TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Margem de Contribuição

Por:   •  13/5/2020  •  Exam  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

CONTROLADORIA

EFEITO DOS TRIBUTOS SOBRE CUSTOS E PREÇo       

Os tributos incidentes requer uma análise sobre os custos os preços e as margens de lucro, apesar de muitos impostos não serem registrados contabilmente nos custos dos produtos.

Os custos plenos devem ser remunerados pelos preços praticados nos mercados, cobrindo todos os impostos incidentes ao gerar margem razoável de lucro, sendo três esferas diferentes os impostos, federal, estadual e municipal e dois tipos básicos: acumulativos e não acumulativos.

O tributo não cumulativo permite recuperar uma parte do valor pago na aquisição, quando da apuração do saldo final do período de apuração a ser pago ao Estado.

No Brasil quatro tributos estão abrangidos pelo regime não-cumulativo, quais sejam: Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e a na Prestação de Serviços de Transporte Intermunicipal e Interestadual e de Telecomunicações (ICMS), Programa de Integração Social (PIS), e a Contribuição para o Finsocial (COFINS).

Observando que o Brasil possui uma carga tributária muito complexa pela existência de uma grande quantidade de tributos, é de grande relevância que verificar como deve ser calculado o custo de aquisição, considerando as possibilidades, ou vedações, de acordo com as opções tributárias adotadas pelas empresas fornecedoras e também pela que está adquirindo.

Durante as atividades obtidas defini-se a receita através do preço de venda, é de suma importância a formação do preço e analisar o custo do produto.

Segundo Beulke e Bertó (2011), “o custo é definido como um valor que expressa o consumo da empresa ou indústria para a produção ou a venda de um determinado produto ou serviço, ou seja, são os insumos e consumos expressados em valor monetário”.

Por tanto, para calcular o preço de venda é indispensável conhecer o custo do produto, os preços dos produtos dos concorrentes, os preços dos produtos substitutos, os custos são base para a formação do preço de venda.

Para formação de preço utitliza-se uma margem conhecida como Mark-up segue a formula:

MARKUP = 1 – (IMPOSTOS+ COMISSÃO+ FRETE+ PERDAS+ CUSTOS E DESPESAS FIXAS+ MARGEM DE LUCRO)

Depois do calculo do mark-up calcula-se o preço de venda

PV = CUSTO DIRETO/ MARKUP

Crédito do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS – SP)

O ICMS é um imposto estadual que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação. Lembrando ainda que as alíquotas podem variar de 7% a 35%, conforme a essencialidade das mercadorias. 

ICMS em São Paulo – 18%

Crédito do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o

Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

O PIS e a COFINS que são impostos cumulativos, passou a vigorar também pelo sistema não cumulativo conforme as Leis no 10.637/02 (PIS) e 10.833/03 (COFINS). As alíquotas para o sistema não cumulativo são de 1,65% para o PIS e de 7,6% para a COFINS.

REFERÊNCIA

BERTÓ, Dálvio Jose; BEULKE, Rolando. Gestão de Custos. 2ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

PORTAL TRIBUTARIO - Pis E Cofins – Síntese Dos Regimes De Incidência. Disponível em: http://www.portaltributario.com.br/artigos/pis-cofins-regimes.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (716 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com