TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MORTE E O QUE ELA REPRESENTA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Por:   •  15/6/2017  •  Dissertação  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.519 Visualizações

Página 1 de 2

A MORTE E O QUE ELA REPRESENTA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

FILOSOFIA E ÉTICA

A Morte e o que ela representa na Sociedade Contemporânea

São poucas as coisas na vida das quais podemos ter certeza. Uma delas, ou quem sabe a única delas, é de que um dia chegaremos ao leito da morte. Ao longo da história da humanidade certamente este é o maior de todos os dilemas. Questões religiosas de diversas doutrinas encaram a morte de maneiras diferentes, como vida eterna após a morte, ou retorno à este mundo em forma de animais ou plantas, ou até mesmo de que não há nenhum tipo de vida após este certo acontecimento. O fato é que a morte é uma realidade que impacta certamente a todos os seres humanos, e não só eles, mas todos os seres vivos.

O que ela representa na sociedade contemporânea? É uma questão absolutamente difícil de se responder, tendo em vista que cada um a enxerga de maneira própria e diferenciada. Em todo caso, podemos notar que causa um certo espanto, um receio real sobre o incerto futuro que poderá vir após esta passagem, assim como certamente causava às sociedades anteriores. O esperar pelo fim da vida pode motivar as pessoas a viverem uma jornada feliz, buscando aproveitar cada segundo que lhes resta a partir do nascimento, o que por outro lado, pode ser perigoso, pois quando se quer ser feliz pensando apenas em aproveitar a vida terrena, o ser humano pode esquecer-se de valores morais que visam o respeito à dignidade do outro simplesmente para que enquanto caminha com vida nesta terra tenha a satisfação de seu ego o máximo possível preenchida. Algumas vezes essa busca pela satisfação do ego, através da corrida contra o tempo, provoca reações negativas na sociedade que cada vez mais incentiva a felicidade própria esquecendo-se de que é necessário respeitar outros valores que, por outro lado, ao respeitá-los, pode ferir o próprio ego.

Por fim, a morte é necessária, ninguém veio a este mundo para ficar. Portanto, cultivar o que for bom e edificante para a humanidade é o que mais nos aproxima de nos tornarmos eternos na memória daqueles que ficam.

CONCLUSÃO / PARECER

Particularmente este é um assunto que muito me interessa. Gosto de pensar que possa haver vida após a morte e que não faria o menor sentido tantos aprendizados, sofrimentos, alegrias, edificações se não recebêssemos após esta corrida alguma lição ainda maior. A crença em um Deus que tudo criou e que tem um objetivo a respeito de cada ser individualmente me faz ter fé e esperança de que tudo será finalmente compreendido. Acredito que a filosofia e a ética são frutos da capacidade humana de reconhecer no íntimo da alma que receberam o dom da vida e que devem, a partir deste dom, buscar a harmonia na sociedade afim de, passando por certas dificuldades, provarem ao final da peregrinação terrestre serem merecedores de voltar vitoriosos para a sua verdadeira origem que é, segundo minha própria crença, o coração de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com