TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz de Análise

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Módulo: 6 – Outros padrões e as competências necessárias para gerenciamento de projetos

Aluno: Danielle

Turma: Gestão Empresarial

Tarefa: Analisar o evento da CCC sob a ótica da gestão de projetos

Introdução

Tudo aquilo que demanda do ser humano eficiência, organização e planejamento para alcançar objetivos específicos, de certa forma, pode ser considerado projeto. Com base nessa afirmativa podemos dizer que os projetos vêm sendo realizados desde o início das civilizações.

Desde a II Guerra Mundial houve uma grande evolução dos projetos, além disso, as pressões do dia a dia requerem um mercado mais competitivo com mudanças rápidas, o que potencializa o gerenciamento de projetos.

Com o tempo surgiram Instituições como o Project Management Institute (PMI) e a International Project Management Association (IPMA) e possibilitando o reconhecimento, o aprimoramento e a sistematização dos conhecimentos intrínsecos à profissão de gerenciamento de projetos amplamente reconhecidos como boas práticas.

As principais características dos projetos são:

  • Temporalidade: possuem tempo determinado para começar e terminar;
  • Singularidade: os produtos e/ou serviços possuem características e especificidades que os tornam únicos;
  • Progressividade: podem ser desenvolvidos de forma gradativa, em etapas e por incremento.

O gerenciamento de projetos ocorre por meio de processos que se sobrepõem e interagem de diferentes maneiras. Os 47 processos são agrupados em 5 categorias, conforme a quinta edição do guia PMBOK:

  • Processos de Iniciação;
  • Processos de Planejamento;
  • Processos de Execução;
  • Processos de Monitoramento e Controle;
  • Processos de Encerramento.

Os mesmos 47 processos também são agrupados em 10 áreas do conhecimento:

  • Escopo – Entender e registrar a demanda por meio de requisitos;
  • Tempo – Definir o tempo da duração de cada fase do projeto alocando mais pessoas nas fases mais críticas;
  • Custo – Pré definir orçamento para execução do projeto;
  • Qualidade – Definir padrões de qualidade;
  • Riscos – Avaliar riscos envolvidos para a tomada de decisão dos patrocinadores;
  • Comunicação – Formatar a comunicação de acordo com cada Stakeholder;
  • Aquisições – Processos contratuais;
  • RH – Definição de organograma e responsabilidade de cada indivíduo no projeto;
  • Stakeholders – Partes interessadas ou intervenientes;
  • Integração – Integrar todas as áreas de conhecimento.

Desenvolvimento – análise do caso da empresa CCC sob a ótica da gestão de projetos

A Empresa CCC possui o objetivo de promover um grande evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de rock da década de 80, no final do ano. Avaliando o objetivo sinalizado podemos identificar as principais características de um projeto:

  • Temporalidade: o evento tem data para acontecer/terminar (final do ano);
  • Singularidade: show com as principais bandas de rock da década de 80, com os recursos utilizados principalmente pela CCC.
  • Progressividade: A organização está acontecendo de forma gradativa com a aquisição da DT Produções, a definição do local do evento com toda a tecnologia necessária, o convite para as empresas de Fast Food.

Avaliando os processos de gerenciando de um projeto é possível identificar que a empresa CCC seguiu as cinco categorias do PMBOK:

Iniciação:

O primeiro passo dado pela empresa CCC foi seguir com a estratégia de manter a vantagem competitiva através do investimento marketing, o que definiu como objetivo promover um grande evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de rock da década de 80.

Neste momento foi definido o escopo do projeto: o tipo de evento a ser promovido, a escolha do local para a realização do evento, o convite para as empresas de alimentação, o dia do evento, a tecnologia necessária para tornar o evento um sucesso, etc.

Além disso, foi realizada a aquisição da DT Produções com o intuito de usá-la como incubadora e executora desse e outros eventos.

Planejamento:

Um dos itens que demonstram o planejamento do projeto foi o local de escolha do evento, que já constava com a tecnologia necessária, o que acarretará na redução do custo final do projeto. Adicionalmente foi definido o local em que deveria ficar a praça de alimentação, próximo ao palco, bem como as empresas que prestarão esse tipo de serviço.

O tema da festa também faz parte da etapa de planejamento.

Execução:

A completude do local em que foi escolhido para o evento:  iluminação cênica, sonorização de ambientes e multimídia, além de internet banda larga, videoconferência e telefonia digital é uma das forças de execução para a entrega do projeto.

Monitoramento e Controle:

Todo o processo de monitoramento acontece durante a montagem e execução do evento o que possibilita a conferência dos resultados antes, durante e após o evento. Neste momento é possível avaliar se o planejamento acontece de forma esperada e identificar mudanças necessárias. Além disso, é possível acompanhar a eficácia do evento e dos parceiros, bem como medir a qualidade do serviço prestado.

Encerramento:

O encerramento do projeto ocorre no final do evento da CCC e a desmobilização das equipes que atuaram para garantir o sucesso do evento.

Avaliando as estruturas organizacionais da empresa CCC e da DT Produções, podemos dizer:

- A empresa CCC possui estrutura matricial uma vez que é utiliza todos os recursos de toda a organização e não apenas de uma unidade. Embora o seu papel principal seja a venda de roupas é possível identificar que ela se preocupa com o desenvolvimento de projetos para se manter em evidência (isso se tornou mais evidente com a contratação da DT Produções).  

- A DT Produções possui estrutura projetizada cujo sua atividade principal é conduzir projetos. O fato da DT ser uma empresa de eventos faz com que as equipes sejam conduzidas por diferentes gerentes de projetos.

Considerações finais

A Empresa CCC, para realização do seu evento de final de ano, utilizou todas as etapas do gerenciamento de projetos, possuindo todas as principais características que um projeto precisa ter, dando um passo importante para seu destaque no mercado.

Nos dias atuais é muito intenso gerenciar um projeto, porém, ao mesmo tempo é bastante satisfatório. Com a implantação de um projeto é possível materializar os objetivos estipulados pelas organizações e alcançar os resultados esperados. É importante que cada organização se estruture da melhor forma para a condução de projeto (funcional, matricial e projetizada) facilitando assim, a linha de negociação.

Vale ressaltar que todo plano de projeto precisa ter suas amarrações e consistências para que se atinja o nível máximo de sucesso.

Referências bibliográficas

Valle, André de et al. Fundamentos do gerenciamento de projetos – 3. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (860.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com