TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Aplicada

Por:   •  22/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 5

1. MATEMÁTICA FINANCEIRA

A matemática financeira, segundo Assaf Neto (2019, p. 481)

[...] trata, em essência, do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. O seu objetivo básico é o de efetuar análises e comparações dia vários fluxos de entrada e saída de dinheiro de caixa verificados em diferentes momentos.

Pode-se afirmar, em outras palavras, que ela é o segmento da Matemática que dá acesso às análises financeiras empresariais, corroborando com a visualização dos fluxos de caixa e permitindo não apenas a observação quantitativa dos ativos e passivos da empresa mas também a correta previsão de alocação dos recursos e futuros investimentos.

Sob a compreensão de que a matemática financeira é essencial nos processos decisórios da empresa, este capítulo destina-se a dissertar acerca dos seus principais conceitos e componentes.

A primeira observação acerca da matemática financeira é que ela é fundamental para a resolução dos problemas de âmbito financeiro das empresas. Isso deve-se ao fato de que, por meio dos seus registros, torna-se possível o acompanhamento das aplicações, dos empréstimos e das variáveis. Ressalta-se, todavia, que a matemática financeira possui utilidade não apenas no âmbito empresarial, mas também no âmbito pessoal. A título de exemplo, pode ser aplicada em empréstimos entre pessoas físicas ou, ainda, entre pessoas físicas e jurídicas – como é o caso dos empréstimos bancários.

Há, ainda a possibilidade de conceituar a matemática financeira da seguinte maneira:

[...] como um dos inúmeros ramos da Matemática, que surgiu da necessidade de termos que lidar com o dinheiro ao longo do tempo. Para a Matemática usual, aquela que sempre aprendemos, dois sempre é igual a dois, mas para a Matemática Financeira essa informação é insuficiente, pois, além de quantificar, ou seja, dizer que dois é igual a dois, precisa situar o momento temporal, ou seja, dois só é igual a dois, se, e somente se, os dois valores estiverem situados no mesmo momento temporal, ou, melhor falando, na mesma data. (ROVINA, 2009 apud CAVALEIRO, 2020, p. 12)

Nesse sentido cabe questionar: quais são os elementos partícipes da matemática financeira?

Alguns conceitos são fundamentais para obter a resposta da questão acima. O primeiro deles é o capital. O capital, de acordo com os pressupostos teóricos levantados por Cavaleiro (2020, p. 12) é o “valor principal de uma operação, ou seja, do dinheiro em um momento inicial”. O segundo elemento trata-se do montante, compreendido como “o valor do dinheiro no futuro” (CAVALEIRO, 2020, p. 12).

Assaf Neto (2019) atrela ambos os conceitos, afirmando que ao aplicar-se um valor (capital) sob uma taxa de juros por um período de tempo, esse valor acumulado torna-se um montante. Essa operação pode ser representada pela fórmula a seguir, onde M = montante; C = capital; e J = Juros Simples.

Uma variação possível dessa fórmula, segundo Neto (2019) pode ser encontrada em M = C (1 + i x n), onde n = período de aplicação e i = taxa de juros. Essa fórmula é utilizada para identificar o valor acumulado com a variável de tempo.

O terceiro elemento a ser identificado é a taxa de juros que, segundo Cavaleiro (2020, p. 13) “é um coeficiente que determina as correções monetárias, sempre expressas em porcentagem”. Essa taxa remete a um período ou unidade de tempo e categoriza-se em duas: a taxa percentual e a taxa unitária (ASSAF NETO, 2019, p. 495). O juros, por sua vez, “é a correção monetária em espécie ou o valor acrescido pela taxa de juros” (CAVALEIRO, 2020, p. 14).

A taxa percentual refere-se aos “centos” do capital, ou seja, o valor dos juros para casa centésima parte do capital. [...] A taxa unitária centra-se na unidade de capital. Reflete o rendimento de cada unidade de capital em certo período de tempo. (ASSAF NETO, 2019, p. 501, grifo do autor).

Outros elementos partícipes, tais quais o desconto, o investimento, o empréstimo e a amortização são, também, relevantes. Explicam-se os conceitos na sequência:

a) Desconto – Valor abatido de determinada operação financeira;

b) Investimento – Transação na qual aplica-se determinado valor cujo retorno dar-se-á com o acréscimo dos juros por período;

c) Empréstimos – Transação financeira “na qual se buscam recursos no mercado para fazer frente às necessidades das mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com