TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A reciclagem do alumínio contribui para o desenvolvimento sustentável

Abstract: A reciclagem do alumínio contribui para o desenvolvimento sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Abstract  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 2

A reciclagem do alumínio contribui para o desenvolvimento sustentável.

A capacidade infinita de reciclagem do alumínio é uma vantagem marcante para o setor nos aspectos ambiental, econômico e social. O reaproveitamento é realizado tanto a partir de sobras do processo de produção, como de sucata gerada por produtos descartados.

Os ganhos começam na matéria-prima. Para produzir uma tonelada de alumínio são necessárias cinco de bauxita. Em 2009, o Brasil reciclou 198,8 mil toneladas de sucata de latas e poupou mais de 890 mil toneladas de bauxita (minério do qual se obtém o alumínio), que seriam extraídas das reservas naturais brasileiras. A reciclagem também representa proteção ambiental e economia de recursos naturais, com menor emissão de poluentes na atmosfera. Quando o alumínio reciclado substitui o primário no processo produtivo, reduz-se a formação de resíduos sólidos.

A reciclagem do alumínio já atinge 1/3 da demanda mundial, sendo uma parceira do desenvolvimento sustentável e sua atividade é um investimento tanto para as futuras gerações como para a preservação dos recursos naturais.

Reconhecida por seus benefícios ecológicos, a reciclagem é uma atividade na qual o alumínio apresenta uma combinação única de vantagens, destacando-se além da proteção ambiental, a economia de recursos naturais, a geração de renda para populações carentes e importante fonte de suprimento.

A reciclagem é um dos atributos mais importantes do alumínio. Qualquer objeto feito a partir do metal pode ser reciclado infinitas vezes, sem perda da qualidade. Além da lata, utensílios domésticos, bens de consumo, esquadrias de janelas, componentes automotivos e outros, também são fundidos para ser novamente empregados na fabricação de produtos similares ou distintos. Além do aspecto de geração de empregos e renda, a reciclagem vem cumprindo um importante papel no atendimento à crescente demanda da sociedade por objetivos que visam a educação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com