidades produzidas com diferentes combinações de fatores ou insumos.

  1. Por que é possível afirmar que a Taxa Marginal de Substituição Técnica é um conceito particular de custo de oportunidade? 

É possível afirmar que é um conceito particular de custo de oportunidade pois você abre mão de um insumo para ter uma quantidade a mais de outro insumo.

  1. No longo prazo, as empresas que optam em expandir seus negócios precisam alterar sua capacidade de produção (trabalhadores + máquinas) – ampliação da escala - o que pode resultar ou em economia de escala, ou deseconomia de escala, ou rendimento constante de escala. Explique cada um desses “fenômenos”.  

Economia de escala: conhecida também como rendimentos crescente de escala ocorre quando a empresa amplia a capacidade produtiva e a produção aumenta em uma proporção maior. Portanto trata-se de uma vantagem competitiva pois empresa está economizando recursos quando aumenta a capacidade produtiva.

Deseconomia de escala: conhecida também como rendimentos decrescente de escala ocorre quando a empresa amplia a capacidade produtiva e a produção aumenta, mas em uma proporção menor que o esperado. Portanto trata-se de uma desvantagem competitiva, pois devido a falta de eficiência em seus recursos produtivos e sua má gestão o esperado que seria ampliar a produção na mesma proporção não ocorre.

Rendimento constante de escala: ocorre quando a empresa amplia a capacidade produtiva e a produção aumenta na mesma proporção. Portanto não se trata de uma vantagem ou uma desvantagem competitiva pois é o que se espera que aconteça na produção quando a capacidade produtiva é aumentada.

  1. Sobre economias de escala, responda: 
  1. As economias de escala se dão a longo ou a curto prazo? Justifique sua resposta.

As economias de escala se dão a longo prazo porque se trata de um fenômeno que resulta em ampliação de capacidade produtiva e para isso ocorrer é preciso aumentar o número de máquinas, trabalhadores e alguns casos o local de produção que isso só é pensado a longo prazo.

  1. Por que as economias de escala podem ser uma vantagem competitiva para as empresas que as têm?

Porque as empresas conseguem se especializar e utilizar de modo eficiente seus recursos produtivos.

  1. Considere a tabela seguinte que retrata a ampliação da capacidade produtiva (número de máquinas e de trabalhadores) de uma empresa produtora de minério de ferro e o seu impacto na Produção Total (em toneladas por ano).  

Máquinas

Trabalhadores

Produção

20

25

30

3x        60

3x            75

2,33X   70

 

Defina que tipo de rendimento de escala (economia de escala, rendimento constante de escala ou deseconomia de escala) essa empresa possui. Justifique sua resposta.  

 Essa empresa possui uma deseconomia de escala pois conforme a capacidade produtiva foi aumentada a produção também aumentou, porém, a produção não aumentou conforme o esperado, sendo assim, a empresa tem uma desvantagem competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com